quinta-feira, 28 de julho de 2011

Abecedário da Bíblia

Essa e outras imagens de uso livre em Imagens Cristãs no Flickr

A Bíblia é:

A – Âncora da alma
B – Bússola do navegante
C – Capacete da Salvação
D – Diretriz para o viver cristão
E – Espada do Espírito
F – Flecha do Valente
G – Guardiã do viajor
H – Horizonte sem par
I – Invencível Palavra de Deus
J – Jóia dada por Deus
L – Lenitivo para o coração aflito
M – Manancial de riquezas
N – Nutrição do salvo
O – Oásis de amor
P – Provisão para a alma sedenta
Q – Quinhão de delícias
R – Rio de águas vivas
S – Saúde para o espírito abatido
T – Tesouro incomparável
U – Unção para o pregador
V – Vereda certa para o justo
X – Xilógrafo que imprime nosso caráter
Z – Zelo de cada cristão



Pr.Natanael Santos
Colhido na página do autor no Facebook

quarta-feira, 27 de julho de 2011

JOHN STOTT FALECEU HOJE EM LONDRES


Aos 90 anos líder escreveu 40 livros, alguns publicados no Brasil


    Faleceu na tarde desta quarta-feira, 27, o líder e evangelista londrino John Stott. Segundo informações do presidente do ministério que carrega o nome do líder, Benjamin Homam, a morte aconteceu às 3:15 (horário de Londres) por complicações relacionadas à sua idade avançada -Stott tinha 90 anos-. Nas últimas semanas, Stott já não vinha se sentindo bem.
     Família e amigos haviam se reunido recentemente com Stott. Homam frisou ainda que o ministério já se preparava para o pior. “Stott deixou um exemplo impecável para lideres de ministérios em todo o mundo. Deixou para muitos um amor pela igreja global, e uma paixão pela fidelidade bíblica e amor pelo Salvador”.
   Considerado uma das mais expressivas vozes da Igreja Evangélica contemporânea, o inglês Jonh Stott nasceu em 27 de abril de 1921. Foi um agnóstico até 1939, quando ouviu uma mensagem do reverendo Eric Nash e se converteu ao cristianismo evangélico.
    Estudou Línguas Modernas na Faculdade Trinity, de Cambridge. Foi ordenado pela Igreja Anglicana em 1945, e iniciou suas atividades como sacerdote na Igreja All Souls, em Langham Place. Lá continuou até se tornar pastor emérito, em 1975. Foi capelão da coroa britânica de 1959 a 1991.
     Stott tornou-se ainda mais conhecido depois do Congresso de Lausanne, em 1974, quando se destacou na defesa do conceito de Evangelho Integral – uma abordagem cristã mais ampla, abrangendo a promoção do Reino de Deus não apenas na dimensão espiritual, mas também na transformação da sociedade a partir da ética e dos valores cristãos.
     Em 1982, fundou o London Institute for Contemporary Christianity, do qual hoje é presidente honorário. Escreveu cerca de 40 livros, entre os quais Ouça o Espírito, ouça o mundo (ABU), A cruz de Cristo (Vida) e Por que sou cristão (Ultimato).
     Leia uma mensagem do evangelista John Stott:

     O PASTOR COMO DESPENSEIRO
     Preletor: John Stott
     O 'gerente da casa' tem a responsabilidade de cuidar dos depósitos de Deus     
Ler a mensagem 

domingo, 24 de julho de 2011

30 Dias de Oração pelo Mundo Muçulmano - Participe e envolva a sua igreja!



Junte-se aos milhões de Cristãos ao redor do mundo que já participaram no maior enfoque de oração internacional em andamento pelo mundo Muçulmano.
O próximo Ramadan será nosso vigésimo esforço de oração, e nosso aniversário de 20 anos. Ecesse o site e baixe o livreto de oração para você acompanhar e orar junto com sua igreja, grupo pequeno, célula, família ou em particular!
Ore pelos Muçulmanos com Fé, Esperança e Amor!
Acesse o site: http://www.30-dias.org/

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Gravação Coletiva de Bíblia em Áudio - Contribua com a sua voz!


A idéia é você GRAVAR COM A SUA VOZ um capítulo da Bíblia, em áudio WMA ou MP3, pelo seu PC/Notebook/Celular/Gravador Digital/Etc, via microfone, com fundo musical ou não, e enviar para o organizador do projeto, Ricardo Miranda.

Depois tudo será reunido e colocado à disposição na internet PARA DOWNLOAD gratuito. E as melhores gravações serão veiculadas na Rádio TELE-FÉ, do Pr.Norberto Marquardt.

Vamos começar com os SALMOS?

Quem quer participar???

Quem quiser participar escreva para o Ricardo: ricardo.estandarte@gmail.com
para saber qual livro gravar.

Os arquivos serão assim nomeados (por exemplo):

Salmos(23)PorRicardoMiranda.mp3
Proverbios(11)PorMarceloToledo.mp3

Participe desta iniciativa com a sua voz!

sábado, 16 de julho de 2011

Porque há medo em evangelizar?



http://www.evangelizabrasil.com


Parece que a maioria das pessoas teme ouvir uma pergunta a qual não esteja preparada para responder. Esse despreparo tem três motivos principais: 1) O mundo está mais complexo, há mais informação e várias correntes contrárias ao Evangelho desenvolveram ‘anticorpos’ ou apologias contra os evangélicos; 2) A igreja está menos bíblica, existe menos ensino e menos pregação expositiva – os crentes não manejam bem a Palavra da Verdade; 3) O pluralismo religioso e a pós modernidade nos deram um mundo com valores incongruentes, não há mais a mesma dualidade simples de quando éramos apenas católicos ou protestantes.
De um modo geral, o medo de evangelizar vem da desobediência ao ensino de Pedro quando disse: “Antes, santifiquem Cristo como Senhor em seu coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.” 1Pe 3:15, 16.


Como evangelizar?


A melhor forma de evangelizar é aquela em que você se sentir mais à vontade. De um modo geral as formas de evangelizar podem ser classificadas pelas quatro funções da missão bíblica da Igreja: Didática (ensino), Kerigmática (pregação), Martírica (testemunho) e Vicária (serviço). Em qualquer uma delas é o conhecimento da Verdade (a Palavra de Deus) pela pessoa evangelizada que indica se a evangelização aconteceu ou não.


sexta-feira, 15 de julho de 2011

O cristão e as armas de fogo - para quem ainda tem alguma dúvida


 

ARMAS, SIM OU NÃO?

No dia 23 de junho de 2011 um jovem atirou com uma espingarda de pressão, da sacada do seu apartamento, no 14º. andar, contra três meninas que brincavam num chafariz em Santo André, SP. Ao perceber as meninas feridas, o pai de uma delas ainda viu o jovem saindo de onde ele tinha atirado, e chamou a polícia. Ao prendê-lo, a polícia encontrou em seu poder a arma utilizada e mais um revólver com a numeração raspada, várias armas de brinquedo e 15 outras armas não de fogo.

Pode um cidadão comum possuir uma arma? Esta é uma importante questão social, que afeta diretamente a nossa vida, por isso, como cristãos, precisamos assumir uma posição. E nem é tão difícil, pois a este respeito há pelo menos três ensinos claros de Jesus.

O primeiro deles está em Mateus 5:9: “Bem aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”. Esta sétima bem-aventurança estabelece uma relação de interdependência entre duas qualificações: a de pacificador e a de filho de Deus. Ser pacificador é ser filho de Deus, e vice-versa. É evidente que não é pacificador aquele que, não sendo um representante da lei, carrega ou possui uma arma. Sua clara intenção é, no mínimo, revidar qualquer agressão ou ameaça, quando não ele próprio cometê-la.

O segundo ensino de Jesus sobre esta questão está em Mateus 5:38,39: “Ouviste o que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra”. Trata-se do princípio da não-violência, praticado por Ghandi na sua luta vitoriosa pela independência da Índia, e pelo pastor batista Martin Luther King, na sua luta, também vitoriosa, pelos direitos dos negros na América do Norte. O princípio de Jesus é o da não-violência “porque a ira do homem não produz a justiça de Deus” (Tiago 1:20).

O terceiro ensino de Jesus está em Mateus 26:52: “Todos os que lançam mão da espada, à espada perecerão”. Se prestarmos atenção ao texto em torno dessa afirmação, veremos que Jesus estava dizendo que vencedor é aquele morre por tentar dar a vida, e não aquele que morre por tentar tirar a vida. O apóstolo Paulo disse que “a autoridade traz a espada” por ser “ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal” (Romanos 13:4). Portanto, somente a autoridade pode usar armas, e com o fim exclusivo de defender a sociedade contra os malfeitores.

Por esses e por outros ensinos da Palavra de Deus, é que a nossa posição é pela proibição de posse de armas aos cidadãos comuns.

Pr. Sylvio Macri

terça-feira, 12 de julho de 2011

O maior inimigo do pastor



DR. DAVID MURRAY



"Eu mereço mais que essas pessoas!"

O maior inimigo do pastor é o orgulho, e ele é especialmente perigoso para jovens pastores (I 

Tm 3.6). 


Causas particulares para o orgulho:

Dons Públicos. Como seus dons são exercidos publicamente (ao contrário daqueles que são mais privados e não são vistos nos diversos ministérios), eles tendem a ser mais reconhecidos, admirados e louvados.

Status Oficial. Como muitos do povo de Deus respeitam e honram o ofício do pastor (algumas vezes sem se preocupar com quem o faz), você tende a pensar que é você a quem eles honram e respeitam. Antropocentrismo. Quando as pessoas são abençoadas sob seu ministério, elas constantemente atribuirão a benção a você, e não a Deus.

Ideias Mundanas de Liderança. Você se vê “no comando de todas essas pessoas”, ao invés de servo delas.

Inexperiência. É típico da Igreja colocar jovens não testados e inexperientes em posições de alta responsabilidade sem passar pela “escola de duras pancadas da humildade”. Talvez sem nunca terem sido liderados, eles nem sabem liderar também.

Entendimento Ruim do Chamado ao Ministério. Paulo não via o ministério pastoral como um prêmio que ele tinha conquistado. Para Paulo, isso era obra da graça, um presente imerecido, assim como a salvação (Ef 3.8). 

As Consequências Pastorais do Orgulho

Se você cai em orgulho, haverá sérias consequências no seu ministério. 
Você começará a depender dos seus dons, em vez de depender de Deus. 
Você irá se tornar impaciente com seus irmãos menos dotados do seu ministério ou entre os presbíteros. 
Você se tornará negligente e insensível com os costumes e tradições do passado. 
Você resistirá à critica pessoal e conselhos maduros. 
Você ficará descontente e desestimulado porque “eu mereço mais que essas pessoas!”. 
Você se considerará acima dos trabalhos pequenos e corriqueiros da congregação. 
Você parará de aprender porque, afinal, já sabe mais do que qualquer um. Você pode cair na “condenação do diabo” (I Tm 3.6). A Cura Pessoal do Orgulho
Deixe essas duas frases serem as batidas do coração do seu ministério

1. Eu sou um pecador.

Lembre-se de quem você era (pense nos pecados dos quais você foi liberto)
Lembre-se o que você poderia ser agora (Se Deus não tivesse alcançado você)
Lembre-se de quem você é (desvende seu próprio coração)
Lembre-se de quem você ainda poderia ser (se Deus removesse sua graça contentora)

2. Eu sou um servo.

Um servo de Deus (não independente, mas dependente de Deus para liderar, comandar e abençoar)
Um servo do povo de Deus (não seu senhor ou soberano)
Um servo de pecadores (não despreze os não-salvos, mas fique de joelhos por eles)
Um servo dos servos (não concorra com outros pastores, mas sirva-os)
Um servo do Servo (aquele que diz, “Está no meio de vós aquele que serve” e “o servo não é maior que o seu Mestre”). 

Traduzido por Rafael Bello 
Fonte: http://www.sepal.org.br

quinta-feira, 7 de julho de 2011

CRONOLOGIA DAS IGREJAS EVANGÉLICAS NO BRASIL


Monumento em homenagem à primeira Ceia Protestante, 
na Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro

SEQUENCIA DAS INFORMAÇÕES
Ano - Data - Igreja - Evento - Observação


1557 - 07 de Março - Igreja Calvinista
1ºs Missionários Chegam ao Brasil: os primeiros missionários calvinistas (huguenotes-franceses), enviados por João Calvino à França Antártica, antiga colônia francesa na Baía de Guanabara no atual Estado do Rio de Janeiro. Eram liderados pelos Reverendos Pierre Richier e Guillaume Chartier.


10 de Março Igreja Calvinista
1º Culto Protestante Realizado o primeiro culto protestante nas Américas, oficiado pelo Reverendo Pierre Richier.


21 de Março Igreja Calvinista
1ª Santa Ceia - No domingo, 21 de março, houve a primeira celebração da Ceia do Senhor sob o rito calvinista.


1816 – ND - Igreja Anglicana
1º Capelão chega ao Brasil na cidade do Rio de Janeiro - RJ, o primeiro capelão anglicano, Robert C. Crane.


1822 - 26 de Maio - Igreja Anglicana
1ª Igreja Inaugurada no Rio de Janeiro - RJ, a primeira capela anglicana, direcionada aos estrangeiros anglicanos, na sua maioria ingleses.


1824 – ND - Igreja Luterana
Inicio da imigração alemã - Chegam ao Brasil os primeiros luteranos vindos da Alemanha para a Região Sul. Mais precisamente em São Leopoldo, RS e Blumenau, SC.


1855 - 10 de Maio - Igreja Congregacional
1ºs Missionários Chegam ao Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, RJ. O primeiro casal de missionários da Igreja Congregacional, Robert Reid Kalley (escocês) e Sarah Poulton Kalley (inglesa).


1858 - 11 de Julho - Igreja Congregacional
Fundação da 1ª Igreja de estilo congregacional 1ª Igreja Evangélica de estilo congregacional e de fala portuguesa no Brasil: A Igreja Evangélica Fluminense fundada pelo missionário escocês Robert R. Kalley.
Em 1913 junta-se à União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil.


1858 - 12 de agosto - Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)
1º Missionário Primeiro missionário presbiteriano chega ao Brasil, Ashbel Green Simonton.


1862 - Janeiro - Igreja Presbiteriana do Brasil
Fundação da Denominação - Fundador: Ashbel Green Simonton, missionário americano. Fundada na cidade do Rio de Janeiro, RJ.


1864 - ND - Igreja Presbiteriana do Brasil
1º Jornal Evangélico do Brasil, "Imprensa Evangélica", fundado por Ashbel G. Simonton.


1865 - ND - Igreja Presbiteriana do Brasil
1º pastor brasileiro - José Manoel da Conceição, ex-padre, foi o primeiro brasileiro a ser pastor.


1867 – Agosto - Igreja Metodista
1º Missionário Junius Estaham Newman (americano) chega ao Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, pioneiro da obra metodista permanente no Brasil, fixando-se na cidade de Saltinho, próximo a Santa Bárbara d'Oeste, SP.


1871 - Agosto Igreja Metodista
Fundação da Denominação - Reverendo Newman organiza, com nove membros a 1ª Igreja Metodista no Brasil, em Saltinho, interior de São Paulo.
Origem: Igreja Metodista Episcopal do Sul - EUA embora não apoiada oficialmente por essa organização.


1871 - 10 de Setembro - Igreja Batista
Fundação - Igreja para imigrantes norte-americanos. Em 1871 o primeiro grupo batista se estabeleceu em Santa Bárbara, onde fundaram a primeira igreja batista em solo brasileiro.
Os fundadores foram os Pr. Richard Ratcliff e o Pr. Robert Porter Thomas.
Os cultos eram realizados em inglês, para servir aos imigrantes norte-americanos.


1879 - 11 de Setembro - Igreja Evangélica Brasileira
Fundação da Denominação - Fundador: Doutor Miguel Vieira Ferreira.
Fundada na cidade de Rio de Janeiro, RJ.


1882 - ND - Igreja Batista do Brasil
Fundação da Denominação - Foi organizada a primeira Igreja Batista do Brasil na cidade de Salvador - BA, pelos missionários Willian Buck Bagby e sua esposa Anne Luther Bagby.
Onde vinte cinco anos depois seria fundada a Convenção Batista Brasileira.


1885 – ND - Igreja Metodista
1º Pastor Metodista Bernardo de Miranda é o primeiro brasileiro nomeado como pastor metodista.


1886 – ND - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
Fundação da Organização - Organizado o Sínodo Rio-Grandense da Igreja Evangélica Alemã, que em 1968 se tornaria a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.


1890 - 01 de Junho - Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
Fundação da Denominação - Fundadores: missionários Lucien Lee Kinsolving e James Watson Morris. Fundada na cidade de Porto Alegre, RS.


1901 - 25 de Agosto - Igreja Cristã Evangélica do Brasil (ICEB)
Fundação da Denominação - Fundador: Reginaldo Young (canadense).
Fundada na cidade de São Paulo, SP. Sede: Anápolis, GO.


1903 - 31 de Julho - Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPI)
Fundação da Denominação - Fundador: Reverendo Eduardo Carlos Pereira.
Fundada a cidade de São Paulo, SP. Sede: São Paulo, SP. Dissidência: Igreja Presbiteriana do Brasil.


1904 - 24 de Junho - Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB)
Fundação da Denominação - Fundador: diversos pastores luteranos.
Fundada na cidade de São Pedro do Sul, RS. Sede: Porto Alegre, RS.
Origem: Igreja Luterana - Sínodo de Missouri.


1907 - Julho - Convenção Batista Brasileira (CBB)
Fundação - Fundada por 32 delegados que representavam 39 igrejas, reunidos na cidade de Salvador, BA


1910 ND Congregação Cristã no Brasil


(CCB) Fundação Denominação - Fundador: Louis Francescon (italiano).


Fundada na cidade de Santo Antônio da Platina, PR.


Sede: São Paulo, SP.


1910 - 19 de Novembro - Igreja Evangélica Assembléia de Deus (IEAD)
Missionários suecos Chegam ao porto de Belém, capital do Estado do Pará. Os missionários suecos batistas Gunnar Vingren e Daniel Berg, vindos dos EUA, ao chegarem naquela cidade são acolhidos pela Igreja Batista local.


1911 - 18 de Junho - Igreja Evangélica Assembléia de Deus
1º Batismo com Espírito Santo - Na madrugada do dia 18 de junho de 1911, na cidade de Belém, PA. Em uma vigília de oração dirigida pelos missionários suecos batistas Gunnar Vingren e Daniel Berg. A Sra Celina Albuquerque foi a primeira crente a receber o batismo no Espírito Santo.


18 de Junho - Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Fundação da Denominação - Fundadores: Missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg (suecos). Fundada na cidade de Belém, PA. Adotando o nome de Missão da Fé Apostólica.


1912 - 3 de Setembro - Convenção das Igrejas Batistas Independentes (CIBI)
Inicio Missão - Fundador: Missionário Erik Jansson (sueco). Fundada na cidade de Guarani das Missões, RS.


1913 - ND - União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (UIECB)
Fundação da Organização - Treze igrejas locais originárias do trabalho do casal Kalley, se reuniram e formaram a UIECB - União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil.


1918 - 18 de Janeiro - Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Alteração do Nome - Por sugestão de Gunnar Vingren, passou a chamar-se Assembléia de Deus.


1925 - 15 de Julho - Igreja Evangélica Holiness do Brasil
Inicio - Missão Chega ao Brasil o missionário japonês Pastor Takeo Monobe, dando inicio ao trabalho de visitação e evangelização no estado de São Paulo.


1926 - ND - Igreja Evangélica Holiness do Brasil
Fundação da Denominação - Com a chegada da esposa do Pastor Takeo Monobe ao Brasil, é estabelecida na cidade de São Paulo, na rua Conde de Sarzedas no bairro da Liberdade a sede da denominação.


1930 – 02 de Setembro - Igreja Metodista do Brasil
Autonomia Na Igreja Metodista Central da cidade de São Paulo, foi organizada a Igreja Metodista do Brasil. O primeiro bispo eleito foi o missionário John Willian Tarboux.


13 de Dezembro - Igreja de Cristo no Brasil (IC)
Fundação da Denominação - Fundadores: membros oriundos da Assembléia de Deus destacando-se o Pastor Manoel Higino de Souza.
Fundada na cidade de Mossoró, RN.
Dissidência: Igreja Evangélica Assembléia de Deus.
Motivo: Salvação apenas pela fé e não por obras uma vez salvo não se perde a salvação.


1935 - 09 de Janeiro - Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil
Fundador: missionário da "A Igreja de Cristo Pentecostal" Reverendo Horace S. Ward oriundo dos EUA.


1936 - 17 de Maio - Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo (INSJC)
Fundação da Denominação - Fundador: Pastor Marcos Batista.
Fundada na cidade de São Paulo, SP.
Sede: São Paulo, SP.


1936 - 01 de Novembro - Igreja Metodista Livre(IMEL)
Fundação da Denominação - Fundadores: Reverendos Daniel Masayoshi Nishizumi e Hiroyuki Hayashi (japoneses).
Fundada na cidade de São Paulo, SP.
Sede: descentralizada.
Origem: Igreja Metodista Livre do Japão


1937 - 24 de Janeiro - Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil
Fundação da Denominação - Fundador: Reverendo Horace S. Ward (americano).
Fundada na cidade de Serra Talhada, PE.
Sede: Mogi Guaçu, SP.
Origem: A Igreja de Cristo Pentecostal - EUA.


1939 - ND - Missão Evangélica Pentecostal do Brasil (MEPB)
Fundação da Denominação - Fundadores: missionários Harland e Hazel Graham (americanos).
Fundada na cidade de Manaus, AM.
Sede: Natal, RN.
Origem Igreja da Beira da Estrada - Seattle, EUA.


1940 - 11 de Fevereiro - Igreja Presbiteriana Conservadora do Brasil
Fundação da Denominação - Fundadores: membros da Liga Conservadora da IPI, sob a liderança do Reverendo Bento Ferraz.
Sede: São Paulo, SP.
Origem: Igreja Presbiteriana Independente.


1942 - 11 de Janeiro - Igreja Evangélica Congregacional do Brasil (IECB)
Fundação da Denominação - Fundador: Pastor Karl Spittler dentre outros.
Fundada na cidade de Panambi, RS.
Sede: Panambi, RS.
Origem: A IECB foi apoiada pela Igreja Evangélica Congregacional da Argentina e dos EUA.


1948 - 25 de Março - Igreja de Cristo no Brasil
Chega na cidade do Rio de Janeiro - RJ, o primeiro casal de missionários americanos Lloyd David Sanders e Ruth Sanders com a missão de estabelecer a "Igreja de Cristo" no Brasil.


1949 – ND - Igreja de Cristo no Brasil
Fundação da Denominação - Fundador: Missionário e Pastor Lloyd David Sanders.
Fundada na cidade de Goiânia, GO.
Sede: descentralizada.
Origem: Igreja de Cristo - EUA


1951 - 15 de Novembro - Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ)
Fundação da Denominação - Fundador: Missionário Harold Edwin Willians (americano).
Fundada na cidade de São João da Boa Vista, SP.
Sede: descentralizada.
Origem: Igreja do Evangelho Quadrangular - EUA


1952 - 22 de fevereiro - Convenção das Igrejas Batista Independentes (CIBI)
Fundação da Denominação - Fundador: Missionário Erik Jansson (sueco).
Fundada na cidade de Guarani das Missões, RS.


1955 - ND - Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo (OBPC)
Fundação da Denominação - Fundador: Missionário Manoel de Mello e Silva.
Fundada na cidade de São Paulo, SP.
Sede: São Paulo.
Dissidência: Igreja do Evangelho Quadrangular.


1962 - 03 de Junho - Igreja Pentecostal Deus é Amor (IPDA)
Fundação da Denominação - Fundador: Missionário David M. Miranda.
Fundada na cidade de São Paulo, SP.
Sede: "Templo da Glória de Deus" na cidade de São Paulo.
Dissidência: Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo.


1963 - 12 de Julho - Igreja Unida (IU)
Fundação da Denominação - Fundador: Pastor Luiz Schiliró.
Fundada na cidade de São Paulo, SP.
Fusão das Igrejas: Igreja Cristã Pentecostal de Evangelização e Cura Divina “Maravilha de Jesus"; Igreja Evangélica do Povo e Igreja Cristã Evangélica Unida.


1964 - 09 de Junho - Igreja Tabernáculo Evangélico de Jesus
Casa da Benção (ITEJ)
Fundação da Denominação - Fundador: Doriel de Jesus.
Fundada na cidade de Belo Horizonte, MG.
Sede: Catedral da Benção na cidade de Taguatinga, DF.
Dissidência: Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo.


1965 - Janeiro - Convenção Batista Brasileira (CBB)
Exclui 32 igrejas Em Niterói - RJ, a CBB exclui 32 igrejas de seu rol, por terem aceitado a doutrina pentecostal dos dons do Espírito Santo em sua liturgia.


1966 - Janeiro - Convenção Batista Nacional (CBN)
Fundação da Organização - Sobe para 52 igrejas recém desligadas da CBB, devido a aceitação da doutrina pentecostal. Devido aos fatos os pastores Ilton Quadros e Artue Freire, criam a Ação Missionária Evangélica.


1967 - 05 de Janeiro - Igreja Metodista Wesleyana (IMW)
Fundação da Denominação - Fundador: diversos pastores da Igreja Metodista do Brasil que aderiram ao movimento de renovação.
Fundada na cidade de Nova Friburgo, RJ.
Sede: Nova Friburgo, RJ.
Dissidência: Igreja Metodista do Brasil.


1967 - 10 de Agosto - Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB)
Fundação da Denominação - Fundadores: diversos pastores oriundos da UIECB.
Sede: João Pessoa, PB.
Dissidência: União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil.
Motivo: Batismo com Espírito Santo.


1967 - 16 de Setembro - Convenção Batista Nacional (CBN)
Fundação da Denominação - Por ocasião da primeira Assembléia Geral, realizada na Igreja Batista da Lagoinha em Belo Horizonte - MG, com a presença de 43 representantes de 19 igrejas a AME - Ação Misssionária Evangélica passa a se chamar Convenção Batista Nacional.


1967 - Outubro - Igreja Cristã Maranata (ICM)
Fundação da Denominação - Fundada na cidade de Vila Velha, ES.
Sede: Vila Velha, ES.
Dissidência: Igreja Presbiteriana do Brasil.


1968 - ND - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
Fundação da Denominação - Surge a partir da união dos: Sínodo Rio-Grandense da Igreja Evangélica Alemã (1886); Sínodo Evangélico Luterano de Santa Catarina, Paraná e outros Estados da América do Sul (1905); Associação de Comunidades Evangélicas de Santa Catarina e Paraná (1911); Sínodo Evangélico do Brasil Central.


1977 - 09 de Julho - Igreja Universal do Reino de Deus (IURD)
Fundação da Denominação - Fundadores: Bispo Edir Macedo e Romildo R. Soares (R. R. Soares).
Fundada na cidade do Rio de Janeiro, RJ.
Sede: "Templo da Glória do Novo Israel" - Rio de Janeiro, RJ.
Dissidência: Igreja de Nova Vida.


1978 - 10 de Setembro - Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPU)
Fundação da Denominação - Fundadores: diversos pastores oriundos da IPB.
Fundada na cidade de Atibaia, SP.
Sede: Vitória, ES.
Dissidência: Igreja Presbiteriana do Brasil.


1980 - ND - Igreja Internacional da Graça de Deus
Fundação da Denominação - Fundador: Romildo Ribeiro Soares mais conhecido como Missionário R.R. Soares.
Fundada na cidade de Duque de Caxias, RJ.
Sede: São Paulo, SP.


Dissidência: Igreja Universal do Reino de Deus.


1985 - ND - Igreja Evangélica Cristo Vive
Fundação da Denominação - Fundador: Apóstolo Miguel Ângelo (angolano).
Fundada na cidade do Rio de Janeiro, RJ.
Sede: Rio de Janeiro, RJ.
Dissidência: Igreja de Nova Vida.


1986 - ND - Igreja Apostólica Renascer em Cristo
Fundação da Denominação - Fundadores: Apóstolo Estevam Hernandes e Bispa Sônia Hernandes.
Fundada na cidade de São Paulo, SP.
Sede: São Paulo, SP.
Dissidência da Igreja Cristã Pentecostal da Bíblia.


1987 - ND - Igreja de Cristo Internacional
Fundação da Denominação - Fundadores: Mike e Anne-Brigitte Taliaferro.
Fundada na cidade de São Paulo, SP.
Sede: São Paulo, SP.
Origem: Igreja de Cristo Internacional - Boston - EUA.


1991 - 30 de Junho - Igreja Pentecostal de Jesus Cristo (IPJC)
Fundação da Denominação - Fundador: Pastor Ademar Alves Lacerda.
Fundada na cidade de Curitiba, PR.
Sede: Curitiba, PR.
Dissidência: Igreja Pentecostal Deus é Amor.


1992 - Fevereiro - Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra (SNT)
Fundação da Denominação - Fundadores: Bispos Robson e Maria Rodovalho.
Fundada na cidade de Brasília, DF.
Sede: Brasília, DF.


1993 - Março - Ministério Apascentar de Nova Iguaçu
Fundação da Denominação - Fundador: Pastor Marcus Gregório e Pastora Christina Almeida.
Fundada na cidade de Nova Iguaçu, RJ.
Sede: Nova Iguaçu, RJ.


1994 - ND - Igreja Apostólica Fonte da Vida
Fundação da Denominação - Fundador: Apóstolo César Augusto M. de Sousa.
Fundada na cidade de Goiânia, GO.
Sede: Goiânia, GO.


1995 - 07 de Outubro - Igreja Visão Missionária (IVM)
Fundação da Denominação - Fundador: Pastor Alexandre da Rosa.
Fundada em Blumenau, SC.
Sede: Curitiba, PR.
Dissidência: Igreja Pentecostal de Jesus Cristo e Igreja Pentecostal Deus é Amor.


1998 - 09 de Março - Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD)
Fundação da Denominação - Fundador: Apóstolo Valdomiro Santiago.
Fundada na cidade de Sorocaba, SP.
Sede: Templo dos Milagres na cidade de São Paulo, SP.
Dissidência: Igreja Universal do Reino de Deus.


2000 - 04 de Julho - Igreja Evangélica Templo das Águias (IETA)
Fundação da Denominação - Fundadores: Pastores Sérgio de Castro Oliveira, Sérgio P. Negrão e Iran S. Negrão.
Fundada na cidade de Curitiba capital do Paraná.
Sede: Curitiba, PR.
Dissidência: Igreja do Evangelho Quadrangular.


Fonte: http://jrazevedo1979.blogspot.com/2011/01/cronologia-das-igrejas-e (adaptado)

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Donos do Creative Commons disponibilizam livro grátis na web

O Creative Commons é conhecido por ser um projeto abrangente na internet, que mudou os paradigmas na maneira como licenciamos conteúdo da web. Através dele, é possível permitir que outras pessoas reproduzam conteúdo ou até o modifiquem, de modo comercial ou não.
Essa forma de pensamento surgiu através de um movimento que apareceu na própria rede há alguns anos: a cultura do remix. Nela, é possível pegar muitas referências presentes na tela do computador, remixá-las com algo novo e transformá-las em um produto totalmente diferente.
O assunto já rendeu diversas publicações, principalmente em livros escritos e distribuídos pela própria internet em PDF. Agora, é a vez dos CEOs e presidentes da Creative Commons, Catherine Casserly e Joi Ito, explicarem nos mínimos detalhes do que se trata a sua forma de licenciamento através do livro “The Power of Open”.
O mesmo se encontra disponível em formato PDF e totalmente grátis neste link. Com apenas 46 páginas, o conteúdo coleta histórias de sucesso de artistas e outras pessoas que utilizam a licença em suas criações ou que trabalham criando em cima de quem se licencia dessa maneira.
“The Power of Open” também mostra que há diversas grandes empresas, diretores de cinema e sites governamentais que trabalham utilizando a filosofia do Creative Commons. Há várias empresas conhecidas que apoiam o projeto, como o Google, Mozilla, Microsoft e até a Faculdade Getúlio Vargas (FGV), em que o economista Ronaldo Lemos é coordenador do Creative Commons no Brasil.
Via http://networkedblogs.com