terça-feira, 30 de novembro de 2010

Dia da Bíblia 2010

.


História do Dia da Bíblia 

Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP). 

E, graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela entidade, o Dia da Bíblia passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de todas a semana que antecede a data. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional. 

Hoje, as celebrações se intensificaram e diversificaram. Realização de cultos, carreatas, shows, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e distribuição maciça de Escrituras são algumas das formas que os cristãos encontraram de agradecer a Deus por esse alimento para a vida. 


ACONTECE 

"Família" é o tema do Dia da Bíblia 2010 

Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia de 2010 terá como tema "Bíblia na Família". Para comemorar a data, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) incentivará as igrejas a celebrar cultos especiais de louvor a Deus por sua Palavra, levantando ofertas para a Causa da Bíblia, tendo como foco especial o programa da SBB
 "A Bíblia e a Família". As ações incluem a realização de eventos como o Pedalando por Bíblias em várias cidades do Brasil, além da distribuição de seleções bíblicas e planos de leitura, para adultos e crianças. 

"A estimativa é distribuir 15 mil Planos de Leitura da Bíblia e cinco mil Planos de Leitura Infantil, além de 300 mil seleções bíblicas", afirma Mário Rost, gerente de Desenvolvimento Institucional da SBB e coordenador da campanha. Segundo ele, a meta é que sejam realizados 100 eventos com a participação de igrejas. 

Entre os itens desenvolvidos para estas celebrações, estão modelos de camisetas, cartazes e envelopes e urnas para captação de recursos, além de cofrinhos para as crianças também ofertarem. No site da SBB, haverá ainda outros materiais para download, como músicas, poesias e mensagens. 

Para dar base à campanha de 2010, foi selecionado o texto do livro de Provérbios 14.26: "No temor ao Senhor, o homem encontra um forte apoio e também segurança para a sua família". 

"Todos nós somos família de Deus e é ele quem nos dá segurança, conforto e orientação para a vida. Por isso, é importante estimular a participação de todos, para perpetuar a data como um dia para se reverenciar as Sagradas Escrituras", destaca o coordenador da campanha. 

Saiba mais no site do
 DIA DA BÍBLIA

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Lançado RPG on-line com aventuras bíblicas

.

A Bíblia também virou entretenimento lúdico. Uma produtora de jogos alemã, chamada FIAA GMBH, vem desenvolvendo um RPG on-line baseado nos textos e cenários bíblicos. O novo game, batizado The Bible Online, é inspirado no livro de Gênesis. 


O primeiro de uma série de capítulos da aventura foi lançado como piloto, em setembro passado, sob o título Heroes (Heróis). Nessa fase, os jogadores deverão cumprir as missões de Abraão em busca da Terra Prometida (Canaã). Para isso, terão de construir e manter suas tribos nômades, prover os recursos e alimentos, além de entrar em batalha com outros povos tribais até chegar ao destino traçado. 



Para iniciar o jogo, também disponível em inglês, basta fazer um cadastro gratuito no site www.bibleonlinegame.com

domingo, 21 de novembro de 2010

Aliança Cristã Evangélica Brasileira



A partir do início de 2009 um .grupo de líderes evangélicos inicia conversações sobre a necessidade de uma organização que volte a congregar os evangélicos. Depois de experiências mais distantes ou mais recentes, como a Confederação Evangélica do Brasil e a AEVB, passados anos dessas experiências, desejou-se de novo a aproximação.


Um grupo de irmãos e irmãs começou a trabalhar um documento propondo os princípios para tal iniciativa, incluindo crenças, valores, objetivos e forma de funcionamento. Como referencial de identidade evangélica, levou-se em conta declarações de fé históricas, de organizações reconhecidamente evangélicas e também o Pacto de Lausanne.


Primeira reunião de escuta

Para o final de 2009, o grupo de trabalho resolveu convidar um grupo mais amplo de líderes evangélicos brasileiros para uma reunião, a fim de apresentar a proposta, ouvir sugestões e avaliar o interesse por tal iniciativa no meio evangélico brasileiro. A 14 de dezembro, em São Paulo, aconteceu essa reunião com cerca de 70 líderes de todo o Brasil. Foi uma reunião de escuta e encaminhamento que surpreendeu pelo comparecimento e entusiasmo.



O Grupo de Trabalho apresentou aos presentes uma “Carta de Princípios”, já em sua 6ª versão, elaborada pelo próprio grupo, com contribuições.Também se submeteu à apreciação dos presentes as sugestões de nomes para o movimento. Cerca de oito diferentes nomes foram apresentados, prevalescendo o nome de “Aliança Cristã Evangélica Brasileira”.


Grupo de Trabalho

Os líderes evangélicos reunidos em São Paulo, em 14/12/2009 indicaram um grupo de trabalho para dar continuidade aos trabalhos de constituição da Aliança Evangélica, constituído dos seguintes irmãos e irmãs: Ariovaldo Ramos, Debora Fahur, Durvalina Bezerra, Fabricio Cunha, Oswaldo Prado, Silas Tostes, Valdir Steuernagel e Welinton Pereira. A estes, a partir do mês de junho do mesmo ano, foram agregados Clemir Fernandes, Christian Gillis e Wilson Costa, convidado como Assessor Sênior do Grupo de Trabalho. Também participa do grupo, como assessor jurídico, Cícero Duarte.



Primeira Reunião do Grupo de Trabalho

Em 24 de fevereiro de 2010 o Grupo de Trabalho se reuniu em São Paulo. Além de Ariovaldo, Cícero, Débora, Durvalina, Fabrício, Oswaldo, Silas, Valdir e Welinton, também estavam presentes, a convite: Osmar Ludovico da Silva, Ricardo Barbosa e Wilson Costa.



Impressões e Avaliações sobre a Reunião de 14 de dezembro

Em sua primeira reunião, em 24 de fevereriro de 2010, o Grupo de Trabalho registrou suas impressões e avaliações à luz da reunião de escuta ocorrida em 14 de dezembro do ano anterior. Do que se destaca:



- Que o envolvimento do grupo que vem investindo tempo com a iniciativa de formar uma aliança de evangélicos, atende a um chamado de servir à Igreja de Cristo no Brasil, com propósito de agregar a Igreja pra o serviço;

- Que a resposta à convocação para a reunião que houve em 14/12/09 trouxe alegria, mas também um peso de responsabilidade, em face da expectativa criada;

- Toma-se a sério a palavra de que representatividade será fruto de caminhada como grupo de comunhão e serviço;
- O acento deve recair mais sobre o aspecto da manifestação da essência da Igreja enquanto Corpo de Cristo, antes que o aspecto institucional ou organizacional;
- a importância do processo envolvido na gestação da criação desse organismo de comunhão, serviço e representatividade.



Regionalizações das Reuniões de Escuta

A partir desse ponto, houve consenso que havia uma proposta com nível de consolidação para ser apresentada a mais irmãos e irmãs em diferentes lugares do Brasil. O tamanho de nosso País constitui um desafio a que se fizesse tantas reuniões quanto as desejadas, mas mesmo assim os integrantes do Grupo de Trabalho se desdobraram para levar a proposta de criação da Aliança Evangélica a vários lugares do Brasil.



Reunião de Escuta no Rio de Janeiro

No dia 3 de junho, na cidade do Rio de Janeiro, foi realizada uma reunião de escuta que contou coma participação de cerca de 150 irmãos e irmãs, tanto da cidade e do Estado do Rio de Janeiro, como de vários lugares do Brasil, uma vez que se aproveitou a realização de um outro evento nacional que acontecia naquela cidade. A partir dessa reunião, Clemir Fernandes passou a integrar o Grupo de Trabalho.



Reuniões de Escuta em Belo Horizonte, MG

Também no mês de junho de 2010, aconteceram duas reuniões de escuta com irmãos e irmãs da região de Belo Horizonte, aproveitando-se outros eventos que ocorreram por lá. O número de pessoas interessadas na proposta de vermos nascer uma Aliança Evangélica também foi muito encorajador para essa caminhada. A partir dessas reuniões, Christian Gillis passou a integrar o Grupo de Trabalho. No mês de setembro, uma terceira reunião, com outro grupo de líderes mineiros foi realizada em Belo Horizonte.



Reuniões de Escuta no Nordeste do Brasil

No mês de agosto, irmãos e irmãs do Grupo de trabalho levaram a proposta da criação da Aliança Evangélica até o Nordeste do Brasil. Uma reunião aconteceu em Recife, com a presença de líderes evangélicos dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Além de ouvir e acolher com alegria a proposta, aqueles irmãos apresentaram suas opiniões e sugestões. Alguns irmãos foram apontados como elo de ligação entre o Grupo de Trabalho e aqueles Estados: John Medcraft, da Paraíba; Vagner Silva e Silvandro Fonseca, de Pernambuco; Leandro Silva e Romildo Gurgel Filho, do Rio Grande do Norte. 



Também houve uma ótima reunião em Fortaleza, no mês de agosto. Carlinhos Queiroz articulou um grupo de líderes evangélicos locais, com o apoio de José Wendel. Este último irmão, juntamente com Áureo Oliveira, foram indicados como representantes locais para servir de elo de ligação com o Grupo de Trabalho.


Reuniões de Escuta no Centroeste do Brasil

No mês de setembro de 2010, com o apoio de Carlinhos Veiga, aconteceram reuniões e contatos com lideranças do Centro-oeste do Brasil, nas cidades de Brasília e Anápolis. A notícia de criação de uma Aliança Evangélica também foi acolhida com alegria e ouvimos dos irmãos algumas observações e sugestões quanto à proposta.



Outras reuniões de escuta pelo Brasil

Nosso País é muito grande. Temos outras reuniões agendadas, no Sul, no interior de São Paulo e outros lugares. Desejamos muito ter uma oportunidade para o Norte do País. Os integrantes do Grupo de Trabalho, por onde vão, levam a notícia sobre a constituição da Aliança Evangélica e procuram ouvir os irmãos e irmãs desse extenso Brasil.



A Carta de Princípios e Diretrizes

Após essas várias reuniões e também ter recebido muitos e-mails com sugestões à proposta, o Grupo de Trabalho fez uma reunião em São Paulo onde, durante todo um dia, trabalhou numa versão final da proposta da Carta de Princípios e Diretrizes . Nessa reunião contou-se também com a participação do Bispo Stanley da Silva Moraes, representante da Igreja Metodista; do Pastor Key Yuasa, da Igreja Holiness do Brasil; Patrick representando a Aliança Bíblica Universitária do Brasil. Com algum trabalho posterior, chegou –se à proposta que está sendo divulgada a partir do início de outubro, para receber as contribuições da liderança evangélica brasileira.



Apresentação da Proposta aos brasileiros em Lausanne 3, Cape Town 2010

Aproveitando a presença de cerca de 90 brasileiros no Terceiro Congresso Lausanne de Evangelização Mundial, realizado em Cape Town, na África do Sul, entre os dias 17 e 24 novembro, a proposta de criação da Aliança Evangélica foi apresentada. Foi apresentado um breve histórico e também a versão 10.1 da Carta de Princípios e Diretrizes para a nova Aliança Evangélica. O Grupo de Trabalho, que também realizou três reuniões durante o Congresso, respondeu perguntas dos presentes e recebeu sugestões.



Reunião de Fundação da Aliança Cristã Evangélica do Brasil*

Será no dia 30 de novembro de 2010, em São Paulo, a reunião de fundação da Aliança Evangélica. Acesse aqui o convite. Contamos com a oração em favor desse movimento e de sua participação, assim como de sua igreja, sua organização, sua entidade.



• Wilson Costa, secretário executivo da FTL-Brasil


* Os líderes evangélicos são convidados a participar do evento de fundação da Aliança Cristã Evangélica no dia 30 de novembro. Mais detalhes e inscrições, acesse: www.aliancaevangelica.org.br

Caso Mackenzie : Blogueiros cristãos publicam post em defesa da liberdade de expressão

.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie vem recebendo ataques e críticas por um texto alegadamente “homofóbico” veiculado em seu site desde 2007. Nós, de várias denominações cristãs, vimos prestar solidariedade à instituição. Nós nos levantamos contra o uso indiscriminado do termo “homofobia”, que pretende aplicar-se tanto a assassinos, agressores e discriminadores de homossexuais quanto a líderes religiosos cristãos que, à luz da Escritura Sagrada, consideram a homossexualidade um pecado. Ora, nossa liberdade de consciência e de expressão não nos pode ser negada, nem confundida com violência. Consideramos que mencionar pecados para chamar os homens a um arrependimento voluntário é parte integrante do anúncio do Evangelho de Jesus Cristo. Nenhum discurso de ódio pode se calcar na pregação do amor e da graça de Deus.

Como cristãos, temos o mandato bíblico de oferecer o Evangelho da salvação a todas as pessoas. Jesus Cristo morreu para salvar e reconciliar o ser humano com Deus. Cremos, de acordo com as Escrituras, que “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3.23). Somos pecadores, todos nós. Não existe uma divisão entre “pecadores” e “não-pecadores”. A Bíblia apresenta longas listas de pecado e informa que sem o perdão de Deus o homem está perdido e condenado. Sabemos que são pecado: “prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, rivalidades, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias” (Gálatas 5.19). Em sua interpretação tradicional e histórica, as Escrituras judaico-cristãs tratam da conduta homossexual como um pecado, como demonstram os textos de Levítico 18.22, 1Coríntios 6.9-10, Romanos 1.18-32, entre outros. Se queremos o arrependimento e a conversão do perdido, precisamos nomear também esse pecado. Não desejamos mudança de comportamento por força de lei, mas sim, a conversão do coração. E a conversão do coração não passa por pressão externa, mas pela ação graciosa e persuasiva do Espírito Santo de Deus, que, como ensinou o Senhor Jesus Cristo, convence “do pecado, da justiça e do juízo” (João 16.8).

Queremos assim nos certificar de que a eventual aprovação de leis chamadas anti-homofobia não nos impedirá de estender esse convite livremente a todos, um convite que também pode ser recusado. Não somos a favor de nenhum tipo de lei que proíba a conduta homossexual; da mesma forma, somos contrários a qualquer lei que atente contra um princípio caro à sociedade brasileira: a liberdade de consciência. A Constituição Federal (artigo 5º) assegura que “todos são iguais perante a lei”, “estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença” e “estipula que ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política”. Também nos opomos a qualquer força exterior – intimidação, ameaças, agressões verbais e físicas – que vise à mudança de mentalidades. Não aceitamos que a criminalização da opinião seja um instrumento válido para transformações sociais, pois, além de inconstitucional, fomenta uma indesejável onda de autoritarismo, ferindo as bases da democracia. Assim como não buscamos reprimir a conduta homossexual por esses meios coercivos, não queremos que os mesmos meios sejam utilizados para que deixemos de pregar o que cremos. Queremos manter nossa liberdade de anunciar o arrependimento e o perdão de Deus publicamente. Queremos sustentar nosso direito de abrir instituições de ensino confessionais, que reflitam a cosmovisão cristã. Queremos garantir que a comunidade religiosa possa exprimir-se sobre todos os assuntos importantes para a sociedade.

Manifestamos, portanto, nosso total apoio ao pronunciamento da Igreja Presbiteriana do Brasil publicado no ano de 2007 e reproduzido parcialmente, também em 2007, no site da Universidade Presbiteriana Mackenzie, por seu chanceler, Reverendo Dr. Augustus Nicodemus Gomes Lopes. Se ativistas homossexuais pretendem criminalizar a postura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, devem se preparar para confrontar igualmente a Igreja Presbiteriana do Brasil, as igrejas evangélicas de todo o país, a Igreja Católica Apostólica Romana, a Congregação Judaica do Brasil e, em última instância, censurar as próprias Escrituras judaico-cristãs. Indivíduos, grupos religiosos e instituições têm o direito garantido por lei de expressar sua confessionalidade e sua consciência sujeitas à Palavra de Deus. Postamo-nos firmemente para que essa liberdade não nos seja tirada.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Entrevista com Paulo Feniman, da MIAF




http://www.bomlider.com.br

"É preciso entender que pelos padrões bíblicos as agências missionárias não enviam missionários e sim a Igreja Local, o chamado para o cumprimento da missao é da Igreja acima de qualquer coisa."

Paulo Feniman é formado em Teologia pela FTSA – Faculdade Teológica Sul Americana e em Computação Gráfica pela UNOPAR – Universidade Norte do Paraná. Preletor em conferências e congressos missionários no Brasil e América do Sul. Atualmente é Diretor Executivo da MIAF – Missão para o Interior da África, onde coordena o treinamento e envio de missionários entre povos africanos. É coordenador de Alianças Estratégicas da AMTB – Associação de Missões Transculturais Brasileira, membro da IPA  International Partners Association e membro do Conselho Internacional da AIM – Africa Inland Mission. É casado com Patrícia e pai do pequeno Felipe de 7 anos e de Gabriela de 3 mês.

ENTREVISTA

Bom Líder - O que de fato motivou a recém criação do Departamento de Alianças Estratégicas na AMTB?

Paulo Feniman - Na verdade o modelo de alianças é algo bem presente em países da América Latina, mas no Brasil nunca deslanchou. Percebemos no ano de 2009 que as agências e organizações missionárias pouco falavam ou trabalhavam em alianças para alcançar os mesmos objetivos. Então depois de um treinamento na Costa Rica trouxemos a idéia para o Brasil e estamos num processo de implantação. E é claro que não podemos nos esquecer que acima de tudo a idéia de unidade é algo Bíblico. Jesus por duas vezes ora por unidade, a primeira vez pelo seus discípulos (João 17.11) e logo em seguida ele ora pela Igreja (João 17.20 e 21).

Bom Líder - Como vai atuar o Departamento de Alianças Estratégicas da AMTB?

Paulo Feniman - A idéia é trabalhar com o principio básico da parceria, buscar organizações que tenham algo que possam ajudar outros e vice-versa. Para criarmos este link entre organizações e igrejas será necessário: pesquisas sobre o movimento missionário brasileiro, que inclusive já está em andamento através do sitewww.aliancasestrategicas.com.br , assim como, treinamento de líderes sobre como construir alianças duradouras. Pensamos que com o tempo poderemos ver a Igreja Brasileira crescendo na visão de parcerias.

Bom Líder - Você acredita que para a evangelização mundial ser mais frutífera é importante que as agências missionárias estejam aliançadas estrategicamente?

Paulo Feniman - Não tenho dúvidas disso, o que nós vemos nos nossos dias são igrejas e agências missionárias muitas vezes disputando entre si ao invés de trabalharem juntas. Não é difícil ver organizações decidirem ir para um lugar ou outro não pela ausência do evangelho, mas sim pela ausência de sua bandeira organizacional ou denominacional.

Bom Líder - O Apóstolo Paulo escreveu aos Romanos sobre o seu esforço em pregar o evangelho onde Cristo ainda não tinha sido anunciado, pois, não queria correr o risco de edificar sobre fundamento alheio. Esse é o mesmo proceder das agências missionárias brasileiras?

Paulo Feniman - Como disse antes, infelizmente não. Mas quando falo de parceria ou de sua ausência, não estou falando necessariamente da questão de trabalho duplicado, falo da falta de intencionalidade de criar projetos de trabalho em conjunto para que o evangelho seja pregado em lugares menos alcançados e também da necessidade de igrejas de denominações diferentes se juntarem para atender um bairro ou lugar carente de uma cidade ou região. Utopia? Eu creio que não, eu creio que a oração de Jesus no Evangelho de João era exatamente sobre isso.

Bom Líder - Você acredita que o missionário brasileiro está melhor preparado para atuar tanto no Brasil como no exterior?

Paulo Feniman - Eu creio que sim, o Brasil cresceu muito no treinamento e no desenvolvimento de estratégias missionárias. Com isso nossos missionários trabalhando em campos transculturais estão muito mais preparados. O maior exemplo disso é um número cada vez menor de retorno prematuro do campo.
Claro que existem agências e agências, isso quer dizer que ainda existem organizações que enviam seus missionários para o campo sem nenhum cuidado pastoral, estratégia ministerial, sustento adequado, seguro internacional de saúde e outros fatores que podem garantir um excelente ministério com durabilidade e eficácia.

Bom Líder - Como é a relação no Brasil entre a Agência Missionária e a Igreja Local?

Paulo Feniman - Nós temos um movimento de modelos de igrejas no Brasil que muitas vezes desconsidera a tarefa missionária da igreja local, mas por outro lado há igrejas que já tem uma história missionária de muitos anos e outras que estão dispostas a aprender e iniciar um processo de resposta em relação a grande comissão, desta forma, o que eu tenho visto são igrejas começando uma caminhada ao lado de agências para enviar seus missionários.
É preciso entender que pelos padrões bíblicos as agências e/ou organizações missionárias não enviam missionários e sim a Igreja Local, o chamado para o cumprimento da missao é da Igreja acima de qualquer coisa. As agências surgiram ao longo dos tempos para responder necessidades específicas, isso quer dizer que as agências são um braço de apoio para a igreja local.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site http://www.bomlider.com.br/ e comunicada sua utilização através do e-mail ivancordeiro@bomlider.com.br

domingo, 14 de novembro de 2010

Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas oferece informações e recursos para download

.

Caros irmãos e leitores, hoje apresentamos uma grande dica para aqueles que buscam maiores informações e recursos sobre a questão das drogas e da dependência química. O OBID (Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas), mantém um site com grande quantidade de informação sobre o tema, abrangendo praticamente todo o espectro das substâncias entorpecentes/ilícitas. Além da riqueza de informações, o site oferece ainda diversos recursos para download gratuito, como cartilhas e livretes, além de folhetos sobre temas variados, que vão do álcool aos anabolizantes. É possível ainda solicitar o envio de material impresso.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

DUNAMIS: O PODER DE DEUS EM AÇÃO

.


“Mas, recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” Atos 1.8

 “O Espírito Santo é a garantia do poder de Deus para cumprir o nosso chamado aqui na terra.” Dave Roberson

     Tenho tido a oportunidade e privilégio de ministrar ao Corpo de Cristo sobre a vontade de Deus em manifestar o Seu poder sobrenatural na vida de todo cristão. Sou uma testemunha ocular dessa  “força sobrenatural”  que opera a vontade Dele de forma maravilhosa, poderosa e miraculosa na vida daqueles que recebem de bom grado a mensagem do Evangelho. Creio que todo cristão necessita buscar a plenitude do Espírito Santo e a manifestação de Seus dons através de sua vida, pois “a manifestação do Espírito é concedida a cada um, visando a um fim proveitoso”. E ainda: “segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais...’’.(1 Co 12.7 ; 14.1). Paulo, o apóstolo, já advertia os crentes em Éfeso dizendo:  “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito’’(Ef 5.18). Creio fielmente que é desejo do nosso Deus que cada um de Seus filhos seja cheio do Espírito Santo e que o poder do Altíssimo opere em suas vidas e através delas. Esse “poder” é o segredo do sucesso da missão da Igreja. Pense nisso.

     Entendo que o propósito de todo cristão ser cheio do Espírito Santo é eminentemente prático. Aliás, os discípulos de Cristo no dia de Pentecostes “ficaram cheios do Espírito Santo...’’ (At 2.4), porque os mesmos enfrentavam uma tarefa sobrenatural, onde necessitavam também de um poder sobrenatural para dar testemunho Dele, pois “com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus...’’(At 4.33).  Aliás, há uma série de termos para "poder" no Novo Testamento(NT). O evangelista e médico amado, Lucas,  empregou a palavra grega dunamis em Atos 1.8, mas existe também exousia, thronos, bia, ischys, kratos e keras. Por que dunamis foi escolhido para revelar e registrar esse ‘’poder’’ do Espírito Santo na vida do cristão?  Vejamos: exousia é traduzida como "autoridade". Porém, geralmente era empregada num contexto político(Rm 13.1-3). Thronos  significava a pessoa que detinha semelhante posição de autoridade ou força.  Bia está relacionada ao emprego da força coerciva. Ischyskratos significavam força física. E keras, por sua vez, indicava força e, juntamente com kratos, formam as duas palavras do NT cujo significado fica mais próximo de exousia edunamis.

     Porém, dunamis tem um sentido todo especial. Lembre-se que a plenitude do Espírito concedia esse poder (dunamis) de que os apóstolos precisavam para a batalha sem tréguas em que se engajaram (Ef 6.10-18). Essa capacidade sobrenatural a que o texto de Atos 1.8 se refere, tem o sentido de habilidade, “uma força herdada que reside em alguém pela virtude de sua natureza”. É a palavra que revela o poder de Deus em ação. É a palavra que demonstra a virtude do Espírito em plena atividade  na vida do cristão. Aleluia! Assim, o evangelista Lucas escolheu dunamis, pois é a palavra por excelência para se referir ao poder do Espírito Santo em ação na vida dos que Nele crêem. O próprio Senhor Jesus disse aos discípulos "... permanecei, pois na cidade", aos quais  Ele havia comissionado para evangelizar o mundo, "até que do alto sejais revestidos de poder..." (Lc 24.49; At 1.8).  Por isso, a plenitude do Espírito é uma experiência essencial e indispensável para o sucesso no ministério cristão. É mandamento da Bíblia: ”...enchei-vos do Espírito.’’(Ef 5.18). E você, meu amigo(a)? Tem buscado verdadeiramente ser ‘’...cheio do Espírito Santo’’? Tem buscado ser cheio desse “poder” ?  Pense nisso.

      Querido(a), estar cheio do Espírito Santo e do Seu poder é um direito de todo cristão e também um dever. Ser cheio do Espírito Santo é deixar ser totalmente controlado por Ele. O seu intelecto, suas emoções, sua vontade, suas forças físicas, tudo fica a disposição do Espírito, para que sejam alcançados os desígnios de Deus. A minha oração é que cada cristão nessa cidade, nesse estado e em toda essa nação seja uma verdadeira voz profética e uma potência espiritual nas mãos do Altissímo, pois assim diz o Senhor nosso Deus: “ Filho do homem, come este rolo, vai e fala à casa de Israel’’ Ez 3.1. Aleluia! Ele espera isso de você!  “Em Deus faremos proezas...''

No amor de Cristo,  Pastor M. Price*-  www.mprice.com.br  /   www.mpriceg.blogspot.com



*Missionário e médico. Presidente do Diretório Estadual no RJ e Conselheiro Nacional da Sociedade Bíblica do Brasil. Membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Evangelista e radialista. Coordenador geral da C.E.U (Capelania Evangélica Universitária) na UERJ. Escritor e colunista de vários jornais e revistas cristãs no Brasil.
Ouça o programa Aviva Gospel, todos os sábados na 93 FM (RJ).



sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Resgatando os últimos da terra - Projeto SEMEAR em Duque de Caxias

.
Ao centro da foto os irmãos, Ev.Jorge Nóbrega e esposa;
à esquerda Diácono Geovanni, à direita eu e o irmão Fernandes

Amados irmãos e leitores, no dia 30/10, estive junto com uma pequena equipe missionária, composta por irmãos daqui de São Gonçalo, visitando o município de Duque de Caxias (ambos no RJ). A Missão: levar algumas doações de roupas e material evangelístico para o irmão Jorge Nóbrega (que tive o prazer de conhecer primeiramente através da internet), que dirige o Projeto Semear. Jorge é um homem que possui um profundo amor pelas almas, e um forte testemunho de vida e conversão. Dedica seus esforços a evangelizar e assistir a drogados, traficantes e moradores de rua em diversas comunidades de Caxias. Eles evangelizam centenas ou mesmo milhares de pessoas por noite. A equipe de Jorge? Ele, sua esposa e suas três filhas. Isso mesmo: para entrar em favelas ou evangelizar multidões de viciados em crack ‘caídos’ pelas calçadas do centro da cidade, ele conta apenas com sua família, pois não pôde encontrar irmãos para ombreá-lo em tal obra. Talvez você que me lê saiba bem o que é isso, eu também já passei por situação semelhante...

Irmãos, qual não foi minha surpresa quando o irmão Jorge convidou a mim e aos irmãos que estavam comigo para conhecermos o trabalho in loco, indo naquele exato momento até uma das comunidades onde o mesmo é realizado. Munidos de centenas de folhetos e livretes, adentramos duas comunidades carentes circunvizinhas à rodoviária local, dominadas pelo crime organizado. E às 15 horas da tarde lá estávamos nós, evangelizando moradores e dezenas e mais dezenas de traficantes e viciados. Uma nota assustadora: Entrei em um bar onde, ao som de funk, estranhamente não se consumiam bebidas alcoólicas: todos ali (umas 30 pessoas, às 15:00 horas da tarde!) usavam apenas drogas, crack e maconha! Deus já me tinha permitido ver e também ouvir muita coisa (trabalhei por oito anos dentro de uma comunidade carente), mas isto eu não vou esquecer jamais. Após isto o irmão Jorge nos levou até um grande calçadão onde, à noite, muitos drogados ficam amontoados em meio a lixo, urina e fezes. Enfim, é o Lixão, a ‘cracolândia’ local.

Meus irmãos, confesso que fui impactado pela destruição que vi, e pela imensa obra que o irmão Jorge realiza junto com sua família, em tão grande seara, coberta por tão poucos ceifeiros. Chegar a colocar a integridade física de suas filhas (duas delas adolescentes) em risco, entre traficantes armados e homens alucinados pelas drogas e pelos demônios... e o mais triste é saber que não há irmãos para ombrearem este esforço, para também levantarem suas mãos e bradarem ‘Eis-me aqui, Senhor’!

Meu irmão, se você ama a obra de Jesus, se o seu coração se quebranta ao ver ou ao saber das muitas almas escravizadas por satanás, e mora em Caxias, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro ou mesmo mais longe, mas deseja ajudar esta obra de resgate, seja com sua presença integrando a equipe Semear (pois a visão é a de uma equipe interdenominacional), seja com sua oferta de roupas, colchões e material evangelístico, entre em contato com o irmão Jorge.

Leia abaixo um texto escrito pelo mesmo, dando conta do trabalho realizado e conclamando os irmãos a ajudarem:

AMADOS IRMÃOS, HÁ 02 ANOS FORMAMOS UMA EQUIPE QUE SE CHAMA: MINISTÉRIO DE EVANGELISMO SEMEAR. TEMOS COMO PROPOSTA A EVANGELIZAÇÃO DE USUÁRIOS DE DROGAS EM TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS E DE AMBOS OS SEXOS (DAMOS ÊNFASE AOS USUÁRIOS DE CRACK) DEVIDO AO DEVASTADOR EFEITO QUE ESSA DROGA CAUSA NO SER HUMANO. NOSSA EQUIPE DE TRABALHO É COMPOSTA DE CINCO MEMBROS DA MESMA FAMÍLIA QUE SÃO: EU (45 ANOS), MINHA ESPOSA (38) E AS FILHAS, LUAMAR (18), JUNE (15) E JOYCE (13). 
QUINZENALMENTE  CONCENTRAMOS NOSSA ATIVIDADES EVANGELISTICAS NAS COMUNIDADES DOMINADAS PELA FACÇÃO CRIMINOSA COMANDO VERMELHO-CV. NESSAS COMUNIDADES O TRÁFICO É TÃO INTENSO QUANTO AS NECESSIDADES DAS PESSOAS QUE AS FREQUENTAM. SÃO NECESSIDADES DE ORDEM ESPIRITUAIS E FÍSICAS. OS JOVENS ESTÃO TENDO SUAS VIDAS DEGRADADAS PELO USO DA MALDITA DROGA. PESSOAS PERAMBULAM PELOS BECOS E VIELAS DAS COMUNIDADES DESORIENTADOS COMO SE FOSSEM “MORTOS-VIVOS”, AS SUAS APARÊNCIAS ASSEMELHAM-SE  MAIS A CAVEIRA DO QUE A CORPO DE HUMANO. ESSAS PESSOAS LOGO QUE CONHECEM A TAL DROGA (LOGO NOS PRIMEIROS CONTATOS) SE VICIAM E A COMPASSIVIDADE OS FAZ ABDICAR DE SEUS LARES, DE SUAS FAMÍLIAS, DE SUAS ESCOLAS, DE SEUS RELACIONAMENTOS SOCIAIS. A VIDA DESSAS PESSOAS PASSA A GIRAR APENAS EM TORNO DO USO DA DROGA E DE SEUS COMPANHEIROS DE USO. DEZENAS DELES SE AGLOMERAM EM VIATUDOS, PONTES, PRAÇAS, CORETOS E CALÇADAS, E  NESSES LOCAIS FAZEM A SUA  NOVA MORADIA. GERALMENTE ESSES LOCAIS NÃO TEM HIGIENE, E AS CALÇADAS COSTUMAM SER GÉLIDAS E FÉTIDAS, O QUE POSSIBILITA  QUE ESSES JOVENS CONTRAIAM TODOS OS TIPOS DE DOENÇAS DESDE AS DST'S ÀS PULMONARES. RARAMENTE ALIMENTAM-SE. NECESSITAM DE ROUPAS DE CAMA COMO: COLCHONETES/COBERTORES/AGASALHOS/CAMISAS/CALÇAS/ROUPAS INTIMAS/CALÇADOS E CHINELOS. ”PRINCIPALMENTE  DE AMOR E DE ASSISTÊNCIA”.

TEMOS FEITO O QUE NOS É POSSIVEL (HUMANAMENTE) FAZER. INFELIZMENTE TEMOS LIMITAÇÕES COMO POR EXEMPLO NÃO PODEMOS CONTAR COM AJUDA DE NENHUMA ONG OU INSTITUIÇÕES E DENOMINAÇÕES CRISTÃS, FICAMOS SOZINHOS  E ASSIM NOS DESDOBRAMOS PARA LEVAR A PALAVRA  DE DEUS A ESSAS PESSOAS. QUANDO CONSEGUIMOS ALIMENTOS FAZEMOS QUENTINHAS E AS DAMOS PARA QUE ELES POSSAM COMER ALGO.

ALÉM DE AJUDA DOS IRMÃOS EM CRISTO NO SERVIÇO, PRECISAMOS DE (((UM FOGÃO INDUSTRIAL))) ---DOAÇÃO DE ALGUM AMADO ABENÇOADOR ,UMAS DUAS (((PANELAS DE ALUMINIO TAMANHO GRANDE  TIPO PARA BATALHÃO))) E UMA (((MÁQUINA FOTOGRAFICA DIGITAL COM CABO USB))) PARA QUE POSSAMOS FAZER REGISTRO DOS JOVENS QUE SÃO ALCANÇADOS COM AS ATIVIDADES DO SEMEAR E PARA ENVIAR PARA QUE OS ABENÇOADOS IRMÃOS QUE NOS AJUDAREM POSSAM VER COMO É FEITO O TRABALHO E SEU ARDOR.

CASO POSSAM AJUDAR FIQUEM À VONTADE  E QUE O SENHOR DOS SENHORES JESUS CRISTO DE NAZARÉ OS CUBRA DE BENÇÃOS, CASO DESEJEM PARTICIPAR CONOSCO DE UM DOS NOSSOS TRABALHOS, SEJAM BEM VINDOS.

MUITO OBRIGADO, EM JESUS QUEBRAMOS BARREIRAS E FAZEMOS TODAS AS COISAS PORQUE NELE PODEMOS !!!

JORGE LUIS ALVES DA NÓBREGA / EVANGELISTA
COORDENADOR DO MINISTÉRIO DE EVANGELISMO SEMEAR.
CONTATOS:  jorge.nobrega1@gmail.com 
-- (021) 95950749 (((PLANTÃO 24 HORAS))).