segunda-feira, 28 de março de 2011

ATLETAS DE CRISTO – ALMAS GANHAS COM EXEMPLOS DE VIDA



O diretor do Atletas de Cristo, Ricardo Ximenes, deu uma entrevista ao Christian Post dizendo que os atletas cristão têm várias oportunidades para falar do amor de Cristo. Os esportistas de várias modalidades, tanto profissionais quanto amadores, se unem em vários grupos locais, presentes em todo o Brasil e fora do Brasil e trabalham a conduta cristã e como podem ganhar pessoas através de testemunhos.


De acordo com o diretor há três oportunidades de usar o esporte para evangelizar. A primeira, explicou ele, é o testemunho que pode ser dado onde quer que seja, num treinamento ou num jogo. Já a segunda, “são os encontros em que os atletas promovem no meio de reunião deles, então ai eles podem orar, cantar … [o que faça parte de sua religião].”



Enquanto que a terceira, explica o diretor, “no alto nível do esporte, [eles] têm a oportunidade da mídia, para justamente em qualquer ‘deixa’ eles também consigam levar toda a gratidão ao que lhes deu fôlego… [falando de Deus].”



Durante as reuniões Ricardo dá sugestões “de comportamento para aqueles que possuem a oportunidade de proclamação do reino.” Ele dá o exemplo do jogador Kaká,dizendo que um grupo de jogadores nos Emirados Árabes recebeu a visita de um palestrante “para falar aos garotos, e que toda a palestra foi sobre a vida do jogador Kaká como exemplo de vida.”



Outro testemunho que Ricardo presenciou foi quando ele conheceu um atleta de Minas Gerais, jogador profissional de futebol, que se converteu através do testemunho dado por outro jogador, “apenas pelo seu comportamento.” O que prova como esse trabalho é importante para alcançar outras vidas.



Fonte: Gospel Prime - Com Informações The Christian Post – post inforgospel.com.br



quinta-feira, 24 de março de 2011

Transforme seu blog em um canal de evangelização


Imagem de uso livre via Imagens Cristãs 
Não importa o assunto de seu blog, ele pode ser um canal de evangelização

Não importa o assunto de seu blog, ele pode ser um canal de evangelização, nas 24 horas do dia, e de alcance global. E isso de maneiras simples. Vamos propor e analisar aqui 3 métodos de evangelizar através de blogs.

O primeiro é através de banners e links evangelísticos. São dezenas os sites na internet totalmente dedicados à evangelização, ou que apresentam excelentes páginas evangelísticas em seu corpo. São mensagens dedicadas a transmitir de maneira clara o Evangelho de Cristo. Seu foco específico e planejado torna-os excelentes ferramentas a serem utilizadas por todos nós, blogueiros evangélicos.
Colocar um banner de um ou de vários destes sites em seu blog é oferecer de maneira simples a chance a qualquer visitante que 'cair em sua rede', de conhecer a Salvação que há em Cristo. Lembre-se: não importa o assunto de seu blog, ou se ele é só para crentes. Eu mantenho diversos blogs, alguns de interesse estritamente evangélico, como o Arsenal do Crente e o Veredas Missionárias. Mas os banners estão lá, pois quem sabe que peixes a (grande) rede içará até  o meu barquinho?
Exporemos aqui alguns links de sites brasileiros e estrangeiros dedicados a esta obra. Lembre-se de colocar o banner em local estratégico, de preferência no topo da página/barra lateral, ou nas primeiras posições.



As 4 Leis Espirituais - As Quatro Leis Espirituais é um texto/folheto desenvolvido pelo Dr. Bill Bright, fundador da Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo. O texto apresenta de maneira bastante simples e efetiva o plano da Salvação. Particularmente, gosto muito deste texto, e o utilizo em todos os meus blogs. Veja a página: http://www.greatcom.org/portugues/four.htm
Na mesma página há links evangelísticos para o Filme Jesus e muito mais. Como eles não possuem banner e não encontrei no site uma imagem legal que  possamos usar, tomei a liberdade de criar um banner/logotipo para usar em meus blogs (este acima). Caso queira, você pode copiá-lo, ou criar o seu próprio (uma dica para criar logos simples mas bonitos é o site Cool Texthttp://cooltext.com/).


E falando na Cruzada Estudantil, você já deve ter lido aqui mesmo no blog da UBE sobre a Global Media Outreach, ministério online de evangelismo, talvez o maior do mundo, e que por sua vez é um braço da Cruzada Estudantil. Se você não conhece, vale a pena ler sobre a obra e os métodos da GMO (há oportunidades para quem deseja tornar-se um missionário online). Veja aqui algumas páginas evangelísticas da GMO em português:
4 Passos para Deus
Quem é Jesus?


Chamada da Meia-Noite - O Ministério Chamada é profundamente comprometido com a evangelização online, sendo um dos pioneiros (e possivelmente o mais atuante) do Brasil. Além de diversos outros recursos, eles mantêm a página evangelística Conheça @ Jesus
Veja também o diretório com dezenas de mensagens evangelísticas, com os mais variados enfoques. Aqui: http://www.ajesus.com.br/mensagens/list/all
E mais: A CMN oferece excelentes e-books evangelísticos para download gratuito, como o livro Conheça Jesus, de Norberth Lieth, e Destino Final (este por sinal não apenas um livro, mas uma verdadeira e exemplar campanha de web-evangelismo, que oferece folhetos, mensagens, wallpapers, além do livro em si, para download gratuito). Veja o hot site Desafio Finalhttp://www.destinofinal.com.br/
E a poucos dias a Chamada graciosamente disponibilizou também para download o excelente livro O Último Herói do Titanic, uma belíssima e real história com forte apelo evangelístico. Você pode também disponibilizar estes livros a partir de seu blog!

Got Questions? - A Got Questions é um web-ministério interdenominacional, que mantém páginas evangelísticas em dezenas de línguas. O interessante é que eles ofercem uma gama de textos em cada língua, através do método de perguntas e respostas, do tipo: Como Passar a Eternidade com DeusQuem criou Deus? De onde veio Deus?O que acontece depois da morte?É a Bíblia verdadeiramente a Palavra de Deus?, . Úteis para evangelizar, e também para edificação dos já cristãos.
Veja aqui a página em português (o ideal é você escolher uma pergunta/texto específica para linkar e/ou republicar): http://www.gotquestions.org/portugues/index.html
E aqui o diretório com as páginas em todas as línguas disponíveis: http://www.gotquestions.org/international.html

Tudo Sobre Deus - O Ministério All About God (Tudo Sobre Deus) disponibiliza diversas páginas evangelísticas, também em váriadas línguas. No estilo semelhante ao de Got Questions, procura esclarecer ponto por ponto sobre o plano de salvação e as diversas doutrinas cristãs, além de dúvidas comuns aos descrentes. Veja as duas em português:
Junto às páginas evangelísticas, há ainda páginas específicas com diversos artigos sobre Adoração e Discipulado, entre outras.


Evangelização Blog (http://www.evangelizacao.blog.br/) - O blog evangelização é um projeto sem fins lucrativos, cuja finalidade é a evangelização das nações, tendo a Bíblia como regra de fé e prática e Jesus Cristo como Senhor e Salvador. O propósito do blog evangelização é ajudá-lo a compreender que Jesus te ama, ele morreu por você e quer te salvar.
O blog é  mantido pelo colaborador da UBE, o irmão Luiz Ribeiro, e reúne dezenas de textos e também vídeos com o foco evangelístico.

Isa Al Masih - Este é um interessante web-ministério dedicado a evangelizar especificamente muçulmanos. O estilo é semelhante ao do GotQuestions?, e o site oferece páginas em diversas línguas (também em português, mas no caso desta página, por destinar-se a muçulmanos, melhor é linkar a página em inglês mesmo). Veja aqui: http://isaalmasih.net/

Amor Scan (http://amorscan.blogspot.com/) - Este é um blog que criei destinado especificamente à evangelização. Nele estão reunidas dezenas de mensagens (que você pode republicar) evangelísticas, além de alguns links para sites evangelísticos. 
Em relação a este blog, uso a estratégia de divulgar seus posts no Twitter, sempre com hashtags (os textos precedidos de #, que no Twitter servem como tags ou etiquetas) relacionadas aos temas expostos, por exemplo: #dor, #solidao #depressao #vazio #morte #paz e etc. E divulgo também amplamente em redes sociais como Orkut e Facebook. Um outro método que utilizo para divulgalção é, ao comentar algo em um site/blog secular, dentre todos os blogs que mantenho, deixo como link sempre o endereço deste blog. Tudo isso buscando atrair o máximo de visitantes não-crentes para que leiam a mensagem.

Lembrando que há muitos outros sites que oferecem recursos semelhantes.

Outro método oportuno é intercalar, entre os diversos posts de seu blog, textos evangelísticos, e também vídeos evangelísticos, como já há muitos no Youtube. Mesmo que seu blog seja, como já disse, de interesse estritamente evangélico. Você pode e deve se esforçar por escrever suas próprias mensagens, e relatar seus testemunhos. Mas não se constranja por copiar os textos dos sites indicados: eles existem para isso mesmo, para serem propagados aos quatro ventos, a tempo e fora de tempo. Basta citar o nome do autor (quando houver) e a fonte (site/revista/livro, etc.), sempre.

De grande impacto é a leitura de testemunhos, testemunhos das maravilhas que Jesus fez e faz nas vidas, muitas vezes demolindo as fronteiras do impossível! Para recursos neste sentido (texto, áudio e vídeo) indico o site Testemunho Onlinehttp://testemunhe.com.br/testemunhoonline/

Oportunos também são os sites que publicam Devocionais. Você pode reutilizar os textos, publicando-os em seu blog. Mas note que a maioria dos textos destes devocionais são para aqueles que já são cristãos; por isso procure em busca de mensagens focadas em evangelizar. Veja aqui uma farta lista de sites que publicam devocionais:


Há ainda uma terceira dica. Você pode criar aquilo que eu denomino de 'Blog de Pesca'.  Mas como assim? Você tem algum hobby, ou área de interesse extra-religiosa? Por exemplo, digamos que você aprecie o futebol, ou surf, ou qualquer outro esporte. Que tal criar um blog sobre isso? Criado o blog, você o preenche com o máximo e o melhor conteúdo relacionado ao tema que conseguir, além de listar bons links relacionados ao tema. E no blog você utiliza os métodos acima propostos: banners e links evangelísticos, e mensagens evangelísticas intercaladas entre os posts (sugiro uma proporção de 7/1, mas isso vai de cada um). Blogs assim são os chamados 'Blogs de Nicho', por se dedicarem a assuntos específicos ou de interesse restrito. Mas espere aí: Restrito? Sim, e acredite: isso é muito bom. Provavelmente serão poucos os blogs a tratarem do tema, e quanto menos concorrência, maior será sua visibilidade e chance de obter boas classificações nos buscadores (Google, etc.). Mas lembre-se de pesquisar muito bem o tema proposto, antes de iniciar os trabalhos. Você informará as pessoas, poderá construir novas amizades com aqueles interessados no mesmo que você (excelente oportunidade de evangelizar, pois este é e sempre será o melhor método de evangelismo - através de relacionamentos), aprenderá mais sobre o tema, pois se verá obrigado a pesquisar mais profundamente o assunto, e seu blog será um canal de evangelização 24 horas por dia, de alcance global. E QUE ATRAIRÁ PESSOAS QUE DE OUTRA MANEIRA NUNCA ENTRARIAM NUM BLOG 'EVANGÉLICO'. Os temas podem ser os mais variados: Artesanato, Culinária, Numismática... e uma excelente dica é você explorar o que podemos chamar de 'nicho do nicho', tipo: No tema Culinária, um blog dedicado a publicar somente Receitas com Café, ou Receitas com Frutas Típicas Brasileiras, por exemplo. No Artesanato: MosaicosArtesanato Marajoara (da ilha de Marajó, PA); Na Numismática (estudo e colecionismo de moedas e medalhas): Moedas do Século XVIII. Entendeu? E você não precisa abandonar seu blog 'principal' para dedicar-se a isso. Basta ir alimentando o blog quando for possível, ou programar postagens (1 por semana, 1 por quinzena, etc.), caso não disponha de muito tempo.
Eu por exemplo tenho um interesse um tanto quanto romântico por Faróis marítimos (!). Isso mesmo. Veja o blog que criei: http://farol1.blogspot.com/ Note lá os links sobre o tema Faróis, os links evangelísticos, e os banners, no meu caso em várias línguas (pois ao divulgar o blog via agregadores, Twitter e de outras formas, utilizo os termos relacionados em diversas línguas, para atrair também interessados não-lusófonos). E ainda estão lá os livros da Chamada para download. Ah, e para você ter uma idéia de nicho, depois de muitas buscas só encontrei um (1) blog em Português sobre o tema Faróis, e ele é lá de Portugal. 
E no início não se incomode com a questão do número de visitantes. Lance e continue a lançar a sua semente.

Mantenha a visão de Jesus, mantenha a visão de Pescador. E ocupemos os espaços. Na Web, como no Mundo, não existe neutralidade: quem não é por nós é contra nós, quem não trabalha para Cristo, trabalha (consciente ou inconscientemente) para o Adversário, não importa o quão simpático seja o sorriso do outro lado do monitor, não importam quão boas sejam as intenções. Ocupemos pois os espaços, antes que outros o façam. As ferramentas estão em nossas mãos.  
  
Os campos estão brancos, e os ceifeiros são ainda muito poucos. 
Sammis Reachers 

domingo, 20 de março de 2011

Propostas do Pastor Geremias do Couto para a Igreja Evangélica

Pastor Geremias do Couto
Há alguns meses prometi lançar uma campanha nacional neste blog. Reconheço que demorei bastante. São as muitas ocupações. Mas aí está. É uma proposta simples para que as igrejas, independente de sua filiação denominacional ou autonomia, suspendam certas práticas durante pelo menos um ano e depois parem para avaliar em que elas melhoraram, onde progrediram, ou se, ao contrário, houve algum retrocesso. Acho a última hipótese improvável, mas é um direito que cada igreja tem de fazer a própria avaliação. Caso o progresso seja percebido, aconselho que a suspensão seja mantida, pois o Reino de Deus só terá a ganhar.
Se você concordar com os termos abaixo, fique à vontade para reproduzir em seu blog (citada a fonte), afixar no mural de sua igreja, caso seja o pastor, ou encaminhar aos seus líderes para que eles tomem conhecimento e avaliem se vale ou não a pena aderir à campanha.
Às propostas:
1. Deixe de promover eventos festivos um atrás do outro, que acarretam enormes despesas à igreja e pouco resultado trazem à vida espiritual dos crentes e à evangelização, mas não abra mão dos cultos “normais”, onde todos podem ser edificados mutuamente. Aqui a comunhão pode ser experimentada em sua dimensão mais profunda.
2. Pare de criar nomenclaturas para definir um culto do outro, como, por exemplo, “culto da vitória”, “culto de libertação”, “culto de avivamento”, “culto da virada” etc., pois culto se presta a Deus de acordo com os elementos descritos no Novo Testamento, e todos eles, quando prestados de fato ao Senhor, cumprem todas as finalidades bíblicas.
3. Reprograme as atividades extra-cultos em sua igreja, entre elas os ensaios dos diferentes departamentos musicais, para não correr o risco de um ativismo improdutivo e ter os horários de tal maneira ocupados com tantas programações que o tempo para o verdadeiro culto a Deus seja escasso, trazendo sérios prejuízos espirituais à vida dos crentes.
4. Tome a decisão radical de não convidar cantores famosos para “abrilhantar” os festejos da igreja (até porque estes em grande parte já não mais farão parte do calendário, pelo menos por um ano) e você descobrirá quantos talentos escondidos na própria igreja poderão ser aproveitados, sem custo algum, nos cultos regulares ou em outro evento extremamente indispensável. Além disso, se não houver demanda, os cantores (sem cair no terreno da generalização) deixarão de cobrar os elevados cachês e, quem sabe, aprendam a ver o que fazem como ministério e não como profissão.
5. Não deixe também de valorizar o cântico congregacional. Uma igreja que adora a Deus unida pode experimentar a vida comunitária com muito maior comunhão e proveito do que aquela em que os membros são meros assistentes de culto. Vêm e vão sem nenhum comprometimento com a vida comunitária.
6. De igual modo, pare de convidar pregadores renomados, os quais seguem a mesma linha dos cantores “profissionais” e chegam nas igrejas com os DVDs (ou CDs) da mensagem ainda a ser pregada já prontos para serem colocados à venda na porta da igreja por um preço bem módico. Quem sabe eles (sem cair também no terreno da generalização) da mesma forma aprendam e passem a servir e não buscar serem servidos.
7. Na ausência dos pregadores que não serão mais convidados, pare de “encher linguiça” durante os cultos, não mais ofereça “capim seco” às suas ovelhas, mas prepare-se para a cada culto ter sempre uma nova mensagem bíblica, cristocêntrica, sem apelar para os conhecidos e já surrados chavões, que alimente o povo e lhe aguce o desejo de voltar nos próximos cultos.
8. Pare de valorizar o formalismo da oração, que envaidece o coração farisaico, mas ensine a sua igreja o que significa orar e torne isso parte do metabolismo espiritual dos crentes de maneira que a oração, a conversa com Deus, profunda, livre e sincera, permeie tudo quanto a igreja faça.
9. Pare de promover eventos evangelísticos, mas faça com que a igreja encarne a paixão pelas almas e passe a empregar o velho (mas sempre novo) evangelismo pessoal como meio de alcançar os perdidos para Cristo. Uma boa maneira maneira é estimular a cada um para que se comprometa a orar, fazer amizade e convidar os seus parentes, amigos e vizinhos com regularidade para que assistam os cultos e ouçam a Palavra de Deus, Não é preciso ir longe. O campo está perto de cada crente. Saiba que 99% das pessoas que frequentam a igreja, hoje, foram trazidas por alguém e não por um “programa”.
10. Valorize os cultos nos lares, de maneira sistemática, sem se preocupar com nomenclatura. A igreja primitiva se reunia no templo e nas casas e a maioria absoluta das igrejas existentes tiveram início em reuniões familiares.
11. Pare de fazer conchavos políticos e buscar os favores de candidatos para esta ou aquela atividade. O custo não vale a pena, compromete a voz profética e gera insatisfação entre os crentes. A melhor coisa que uma igreja faz é realizar as suas atividades com a própria receita. Quem quiser contribuir, que o faça em oculto, quando os diáconos passarem com as salvas ou quando os crentes forem chamados ao gazofilácio.
12. Resista a tentação de não cumprir as propostas acima. Sempre haverá os insatisfeitos que forçarão a barra. O risco é grande de você quebrar o compromisso, mas a perseverança é companheira dos que querem alcançar os seus objetivos. Portanto, siga em frente, olhando apenas para Jesus. Você não será decepcionado.
Conclusão
Posso afirmar com segurança, que, com essas decisões, entre tantas outras que podem ser tomadas, sua igreja, ao final de um ano, terá progredido muito mais em todos os sentidos do que se você insistir com esse sistema carcomido que muito aparenta, mas pouca eficácia tem para a igreja como corpo vivo de Cristo na terra.
Experimente