quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Lembrando nossos Mártires

Extraído do blog de Luan Marçal - http://www.luanmarcal.blogspot.com/

Ser mártir é dar testemunho de sua fé ou selar este testemunho com a própria morte. A história da nossa Igreja faz parte da história dos quase 300 mártires protestantes que defenderam a sua fé reformada e desafiaram as autoridades da época, destacando as Sagradas Escrituras como autoridade definitiva na vida cristã.
Na história das Igrejas Reformadas, muitos pagaram com a própria vida este desafio, em grupo ou individualmente.Não devemos esquecer, jamais, os episódios que bem marcaram, ou melhor, mancharam com sangue inocente, e até hoje ainda ilustram a história religiosa no mundo inteiro. Um deles nos remete a 25 de maio de 1553, quando foram submetidos à morte por afogamento 14 anabatistas. Um outro, que é considerado o maior massacre religioso do povo francês, traz-nos à memória a célebre “noite de são Bartolomeu” que, em 24 de agosto de 1572, por causa de sua fé, morrem na França, a golpe de espada - numa só noite -, mais de 100 mil protestantes calvinistas, vítimas da intolerância religiosa.
Saiba quem foram alguns destes homens que fazem parte desta galeria de líderes que, ao defenderem veementemente aquilo que criam, morreram de pé, e hoje servem de exemplo para o fortalecimento da nossa fé. Sem a coragem deles praticamente não existiríamos.
wycliffe[1]
* João Wycliffe – considerado “a estrela d'alva da Reforma”, morreu em 31 de dezembro de 1384, mas só foi condenado como herege no dia 4 de maio de 1415 pelo Concílio de Constança que ordenou que os seus ossos fossem queimados.
Tido como o homem mais culto e mais destacado da Universidade de Oxford, Wycliffe traduziu a Bíblia, versão latina (Vulgata), para o inglês e organizou a ordem dos “sacerdotes pobres”, conhecidos como os irmãos Lollardos , que foram destacados como uma força poderosa na disseminação do Evangelho por toda a Inglaterra.
JoaoHuss[1]
* João Huss – estudou na Universidade de Praga, onde foi reitor; adotou as idéias de Wycliffe. Foi condenado à fogueira, em Constança, em 6 de julho de 1415.
* Jerônimo de Praga – reformador da Igreja da Boêmia, foi martirizado em 30 de maio de 1416 pela mesma condenação de João Huss, e de quem era discípulo, depois de confessar publicamente a sua fé.
* Girolamo Savonarola – foi enforcado, em 23 de maio de 1498, depois de procurar reformar o Estado e a Igreja de Florença. Sua pregação ia contra a vida desregrada do papa.
* João James – morre, na Inglaterra, no dia 15 de novembro de 1661. Seu corpo foi esquartejado e cada parte enviada para vários locais como advertência aos não-conformistas.
* Thomas Cranmer – principal articulador da Reforma inglesa. Notabilizou-se depois de ter sido eleito arcebispo de Cantuária; por ter sido o responsável pela anulação do casamento de Henrique 8.º com Catarina de Aragão; e, principalmente, por ter sido o responsável pela confecção dos Dez Artigos , de estilo luterano (1536); por promover uma nova versão da Bíblia, usando como base o texto de Tyndale; e por publicar, em 1547, o Livro das Homilias ; mas, acima de tudo, por ter sido o responsável pelo primeiro Livro de Oração Comum , em 1549. Foi morto na fogueira no dia 21 de março de 1556.

* HUGH LATIMER, Bispo e Mártir – Hugh Látmer nasceu em Themaston, Leicestershire.”Papista” convertido ao protestantismo aos 30 anos,tornou-se um dos doze pregadores licenciados (licenced preachers) de Cambridge.Acusado de heresia,foi obrigado a assinar sem crer os artigos de fé.Resignou à Diocese em 1539.
Foi prisioneiro até a morte de Henrique VIII (1547). Readquiriu o favor sob o reinado de Edward VI, mas foi novamente preso e processado por ordem da Rainha Maria. Condenado por heresia foi queimado vivo no dia 16 de outubro de 1555. Naquele triste momento Látmer disse para seu companheiro: “Fique bem confortado,Mestre Ridley,e seja homem.Nós vamos neste dia acender tal vela pela graça de Deus na Inglaterra que eu creio nunca será apagada” . Considerado mártir da Reforma da Inglaterra. Seus sermões foram publicados em 1635.

* NICHOLAS RIDLEY – Nicholas Ridley, nasceu em Northumberland.Capelão de Thomás Cranmer,Arcebispo de Canterbury,colaborou com este na redação dos Trinta e nove Artigos de Religião, que se tornaram o fundamento da Igreja Anglicana e do anglicanismo mundial,inclusive da Igreja Episcopal Reformada,bem como no preparo do livro inglês de Oração Comum. Foi anda capelão de Henrique VII e Cônego de Worchester,tornou-se Bispo de Rochester em 1547, e de Londres,1550. Acusado de introduzir o protestantismo na Universidade de Cambridge,1547. Propagou os princípios da reforma.Foi preso após a ascensão de Maria Tudor (a saguinária) ao trono,1533 Dois anos mais tarde, foi declarado herege e queimado vivo com Hugh Látimer.

* JOHN HOOPER – John Hooper, nasceu Somerset,em fins do século XV. Abraçou os princípios da Reforma e, para escapar à perseguição,refugiou-se no continente europeu,1539. Regressou a Londres 1549, sendo nomeado,no ano seguinte, Bispo deWorcester e Gloucester. Após a ascensão de Maria Tudor,1553, tornou-se uma das principais vítimas protestantes ao ser queimado vivo num pelourinho próximo à sua própria catedral.
Morreu no dia 9 de fevereiro de 1555, como um dos grandes baluartes da fé reformada inglesa em Gloucester, Inglaterra.
* William Laud – arcebispo de Cantuária e conselheiro do rei Carlos 1.º, foi condenado à prisão, em 1641, pelo Parlamento, por ter tentado impor à Escócia o Livro de Oração Comum . Foi executado por traição, em 1645, no auge do governo puritano.
* Jean du Bourdel , Mathieu Verneuil e Pierre de Bourdon – considerados os primeiros cristãos reformados da América, e também conhecidos como “os mártires da Guanabara”, estes franceses foram condenados à morte por afogamento, na Baía da Guanabara (RJ), em 9 de fevereiro de 1558, apenas por defenderem a sua fé.Eles faziam parte da comitiva dos 14 huguenotes que aportaram ao Brasil no dia 7 de março de 1557 enviados por João Calvino.
* Roberto Farrar – bispo, martirizado e condenado à fogueira em 30 de março de 1555 por causa de sua fé.
* William Tyndale – presbítero e mártir; tradutor do Novo Testamento em inglês. Foi morto por estrangulamento, em 6 de outubro de 1536, e, sendo queimado o seu corpo, deu-se o fim de um sonho de concluir a tradução da Bíblia para a língua de seu povo na época.

Luan Henrique Taveira Marçal

sábado, 23 de agosto de 2008

MISSÕES, MISSIONÁRIOS E AGÊNCIAS MISSIONÁRIAS: LISTA E LINKS

"Blogagem missionária UBE - Eu participo".

MISSÕES E AGÊNCIAS MISSIONÁRIAS:


MISSIONÁRIOS E PASTORES:


RECURSOS ÚTEIS:


FONTE: Blog Veredas Missionárias - www.veredasmissionarias.blogspot.com
*

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Cinco maneiras de Deus responder orações

Por Luis Palau

www.cristianismohoje.com.br

Qualquer que seja a resposta, ela vem sempre visando o melhor para você.

Ao longo dos anos descobri nas Escrituras, e pela experiência, que Deus ama responder as orações. Aqui estão cinco de suas respostas mais freqüentes:

“Não, eu te amo demais”
O Deus do universo não é obrigado a dizer ‘sim’ para todas as orações. Isto é ótimo, levando em consideração algumas coisas que pedimos.
Às vezes Deus diz ‘não’ para os pedidos mais profundos em nosso coração. Você já descobriu esta verdade em sua vida? Eu já descobri. Quando minha amiga Diane começou a perder sua audição. Quando minha sogra ficou enferma. Quando meu sobrinho contraiu AIDS.
Eu seria conhecido como Luis Palau Júnior, se não fosse o fato de Deus ter dito ‘não’ para uma das minhas mais recorrentes orações. Após meu décimo aniversário, meu pai, Luis Palau teve uma broncopneumonia e morreu dez dias depois. A morte se tornou para mim a mais inegável realidade. Tudo pode ser discutido e pensado, mas a morte está aí, encarando a todos nós, face a face. Ela acontece, até para as pessoas mais abençoadas. Não importa o quanto oramos. Por quê? Porque ainda vivemos em um mundo caído.
Lembro-me disso repetidamente desde 11 de setembro de 2001, dia dos ataques terroristas nos EUA. Milhares de vidas foram salvas naquele dia. Mas Deus disse ‘não’ para as orações de milhares de outras vidas. Algum bem virá da morte destes? Eu creio que sim.
Sem dúvida, a morte de meu pai teve mais impacto no meu ministério do que qualquer outra coisa em minha vida inteira, além da minha conversão a Jesus Cristo. Meu desejo é que as pessoas se acertem com Deus, compreendam a grande questão e que, como o meu pai, morram cientes de que estarão com Jesus, de “estar com Cristo, pois é muito melhor” (Filipenses 1.23).
Isto significa que não devemos orar? Não. Significa o oposto. Ao longo dos anos, viajando pelo mundo, descobri outras quatro formas de Deus responder as orações. Acredite: ele gosta de dizer “sim!”

“Sim, mas você precisará esperar”
Respostas imediatas às orações? É isto que você quer, é isto que eu quero. Mas Deus não trabalha sempre desta maneira. E para que o melhor ocorra, precisamos ser pacientes. Em alguns casos, precisamos esperar até que o relógio sinalize meia-noite, para que sua resposta chegue.
Phil Callaway não sabia o que responder ao ser questionado por seus filhos “se a mamãe iria morrer”. Sua esposa Ramona sofria com grave enfermidade.
Centenas de amigos e parentes oraram, mas o peso de Ramona eventualmente chegara a 40 kg. Médicos especialistas tentaram de tudo, mas no outono de 1996 ela tinha crises diariamente, muitas vezes a cada hora.
Phil quase nunca deixou de ficar ao lado de Ramona. Ele não sabia se ela chegaria a completar 30 anos. Certa tarde, quando já não era possível enxergar qualquer vestígio de esperança, Phil caminhou até o quintal, ajoelhou-se e clamou: “Deus! Não agüento mais. Por favor, faça algo!”. De repente, o nome de um médico lhe veio à mente. Phil ligou para este médico, que examinou Ramona na manhã seguinte e deu o diagnóstico de uma rara deficiência química. Dentro de uma semana, as crises de Ramona terminaram. Seus olhos brilhavam novamente. O milagre foi tão incrível que Phil afirmou: “Deus devolveu minha esposa!”.
“Peçam e lhes será dado; busquem e encontrarão; batam e a porta lhes será aberta” (Mateus 7.7).

"Sim, mas não exatamente o que você espera”
Você já pediu a Deus que o usasse? Se já o fez, espere o inesperado.
O jogador Sherman Smith, da Liga Nacional de Futebol, é conhecido como o “Tanque Sherman”; tem 1,90m e pesa 102 kg de músculos sólidos em sua maioria. Sua reputação na defesa aumentou seu status de celebridade, enquanto jogava para o Seattle Seahawks. No entanto, sem qualquer aviso, o Seahawks vendeu o passe de seu jogador mais popular para o San Diego Chargers. Da noite para o dia tudo mudou para o jogador, cuja fé era tão sólida quanto seus músculos. Em poucas semanas jogando no Chargers ele machucou seriamente seu joelho. “Por que em tempos de reabilitação Deus me trouxe para San Diego?”, ele perguntava.
Enquanto seu joelho se recuperava, Sherman teve a oportunidade de levar um de seus colegas de time à Cristo. Este jogador que se converteu, Miles McPherson, desde então tem se destacado como um evangelista que tem levado milhares de jovens a Cristo todos os anos.
Porque Sherman foi enviado a San Diego? Deus queria usá-lo, com certeza.
“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos e ele endireitará as suas veredas” (Provérbios 3.5-6).

“Sim, e tem mais!”
Você já se perguntou se Deus realmente sabe o que você quer e o que você precisa?
O australiano David Smallbone sentiu que Deus o dirigia a promover shows cristãos em sua cidade natal onde apenas 5% da população era cristã. Durante um tour, eram tão poucos os fãs que iam aos shows que David teve um prejuízo de 250.000 dólares! Até sua casa lhe foi tirada e este pai de seis filhos teve que buscar uma solução. Um artista famoso lhe ofereceu um emprego em Nashville (EUA) e a família vendeu todos os pertences que ainda lhe restavam para comprar as passagens para os Estados Unidos. No entanto, algumas semanas depois que chegou, David foi informado de que o emprego não estava mais disponível. Ele ficou prostrado na cama por dias e dias. Quando David e sua esposa explicaram aos filhos o que havia acontecido, todos se ajoelharam e pediram ajuda a Deus.
Coisas interessantes começaram a acontecer. Deus providenciava sacolas de alimentos, providenciou uma van e pequenos serviços dos mais diversos. Então a maior surpresa de todas aconteceu: a filha mais velha Rebecca, então com 15 anos, conseguiu um contrato com uma gravadora. Rebecca gravou seu primeiro CD usando um antigo sobrenome de família, St.James.
Acelere o filme para os dias atuais. David promove os shows de sua própria filha, shows que têm sempre ingressos esgotados. Rebecca St.James tornou-se uma das artistas cristãs mais conhecidas na atualidade. A revista Cristianismo Hoje colocou seu nome entre os “50 maiores e mais promissores líderes cristãos com menos de 40 anos”. Temos prazer em convidá-la para cantar em nossas conferências cristãs ao redor do mundo.
Nada surpreende a Deus, Ele sabia o que estava fazendo!
“’Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de lhes dar uma esperança e um futuro’” (Jeremias 29.11).

“Sim, pensei que você nunca pediria”
Muitas pessoas pensam que a oração é algo complicado. Na realidade, a oração mais simples pode lhe trazer o milagre que você precisa, quando você precisa.
Após uma séria queda, um senhor chamado Luke Mulder orou para receber Jesus Cristo. Então orou por sua esposa Clara, que estava visitando sua irmã na Califórnia. Naquele mesmo dia, Clara ouviu alguém compartilhar o evangelho e aceitou a Cristo.
O cartunista cristão Ron Wheeler sonhava em criar personagens para evangelizar, mas precisava de um novo computador. Encontrou o tipo que precisava e começou a orar. Duas semanas depois um amigo ligou para Ron e lhe ofereceu um computador do mesmo modelo que havia pedido em sua oração. Pouco tempo depois de instalar o computador, Ron recebeu uma ligação da Sociedade Americana de sua categoria, solicitando que ele desenhasse uma série completa de personagens evangelísticos para tirinhas de diversos meios de comunicação.
Meus amigos Esteban e Carmela Tosoni dirigiam por uma estrada em uma das montanhas mais altas do mundo, quando seu carro quebrou. Estavam a 30 km da cidade mais próxima. A família Tosoni orou por ajuda divina. Quando abriram os olhos, um mecânico simplesmente apareceu e perguntou se precisavam de ajuda, consertou o carro e então partiram.
Coincidências? Dificilmente.
“A oração de um justo é poderosa e eficaz” (Tiago 5.16).

Luis Palau, 73 anos, é argentino e radicado nos EUA. É um conhecido evangelista internacional, tendo realizado cruzadas em mais de 80 países, atingindo a mais de 22 milhões de pessoas. Palau é autor de 41 livros, alguns deles já publicados no Brasil.
Copyright © 2008 by Christianity Today International

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

ENTREVISTA: Ariana Ortega, Atleta de Cristo em Pequim


Ariana Ortega, é o nome da rio-clarense que tem vaga confirmada nas Olimpíadas da China. Ela é Faixa Preta 3º Grau de Kung Fu (Wushu/Sanshou), sabe o que está fazendo e aonde quer chegar.
Conheça um pouco mais sobre essa Atleta de Cristo determinada e cheia de vontade de fazer bonito em sua primeira disputa olímpica.

ADC: Qual era sua resposta quando perguntavam o que ia ser quando crescesse?
AO: Eu queria atuar na área da medicina. Mas após seis meses de estudo na Faculdade de Biomédicas, percebi que este não era o meu caminho profissional.

ADC: Desde quando você está envolvida com esporte?
AO: Meu primeiro esporte foi a natação, aos cinco anos de idade já competia. Depois tive uma vivência com o balé e a ginástica olímpica.

ADC: De onde veio o interesse por essa modalidade das artes marciais?
AO: Aos 16 anos estava em busca de uma atividade física que me proporcionasse novas habilidades além das que já conhecia e praticava através da educação física escolar. O interesse surgiu no momento em que assistia a uma aula de Kung Fu. Fiquei encantada com as coreografias de movimentos, o manuseio das armas, os exercícios para melhorar o condicionamento físico e o respeito que os alunos tinham entre si e para com o professor. Imediatamente me senti desafiada a praticar e, a partir daí, o rumo da minha vida mudou por completo.

ADC: O que o Kung Fu representa pra você?
AO: Representa o esporte e a profissão que escolhi para minha vida
Aos que queiram conhecer mais do esporte e do meu testemunho como Atleta de Cristo, convido a assistirem o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=mcn4RqSTEl0

ADC: Como é sua rotina de treinamento?
AO: Estou com um bom ritmo de treinamento visando obter um desempenho cada vez melhor nos treinos mensais da seleção brasileira e nos principais eventos de 2008: Campeonato Paulista, Jogos Regionais, VII Campeonato Pan-americano que será realizado em Campinas e a participação nos Jogos Olímpicos.

ADC: Quem foi seu maior incentivador (a)?
AO: Seria injusta ao citar nomes, pois tive incentivadores em minha família, na igreja e no trabalho.

ADC: No esporte, em quem você se inspira?
AO: Inspiro-me em atletas que treinam com seriedade e quando se tornam os melhores, conservam a humildade. Um exemplo é o Kaká.

ADC: Você tem um treinador-esposo/um esposo-treinador? Pode contar pra gente um pouquinho da sua vida familiar?
AO: Meu marido foi o técnico da seleção brasileira feminina no Mundial de Pequim. Ele é meu grande incentivador e me ajuda nos momentos de alegria e tristeza, mas apesar deste cargo, nosso relacionamento é normal, pois é necessário respeito: em casa ele não é meu técnico e no treino ele não é meu marido.

ADC: Gostaria que falasse sobre o período da lesão no quadril. Como foi esse tempo?
AO: Em 2003 fui classificada para o Campeonato Mundial de Kuoshu. Conquistei medalha de ouro em 3 modalidades: kati (rotina) mãos, arma média e combate. A intensidade dos treinamentos provocou uma lesão no quadril que me impossibilitou de praticar qualquer tipo de atividade física. Durante meses busquei vários tratamentos médicos, mas nenhum solucionava meu problema. Os meses passavam e a sensação de invalidez foi afetando meu lado emocional e agravando ainda mais o quadro clínico.
Sempre em oração pedi a Deus que colocasse um profissional que fosse capaz de me tratar. Foi quando o Prof. Nivaldo Baldo da clínica Phisiosport me diagnosticou e elaborou um tratamento que me possibilitou voltar a treinar.

ADC: No período de tratamento, você pensou em desistir de tudo? E o que te deu mais força nesse período?
AO: Não, sempre mantive a esperança de voltar a treinar, por mais distante que essa volta parecesse. Quando voltei aos treinos, senti que estava indo bem e que poderia dar mais um passo a frente. Então tomei coragem para voltar a competir.
O que me deu mais força nesse período foi a confiança em Deus. Como está no Salmo 144:1-2 "Bendito seja o Senhor, a minha Rocha, que treina as minhas mãos para a guerra e os meus dedos para a batalha. Ele é meu aliado fiel, a minha fortaleza, a minha torre de proteção e o meu libertador, é o meu escudo, aquele em quem me refugio."

ADC: Como você conquistou sua vaga nas Olimpíadas?
AO: Quando voltei a competir em 2005, tinha como meta participar do Campeonato Mundial de Wushu no Vietnan. Participei de todas as etapas até vencer o Campeonato Brasileiro. Entretanto, não fui convocada para a seleção, por não ter um histórico anterior nos eventos da Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu (CBKW).
Mesmo assim, não desisti.
Em 2006, fui convocada para o time que representou o Brasil nos Jogos Pan-americanos de Toronto - Canadá. Foi um excelente aprendizado, conquistei o título de Vice Campeã.
Em 2007, melhor treinada e mais experiente, fui campeã Sul-americana e obtive a 5ª. colocação no mundial de Pequim, que me classificou entre as oito atletas que irão disputar o torneio que será realizado durante os Jogos Olímpicos de Pequim de 21 a 24 de agosto deste ano.

ADC: O que sentiu quando foi classificada para Olimpíadas?
AO: Senti-me feliz e agraciada por Deus me permitir esta conquista.

ADC: Quais são as expectativas para Pequim?
AO: O torneio será um encontro das melhores atletas do mundo em suas melhores condições físicas e técnicas, mas, apesar da dificuldade, meu objetivo é treinar forte para conquistar uma medalha olímpica.

ADC: Desde quando você conhece a Jesus?
AO: Eu o conheço desde pequena, minha mãe sempre me falava de Jesus e ensinava alguns louvores. Eu conhecia algumas histórias bíblicas, orava a Deus, mas não tinha um compromisso com Ele. Voltei a freqüentar a Igreja no ano de 2000 e dois anos depois fui batizada.

ADC: Que diferença isso faz na sua vida?
AO: Hoje tenho paz de espírito, alegria no viver e segurança.

ADC: O que pensa sobre esporte-evangelização?
AO: O esporte é um excelente instrumento de evangelização!
Pois trás benefícios relacionados ao bem estar e saúde e consegue levar a mensagem de Cristo aos lugares de maior resistência ao evangelho.

ADC: Como são suas orações em relação a sua carreira?
AO: Agradeço pelo direcionamento que Ele deu a minha vida após as tribulações, peço que Ele me dê disciplina nos treinos, me proteja de lesões, me use como instrumento da Sua Palavra, que eu possa dar um bom testemunho, me permita fazer uma boa luta e, se for da Sua Vontade, me dê a vitória.

ADC: Qual o trecho predileto da Bíblia?
AO: Não tenho trecho predileto. Muitas passagens falaram muito ao meu coração e me preencheram em diversos momentos da minha vida. Mas gosto muito de Ester 4: 12-14: "Quando Mardoqueu recebeu a resposta de Ester, mandou dizer-lhe: "Não pense que pelo fato de estar no palácio do rei, você será a única entre os judeus que escapará, pois, se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas você e a família do seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?""
Esta passagem nos lembra o compromisso que temos em proclamar a Palavra de Deus, pois, se não fizermos, Deus colocará outra pessoa para fazer a Sua obra.

ADC: Como é pra você lidar com as filosofias orientais tão arraigadas nessa modalidade?
AO: Agradeço a Deus por manter minha mente e meu coração distante das coisas que não o agradam. Na minha visão eu pratico o esporte Kung Fu, usufruo os benefícios que essa atividade me proporciona, e aprecio os valores morais que norteiam as artes marciais: disciplina, paciência, perseverança, respeito e humildade.

ADC: Você já pensa no que vai fazer quando deixar de competir?
AO: Após o término da temporada de competições que envolvem as Olimpíadas, quero continuar trabalhando, treinando e se for da vontade de Deus, ser mãe.

ADC: Como gostará de ser lembrada?
AO: Como uma atleta de Cristo.

FONTE: ATLETAS DE CRISTO -www.atletasdecristo.org

EVENTOS E PROGRAMAÇÕES: TERMOS APROPRIADOS


Parece-nos que no afã de dar um maior status para alguns eventos, ou simplesmente por desconhecimento dos significados, em algumas igrejas são usados indiscriminadamente e equivocadamente alguns termos para nomear suas atividades.

Buscando colaborar com as mesmas, segue abaixo algumas definições que certamente ajudarão na hora de organizar o próximo "trabalho":


- SIMPÓSIO

O simpósio é um evento caracterizado por discussões e exposições verbais apresentadas por vários indivíduos sobre um tema comum. A apresentação formal dos assuntos permite a apresentação sistemática. Pode haver em certo momento alguma interação mínima, ou debate entre os participantes.

Dentro do simpósio, os especialistas nos assuntos abordados desenvolvem diferentes aspectos de um problema, de um tema, em forma sucessiva.

Desta maneira, um simpósio tem como objetivo de apresentar um assunto/tema por vários aspectos, mediante a participação de especialistas.

- CONFERÊNCIA

Conferência é uma técnica de exposição verbal, realizada pelo conferencista para o público, onde geralmente a interrupção não é permitida e a interação é mínima.

Se exige do auditório/público um elevado nível de cooperação, abstração, atenção, concentração, bem como, conhecimento, ainda que mínimo do conteúdo da conferência.

Do conferencista se espera o pleno domínio do assunto, para não demonstrar insegurança e para não frustrar as expectativas dos ouvintes. A palestra se enquadra aqui.

- CONGRESSO

Congresso é uma reunião com o propósito de distribuir informações, tomar decisões, analisar e resolver problemas, trocar informações, planejar, conduzida por pessoas muito qualificadas (técnicas, especialistas, expert).

Em geral, o congresso se inicia com uma exposição geral (palestra magna), uma série de trabalhos em pequenos grupos, discussões em painel e uma assembléia geral de conclusões.

- SEMINÁRIO

Seminário é uma atividade de investigação, pesquisa, visão global, análise e síntese. O estudo ou investigação de um tema é realizado em reuniões de trabalho devidamente planejadas, por meio da colaboração recíproca dos participantes.

É um termo mal utilizado, principalmente nas instituições de ensino, em que um grupo expõe um trabalho a colegas. Esse tipo de apresentação poderá ser uma dissertação ou conferência, nunca um seminário.

- PAINEL

No painel reúnem-se várias pessoas para exporem suas idéias para determinado assunto ante um auditório. No painel, a conversação é basicamente informal, os membros não atuam como oradores, não expõem.

Da próxima vez que você for organizar um evento em sua igreja, tenha cuidado para não cair no erro ou na tentação de dar a designação imprópria para o mesmo.


REFERÊNCIA
MINICUCCI, Agostinho. Técnicas de trabalho de grupo. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

FONTE: Blog do Pastor Altair Germano

domingo, 10 de agosto de 2008

Atravessando gerações


PORTAL CRISTIANISMO HOJE

Portas Abertas, Vencedores por Cristo, Sepal e Sociedade Bíblica do Brasil são a prova da importância do trabalho sério e duradouro.
Não se sabe exatamente por que algumas instituições evangélicas são bem sucedidas, alcançam grandes resultados e permanecem em funcionamento por muito tempo, enquanto que outras – a maioria – amargam o fracasso e o ostracismo. No segmento evangélico, centenas de organizações e ministérios têm sido criados com o objetivo de prestar serviços ao povo de Deus e anunciar o Evangelho de Jesus. Poucas, contudo, conseguem vencer os primeiros anos de existência. Por isso mesmo, falar de iniciativas que conseguem permanecer décadas a fio servindo ao Reino de Deus é motivo não apenas de alegria, mas de gratidão a Deus.

Nesta edição, CRISTIANISMO HOJE presta tributo a algumas dessas entidades que têm atravessado gerações. Coincidentemente, elas estão completando aniversários importantes agora em 2008. Caso da Sociedade Bíblica do Brasil, que chega aos 60 anos distribuindo a Palavra de Deus ao povo brasileiro. Já o ministério Vencedores por Cristo, que revolucionou a música evangélica nacional, está completando 40 anos. Outro grupo, este de caráter eminentemente missionário – a missão Portas Abertas Brasil, fundada pelo célebre Irmão André – chega às três décadas de atuação em defesa da liberdade religiosa. Já a Sepal (Servindo Pastores e Líderes) faz 45 anos – e, como o nome já diz, continua treinando e equipando os obreiros cristãos deste país.

Conhecer um pouco de cada uma destas organizações não é apenas uma questão de informação. Trata-se, acima de tudo, de fazer justiça a grupos que, em meio às dificuldades materiais inerentes à realidade brasileira e às próprias tribulações que cercam os trabalhos movidos pela fé, permanecem fiéis ao seu chamado – e fazem questão de cumpri-lo com o máximo de eficiência.

LEIA ESTA MATÉRIA COMPLETA, CLIQUE AQUI.

Corações perturbados

Russel Shedd

Antes de Jesus ser preso, na noite em que foi traído por Judas, Ele falou as seguintes palavras de encorajamento para seus discípulos: “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus, creiam também em mim” (Jo 14.1, NVI). Quem não tem experimentado ansiedade e medo ao enfrentar um futuro desconhecido que promete perigo e assombro? A insegurança intensa e os temores horríveis fragilizam as emoções e perturbam o coração.

Ameaças físicas tiram a paz da pessoa ameaçada porque ela não pode calcular a intensidade do sofrimento que virá. A imaginação age como um carrasco desmontando a segurança da vida interior diante da possibilidade de torturas ainda não sentidas. O sofrimento, que somos incapazes de processar, aflige a alma com dores quase reais, dores agudas e insuportáveis.

Perturbação ocorre quando um médico anuncia tristemente que o câncer que devora as células saudáveis não tem cura. Quais são os sentimentos que desestabilizam o coração no momento em que um passageiro, olhando pela janela de um jato transatlântico, vê um dos motores lançando chamas e fumaça em cima do mar?

Marcos informa que, na noite da traição, os discípulos fugiram (14.50), uma reação natural ao se confrontar com uma ameaça que ultrapassa os recursos disponíveis ao coração. Pedro, mais corajoso, acompanhou o desenvolvimento mantendo sua distância do foco do perigo. Quando, porém, foi acusado repetidas vezes de ser seguidor do réu, negou com veemência e juramentos, afirmando que não era. Aí está mais uma maneira de se tentar escapar do perigo assombroso.

Naquelas horas em que o perigo mortal se aproximava, Jesus declarou: “Não se perturbe o seu coração; creiam”! Quando a mais adequada escapatória for negar, jurar inocência e fugir para se esconder, é bom ouvir do Senhor: “Não se perturbe o coração”. O escudo para o crente fiel continua sendo “Creia”.

Crer, no sentido empregado por Jesus, significa confiar na soberania dEle e na todo-poderosa transformação da ameaça em bênção. Crer em Cristo significa confiar nAquele que, de sua espontânea vontade, aceitou a cruz e todas as agonias inconcebíveis da morte do Filho perfeito. O profeta Isaías relatou esta verdade: “Meu servo justo justificará muitos e levará a iniqüidade deles” (53.11, NVI). Os piores e mais terríveis sofrimentos que a vida ou a morte podem lançar sobre nós foram levados pelo nosso substituto divino. “Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação” (Rm 4.25). É essencial que creiamos nesta verdade para nos beneficiarmos deste recurso eterno.

“O aguilhão da morte é o pecado”, disse Paulo (1 Co 15.26), mas se Jesus tomou sobre si o castigo de nosso pecado, que sofrimento sobrará para justificar os nossos temores? Receber pela fé esse preciosismo deve anular a ansiedade e o medo. Logo em seguida, após a ressurreição de Jesus, Pedro mostrou uma invejável segurança e coragem. Acusou os judeus na mesma cidade em que Jesus foi condenado e crucificado. “Vocês”, disse ele, “com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz” (At 2.23b, NVI).

O que mudou nesse discípulo amedrontado, que buscava com juramentos negar sua passada intimidade com Jesus?

“Mantenha a si em paz, primeiro”, disse o sábio Thomas a Kempis, “e então você poderá pacificar outras pessoas. O homem pacífico realiza mais bem do que aquele que é erudito... O homem bom, pacífico, vira todas as coisas para o bem” (A Imitação de Cristo, Shedd Publicações, p. 62).

Mas o caminho da paz depende da fé em Deus e no Senhor Jesus, que passou pelo vale profundo da morte e falou para seus seguidores: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou, não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (Jo 14.27, RA).

Paulo descreve esta paz que excede todo entendimento como “fruto do espírito”, junto com o amor e a alegria (Gl 5.22). Não se compara com a paz que conversas com um psicólogo possam prover nem uma solução inesperada para uma ameaça sombria. Se um dos maiores males que afligem a civilização ocidental hoje é o stress, resultando em depressão, vale a pena atender a recomendação de Jesus Cristo: “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus, creiam também em mim”!

Fonte: Revista Enfoque - Edição 83 - JUN / 2008

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Doações à Igreja poderão ser deduzidas do Imposto de Renda

O Projeto de Lei 3543/08, do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), permite ao contribuinte deduzir do Imposto de Renda Pessoa Física o valor de doações para instituições religiosas. O deputado argumenta que o incentivo se justifica pela importância social dessas instituições na vida das comunidades locais.O projeto não estabelece, no entanto, um percentual limite para essas deduções. A proposta altera a Lei 9.250/95.TramitaçãoO projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem - Janary Júnior
Edição - Pierre Triboli

Via Blog do Oziel Alves

ENTREVISTA: Silas Malafaia


ENTREVISTA FEITA PELO REPÓRTER OZIEL ALVES, COM O PASTOR SILAS MALAFAIA

http://ozielfalves.blogspot.com/

OZIEL ALVES – Pr. Silas, conhecemos o potencial que mídia tem para a propagação do evangélico, mas porque tem sido tão difícil crescer na área da comunicação?

SILAS MALAFAIA - Em Efésios 2:2 diz que Satanás é o príncipe das potestades do ar, a definição bíblica “ele é o príncipe das potestades do ar” é a de que ele habita no espaço sideral. E, por onde vão as freqüências de satélite? Pelo espaço sideral. Então, você imagina o capeta, o príncipe das potestades do ar, com toda sua corja, daqui a pouco entra numa freqüência de satélite um cara de bigode, metendo bronca nele, e entra outro irmão pelo radio... o diabo fica louco! Por isso que é uma guerra. Há uma dificuldade tão grande no Brasil hoje, e ao mesmo tempo em que falo isso me alegro pela oportunidade, e não me alegro porque no Brasil em redes de televisão, nós só temos a Igreja Universal do Reino de Deus que é detentora de emissoras, o RR Soares que é líder de uma igreja e no meio destes gigantes está o pigmeu, aqui. Então, nós temos pastores com redes de televisão que são líderes denominacionais e são bancados por igrejas.


OZIEL ALVES – O senhor não é sustentado pela igreja?


SILAS MALAFAIA - Não sou sustentado por igreja. Eu pertenço a uma igreja local do RJ, mas não sou Pastor Presidente. Sou vice na igreja do bairro. Eu não tenho patrocínios de denominação. Eu sou um evangelista, um conferencista e eu no meio destes gigantes de igrejas, mesmo sendo evangelista, tenho recebido a infinita graça e misericórdia de Deus por ter me permitido estar em 95% do Brasil via satélite, 70% da África via satélite parabólica, 80% da Europa via satélite parabólica, e daqui aproximadamente 5 ou 6 meses por toda a América Latina dublado em espanhol. E quem está fazendo isso meu irmão? É Deus. Eu tenho uma convicção muito grande disso. Eu tenho a certeza que é Deus que tem me permitido estar tanto tempo nestes 25 anos no ar. Se não fosse o Senhor...


OZIEL ALVES - Qual é o segredo para todo este sucesso, isto é, 25 anos de programação cristã no ar, em mais de uma emissora, ininterruptamente. Os custos devem ser astronômicos, não?


SILAS MALAFAIA - Eu gasto mais de 1 milhão de reais por mês com televisão, sem ter estruturas de igrejas para me bancar, sem ter nada disso. Mas,como Deus é fiel, e Ele é o dono do ouro e da prata, Ele tem tocado em corações e tem feito milagres. Deus tem tocado em gente e feito coisas que eu digo: “Só o Senhor”. Se eu fosse bastante orgulhoso, e como diz o carioca metido a besta, nariz empinado, na racionalidade humana eu poderia achar que sou alguma coisa. Mas eu não creio. Eu não posso pensar que sou o que sou. Não é possível pensar que o fato de estar tanto tempo na TV é em função de minhas próprias capacidades. Não! Deus faz um milagre todo mês.

OZIEL ALVES - Que tipo de milagres são esses?

SILAS MALAFAIA - Vou contar dois fatos agora para você entender o que é milagre. Por isso que Deus é glorificado. Semana passada recebemos um telefonema lá no escritório. A menina disse: “Pastor! ligou um empresário lá de Campinas dizendo que quer falar com o senhor ao telefone”, Dai eu liguei para o cidadão. Ele disse: “Pastor Malafaia, Deus tem me abençoado muito, eu sou um empresário da área de logística e transporte, sou crente, e eu tenho uma oferta para lhe dar. Eu estava perguntando pra Deus: Para quem eu vou dar esta oferta? Eu não queria fazer a coisa errada. Daí o Espírito Santo falou ao meu coração para doar este dinheiro ao seu ministério”. Antes de ele abrir a boca e falar qualquer coisa, eu disse: obrigado, que o Senhor te multiplique por 1000 vezes. Eu libero logo uma palavra. Pastor tem medo de liberar palavra quando falam em oferta. Só faltam pedir perdão. Com um assunto tremendamente espiritual e bíblico desses, ficam com medo da opinião dos outros. Ahhh o que vão achar da gente? E o diabo dando gargalhada da nossa cara porque a gente não ensina o povo a ter uma vida de prosperidade. A única lei da bíblia para ser prospero é dar. Eu sempre digo na minha igreja, se o crente orar 10hs por dia eu garanto que fica mais santo, mas se não der dizimo e oferta fica mais pobre. Pode orar 10hs por dia vai ficar mais santo, viu meu filho? Vai ser uma benção, mas vai ficar mais pobre, também. Não podemos inverter princípios da bíblia. Deus trabalha com princípios. Principio de santidade é orar, jejuar. Principio de ter é dar, é esta a história. Daí falei: “Que o Senhor multiplique por 1000 vezes o que você vai dar. –“Tá bom pastor, eu estou mandando para o senhor 450 mil reais”. Amém. Deus te abençoe.
Ontem telefonei de manhã para o escritório e a menina disse: Olha pastor, tem um irmão da baixada fluminense que quer vir aqui trazer uma oferta para o seu ministério. Dai falei: Olha a gente vai viajar para Porto Alegre e eu só posso atendê-lo até às 14 horas. No horário combinado ele estava lá. Entrou na sala com uma bolsa e falou: - Pastor, eu fui criado na igreja. Fui líder de mocidade, algumas coisas aconteceram, eu estou afastado, e tal... Daí eu disse: A tua vida é mais importante do que a oferta que você possa dar. Você pode dar qualquer coisa, mas se você não tiver Jesus e a tua vida não estiver no altar você vai para o inferno com tudo que você tiver. Eu vou logo dizendo a verdade para o cidadão. Você precisa consertar sua vida. Deus quer te abençoar. O camarada estava afastado há 20 anos e nunca deixou de ser dizimista. Nunca deixou de dar oferta. Já construiu mais de 10 templos. Pegou do chão até em cima. É um atacadista grande na baixada fluminense. - Olha pastor, Deus falou ao meu coração para trazer uma oferta para o seu ministério. Tá bem meu irmão. Que o Senhor multiplique 1000 vezes mais, a sua oferta. O cara mostrou a sacola, tipo de supermercado. Bumm. Atirou em cima da minha mesa. 130 mil reais em dinheiro. Aí falei: Isso aqui é muito bom, mas ajoelha ai. Bota teu joelhinho ai no chão. Não era para ele pensar que porque estava trazendo dinheiro que ele era o tal. Ajoelha aí servo. Eu podia contar tantas coisas. Então, eu só estou no ar por permissão de Deus, pela mão do Senhor. Sabe por quê? Deus é que faz. É Deus que me levanta. É Ele que abre as portas.

SOBRE O CASO RENASCER

OZIEL ALVES - Gostaríamos de obter sua opinião sobre algumas questões relevantes na atualidade. A igreja evangélica e o mundo secular acompanham através da mídia, passo a passo, o escândalo que envolve os pastores fundadores da igreja Renascer. Alguns teólogos e a opinião pública acreditam que todos estes fatos sujam, de certa forma, a imagem do evangelho. Sabe-se que o senhor é um pastor que defende a questão do avivamento, e chega afirmar que o Brasil é um país que está vivendo um dos maiores avivamentos do mundo, na atualidade. Deste escândalo, na sua opinião, quais conseqüências teremos? E, especificamente sobre este casal de pastores o que o senhor tem a dizer?

SILAS MALAFAIA - Deixa eu dizer uma coisa para você, bem do jeito que eu li na bíblia. Jesus escolheu 12. Escolheu Judas para ser o tesoureiro, cargo de alta confiança. Tem um Salmo que diz: "Até meu amigo intimo feriu meu calcanhar". Ninguém escolhe inimigo para ser tesoureiro. Judas traiu Jesus. Eu não me escandalizo com nada do que falarem. Está registrado na bíblia que Judas traiu Jesus. Está registrado na bíblia que Pedro negou Jesus. Está registrado na bíblia que Abraão deu uma vacilada com a escrava. O reino de Deus não esconde nada. Nós não temos que temer nada. O apostolo Paulo disse: "não importa que haja escândalo para os que são fieis, se manifestem". Nós temos que entender que nós não chegamos no céu. Nós temos que entender que há um contexto aqui na terra. Nós temos que entender que o homem falha, mas nós também temos que entender uma coisa, e eu vou ser bem honesto, o último lugar para que eu forme juízo de valor sobre um pastor no Brasil, é através da imprensa brasileira. Eu não formo juízo de valor sobre pastor nenhum, através da imprensa.

OZIEL ALVES - Sabe-se que os pastores de todas as filiais da igreja Renascer pregam a membresia das congregações que seus líderes estão sendo mártires do evangelho. Estão sofrendo uma perseguição da imprensa e dos órgãos de fiscalização como Polícia Federal, Ministério Público, FBI, Interpol e por aí vai. Descartam toda a hipótese de verdade e declaram que os "servos de Deus" estão sendo vítimas de injustiças. A opinião popular discorda, totalmente. Pra você, eles estão ou não estão sendo vítimas da imprensa?


SILAS MALAFAIA: Eu não estou dizendo que eles estão sendo vitimas da imprensa. Não estou dizendo, também, que eles não estão errados. Eu estou dizendo que a última instância para eu acreditar em notícia, chama-se "imprensa brasileira".Nós já temos um histórico de pré-conceito. De um copo d'água se faz um oceano, quando se trata de questões evangélicas. Você sabe disso.Exemplo, agora na questão das sanguessugas: eles tentaram insinuar que a maioria dos deputados eram evangélicos. Então, vamos fazer a conta: 102 deputados federais envolvidos. 30 evangélicos. Não era a maioria! Eu não estou defendendo, até porque eu não estou dentro do caso. Eu não tenho o caso na minha mão para definir. Por isso, não posso definir nem fazer juízo de valor. Só sei de uma coisa, meu irmão, quando você tem a razão, quando você está na verdade, quando você está de baixo da direção de Deus, Ele te dá uma saída. Quando não, é porque Deus está exercendo o juízo. Porque Deus também usa ímpios, para exercer juízo. Não se engane com isso. Então, o tempo e os fatos vão mostrar. Eu só quero dizer outra coisa e aproveito esta mídia cristã para dizer: Uma notícia plantada na ouvidoria do Ministério Público, sem ter nenhum documento, nem prova, deixa você a mercê do ministério público te denunciar. Um e-mail enviado a ouvidoria da procuradoria do Ministério Público de que o pastor João das...não precisa nem dizer o nome completo, se o cara quiser ele abre um processo, sem provas. Então, nós estamos vivendo num momento muito perigoso, muito perigoso. Não estou defendendo. Se está errado, vão pagar a conta. Existem erros que são cometidos por uma inexperiência. Isso pode acontecer. Mas, existem erros cometidos que temos total consciência deles. Se eles estão inclusos nestes erros e nestes equívocos, a conta vai ser cara. Está sendo cara!


OZIEL ALVES - Este último fato, que os levou a prisão, ao entrar nos Estados Unidos com um valor acima do permitido, pra você foi uma injustiça?


SILAS MALAFAIA: Eu entendo muito de entrada nos Estados Unidos. Eu vou seguidamente a América, e vou dizer o erro que ele cometeu.Cada pessoa pode levar até, no máximo, 10 mil dólares, na declaração alfandegária. Então, se você está levando 5, 6, 7 pessoas, você pode levar 70 mil dólares. Só que você tem que fazer um documento para cada pessoa. Ele fez apenas 1 documento para a família. Declarou 10 mil dólares. Errou. Agora, como é que um cara que já sabe que os outros estão atrás do lombo dele comete um vacilo desses? Coisa simples! Ele não estaria ilegal, ele não teria cometido nenhum delito, porque estavam com ele mais 6. Seriam 7 declarações. A lei permite isso. Não é ilegal. Eu lamento dizer, mas não tem pastores, nem crente, nem ninguém que esteja acima da lei. Lá a cana é mais justa. Com certeza o grupo de procuradores do Ministério Público de São Paulo disse a Policia Federal Americana (FBI) que eles estavam sendo rastreados. Isso não tem dúvida, nenhuma. E assim, acontece de lá para cá. Cometeram erro? Estão pagando a conta, irmão. Eu não defendo ninguém errado, não passo a mão na cabeça de ninguém que está errado. Eu só estou dizendo mais uma vez, cuidado porque eu já vi muitas cenas, muita molecagem. Vou dar um exemplo do Jornal O Globo do Rio de Janeiro. Na primeira página há um tempo atrás, disseram que as igrejas nas favelas eram lugar de guardar armas de traficantes. Pô, isso é uma leviandade. No Rio de Janeiro, alguns traficantes pulam telhado, vão para o telhado para poder vigiar onde a polícia entra. Telhado de igreja é como qualquer outro telhado. Nós temos 20 igrejas em áreas proletárias. Isso é uma ofensa aos irmãos e a igreja. Então, é isso que quero mostrar. Não estou aqui defendendo o errado. Cada um vai pagar a conta de si mesmo a Deus. Mas cuidado, eu estou falando de uma maneira ampla e geral, sobre qualquer fato que envolva pastor e a reja, sobre o fazer juízo de valor, pela imprensa.

MÍDIA E O CRESCIMENTO DA IGREJA

OZIEL ALVES: Como um pastor ligado a mídia, você deve admitir que o crescimento das igrejas evangélicas, hoje em dia, se deve muito a expansão do evangelho através dos meios de comunicação. Inclusive, agora no café, o senhor defendeu significantemente, esta idéia. No entanto, muitos teólogos e estudiosos da sociologia cristã vêem este crescimento como um inchaço apenas, isto é, como se não houvesse nenhuma qualidade nele. Falam inclusive de uma superficialidade em razão da ligação intrínseca das pregações com a teologia da prosperidade, rejeitada por muitos. O que o senhor tem a dizer sobre isso?

SILAS MALAFAIA :Tem um bando de recalcado, frustrado, invejoso, com dor de cotovelo que não arrumou nada no ministério. Nunca conseguiu nada e fica inventando lorota e conversa fiada da igreja. Meu filho, a bíblia diz que tem 4 tipos de cristãos: forte, fraco, carnal e menino. A bíblia diz isso. Toda igreja vai ter forte, fraco, carnal e menino. Agora o que você acha: é melhor deixar o carnal, o fraco, fora da igreja para que ele amanhã possa se tornar forte? Ahh dizem...Não! (encenando) Porque queremos crescer com qualidade e não com quantidade. (Volta a falar normal) Isso é conversa para boi dormir. Isso é papo. Importa que o evangelho seja pregado, entendeu? Cada um vai dar conta de si mesmo a Deus. Nunca se abriu tanta igreja, nunca! O evangelho nesse país... o que tem acontecido? Agora estamos fazendo tudo? é perfeito o que estamos fazendo? temos que fazer mais? claro que sim! Glória a Deus pelo o que estamos fazendo. Estamos satisfeitos? Não! Tem um campo para avançar. Tem almas morrendo. Agora, dizer que não se sabe se isso ai é um crescimento, isso é conversa para boi dormir e eu não sou boi. Você vai ter gente falsa, você vai ter até joio. Eu estou falando de quatro tipos de crentes. Mas tem os indiferentes que estão dentro da igreja. Tem o joio que está dentro da igreja. Tem o caído que está dentro da igreja e tem que estar tudo lá, porque este é o papel da igreja. Então, eu não concordo! Eu tenho visto muitos destes caras e lamento dizer para você que alguns eu conheço a história deles. E, são frustrados ministerialmente.


MINISTÉRIO

OZIEL ALVES: A última para gente terminar: Ministério: "prazer" ou "sacrifício”?

SILAS MALAFAIA: Prazer.

OZIEL ALVES: Nenhum sacrifício?

SILAS MALAFAIA: Sacrifício tem uma conta grande, agora eu não posso entender como alguém é chamado e não tenha prazer naquilo. É o prazer que faz você suportar o sacrifício. Em Isaías 53:11 diz assim profeticamente a cerca de Jesus: “O trabalho da sua alma Ele verá e ficará satisfeito" Jesus pagou um preção, mas ele teve prazer em fazer aquilo. Então, eu não acredito em ministro de Deus que não tenha prazer no que está fazendo, porque se ele for só por sacrifício, ele não consegue prosperar na obra de Deus. Tem que haver prazer porque a chamada, a convicção da chamada, dá prazer. Por isso que Paulo diz: "Por cuja causa padeço e não me envergonho porque eu sei em quem eu tenho crido". É prazer, e vamos estar aqui nessa cidade para junto da igreja, junto dela, sem ela eu estou fora, mas, junto da igreja, dizer que Jesus é o senhor também aqui no RS.


OZIEL ALVES - Obrigado.

Apostila - A Criança no Coração de Deus

Amados leitores, a dica de download de hoje é sobre um excelente material para quem trabalha com crianças: O manual A Criança no Coração de Deus. São apresentadas diversas e interessantes atividades, para que as crianças possam aprender e aplicar as descobertas espirituais que fazem por meio das Escrituras e das experiências pessoais, e também uns dos outros.

Para baixar o Manual, CLIQUE AQUI .

Fonte: Rede Evangélica Nacional de Ação Social - http://www.renas.org.br/.