quinta-feira, 30 de agosto de 2012

VII Seminário de Ciências Bíblicas no RJ - Entrada franca


A cidade do Rio de Janeiro (RJ) receberá pela sétima vez o tradicional Seminário de Ciências Bíblicas. Promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), o evento será realizado nos dias 20 e 21 de setembro 2012, na Capela da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no campus Maracanã. 

A iniciativa visa contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o Livro Sagrado. Para isso, reúne palestras que abordam aspectos sobre tradução da Bíblia e sua história, bem como a aplicação dos ensinamentos do Livro Sagrado em diferentes setores sociais, na igreja, na família e na escola, entre outros. Realizados desde o ano 2000, esses encontros já alcançaram milhares de pastores, líderes cristãos, obreiros, professores de escola bíblica e seminaristas. 

A edição da capital fluminense terá dois painéis principais, além de espaço para uma sessão de perguntas e respostas. Na ocasião, haverá também apresentações musicais de corais das igrejas da Assembléia de Deus em Madureira e da Orquestra da UCADERJ ( União dos Corais das Assembléias de Deus do Estado do Rio de Janeiro). Além disso, o ônibus-ambulatório ‘’ Luz no Sudeste ‘’ terá sua área de exposições bíblicas aberta ao público. Haverá certificados aos participantes. Entrada franca. Inscrições no dia e local. 

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (21) 2221-9883 (ramal 05) e 0800-727-8888. Confira, a seguir, a programação completa do evento e participe: 

20 de setembro 
Horário: Das 19h às 22h 
Tema do painel: A Bíblia e as Missões – Vilson Scholz 

21 de setembro 
Horário: Das 19h às 22h 
Tema do painel:   Bíblia, Apologética e Pós-Modernidade: A fé em debate – Henrique Araújo 

Os palestrantes e moderador 
::Vilson Scholz: Pastor e professor de Teologia Exegética, tem mestrado e doutorado na área do Novo Testamento. Consultor de Tradução da Sociedade Bíblica do Brasil, é professor da Universidade Luterana do Brasil, em Canoas (RS). É tradutor do Novo Testamento Interlinear Grego-Português (SBB) e autor de Princípios de Interpretação Bíblica (Editora da Ulbra).  

:: Henrique Araújo: Bacharel em Teologia e mestre em Ministérios Globais pelo Seminário Teológico Betel, tem licenciatura em Letras (Português-Grego) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ) e é mestre em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Foi pastor em Sttutgart (Alemanha), Poxoréo (MT) e Vila do João (RJ). É escritor e professor do Seminário Teológico Betel e Seminário Teológico Moriah nas áreas de Teologia e Bíblia. 

:: Mauricio Price (moderador): Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ), é pós-graduado em Clínica Médica, Medicina do Trabalho e Medicina Hiperbárica pela Marinha do Brasil. Mestre em Ministérios Globais pelo Seminário Teológico Betel, estudou Teologia no Instituto Bíblico Ebenézer no RJ. Presidente do Diretório Estadual da SBB no Rio de Janeiro, é membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil e coordenador geral da Capelania Evangélica Universitária na UERJ. É também radialista, evangelista e escritor. 


sábado, 18 de agosto de 2012

Livro gratuito: Antologia da Poesia Cristã Universal



Em 2008, trouxemos a lume a Antologia de Poesia Cristã em Língua Portuguesa, reunindo textos de 80 poetas do Brasil, Portugal e África lusófona, de Camões aos dias atuais. Já naquele momento, durante minhas pesquisas, ficou patente tanto a inexplicável lacuna bibliográfica, a ausência de obras correlatas em nossa literatura, como também a necessidade de empreender, além da referida antologia lusófona, trabalho ainda mais desafiador e necessário: uma Antologia da Poesia Cristã Universal, compilando dessa vez o melhor da poesia cristã de todo o mundo. Mas confesso que fui adiando e adiando tal empresa, por sabê-la demorada e demandar um esforço terrível, hercúleo. Mas ao iniciarmos o ano de 2012, senti enfim que era tempo, e mergulhei de corpo e alma no trabalho, voltando a ser frequentador habitué da Biblioteca Nacional e do Real Gabinete Português de Leitura, adquirindo livros, ‘desossando’ sites e blogs literários de toda a internet...

O resultado do trabalho está aqui: as 235 páginas deste livro congregam textos de 110 autores, nomes capitais de suas literaturas nacionais. Pode-se dizer, grosso modo, que este livro inicia-se em Aurélio Prudêncio, primeiro grande poeta da cristandade, indo até Ernesto Cardenal, talvez o mais importante poeta vivo da Latinoamérica. Os textos avançam desde os primórdios da poesia cristã latina, passando por versos de pais da igreja, das três maiores epopeias cristãs (A Divina Comédia, a Jerusalém Libertada e o Paraíso Perdido), e indo a períodos em que a poesia do cristianismo atingiu alguns de seus ápices, como por exemplo durante o Siglo de Oro espanhol, com os metafísicos ingleses, e na poesia cristã francesa do século XX.

Ao proceder à leitura, você talvez diga que este livro bem que merecia uma edição impressa – sim, concordo com você, leitor, e com meus amigos que tomaram conhecimento deste projeto - mas merece ainda mais ser compartilhado com quantos for possível, da melhor, mais simples e mais rápida maneira possível, como a própria Boa-Nova de Cristo deve ser compartilhada. E assim o faço, publicando este livro gratuitamente na internet, pois acredito piamente em algo: conhecimento é conhecimento compartilhado. O mais é egoísmo e cabala. Depois pode-se tentar ou não uma edição impressa, para contemplar aqueles ainda muitos que não tem acesso, entendimento ou mesmo prazer em ler em computadores e dispositivos móveis. Mas o principal está feito, o livro está publicado, e espero que uma pequena, mas antiga e significativa lacuna em nossa bibliografia - seja no tocante especificamente à literatura cristã, mas também e de uma maneira ampla para todo o estudo da literatura em si - seja sanada com esta humilde obra, de infelizmente tão poucos paralelos. E que ela possa vir a inspirar autor mais capacitado a encetar obra mais prolífica e abrangente, para enriquecimento da literatura cristã em nossa língua, pois como se diz no livro de Josué 13:1, “...e ainda muita terra ficou por ser conquistada”, e os dois mil anos de cristianismo trouxeram a lume muito, mas muito mais tesouros do que estas singulares joias que vão aqui coligidas.

E que você possa, amado leitor, além de desfrutar da leitura deste livro, compartilhá-lo livremente com seus amigos, leitores e contatos.

Ao Senhor seja dada toda a glória.

Sammis Reachers

Para baixar o livro, CLIQUE AQUI.

Para ler o livro online, CLIQUE AQUI.

*Caso tenha dificuldade em fazer o download, solicite-me o envio por e-mail: sammisreachers@ig.com.br


Listagem dos autores antologiados, por ordem de entrada:
Gregório de Nazianzo (o Teólogo) - Aurélio Prudêncio - Agostinho de Hipona - Ávito (Aventino) - Agatias Escolástico - Gregório de Narek - Francisco de Assis - Gertrudes de Helfta - Dante Alighieri - Francesco Petrarca - John Lydgate - Michelangelo Buonarroti - Martinho Lutero - Vittoria Collona - Teresa de Ávila ou Teresa de Jesus - Pierre de Ronsard - Frei Luis de León - Baltazar de Alcázar - Francisco de Aldana -João da Cruz - Torquato Tasso - Miguel de Cervantes - Agrippa d’Aubigné - Balassi Bálint - François Malherbe - Luis de Góngora - Lope de Vega - John Donne - Francisco de Quevedo - Francisco López de Zárate - Juan de Tassis - Pedro Soto de Rojas - Dirk Rafaelsz Camphuysen - George Herbert - Francis Quarles - Autor espanhol desconhecido - Calderón de la Barca - Gabriel Bocángel - Pierre Corneille - Paul Gerhardt - John Milton - Richard Crashaw - Andreas Gryphius - Henry Vaughan – Moliére - Jean Racine - Edward Taylor - Madame Guyon - John e Charles Wesley - Thomas Gray - Mathias Claudius – Goethe - William Blake - Friedrich Holderlin - Juan Nicasio Gallego - Achim Von Arnim - Marceline Desbordes-Valmore - Ludwig Uhland - Lorde Byron - Friedrich Rückert - Alphonse de Lamartine - Theodor Körner - Alfred de Vigny - Heinrich Heine - Aleksandr Pushkin - Vítor Hugo - Eduard Mörike - Elizabeth Barret Browning - Henry Wadsworth Longfellow - Giuseppe Giusti - Emily Dickinson - Paul Heyse - José-Maria de Heredia - Gerard Manley Hopkins - Paul Verlaine - Erik Axel Karlfeldt - Miguel de Unamuno - Paul Claudel - W. B. Yeats - Silvano do Monte Athos - Rubén Darío - Francis Jammes - Amado Nervo - Charles Péguy - Gertrud Von Le Fort - Oscar Lubcz Milosz - Juan Ramón Jiménez - Jules Supervielle - D. H. Lawrence - Joyce Kilmer - Pierre Jean Jouve - T.S. Eliot - Gabriela Mistral - Ugo Betti - César Vallejo - Jorge Guillén - Lucian Blaga - Marià Manent - Dietrich Bonhoeffer - W. H. Auden - Leopoldo Panero - Luis Rosales – Melissanthi - Czeslaw Milosz - Francisco Matos Paoli - Denise Levertov - Carlos Bousoño - Jaime García Terrés - Ernesto Cardenal - Maria Victoria Atencia

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Nós somos as Ferramentas


Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembleia. Foi uma reunião de ferramentas para acertar suas diferenças. O martelo era o presidente, mas teria de renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho e vivia o tempo todo golpeando. O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo: "Ele dá muitas voltas para conseguir o que deseja." O parafuso concordou, mas pediu a saída da lixa. Ela é muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos. A lixa acatou, com a condição de que expulsassem o metro. Ele mede os outros segundo a sua medida, como se fosse o único perfeito.

Nesse momento, entrou o carpinteiro, juntou todas as ferramentas e iniciou o seu trabalho, transformando uma rústica madeira em um fino móvel.

Senhores, todos temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Notamos que o martelo é forte, o parafuso une, a lixa retira as asperezas e o metro é preciso é exato. Quando uma pessoa busca defeito em outra, a situação torna-se tensa e negativa. Quando se busca os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas. É fácil.


* * * * * * * *
 Extraído de:  "Visão Missionária"
1º trimestre de 2005

sábado, 11 de agosto de 2012

Programa AVIVA GOSPEL com Pr. Maurício Price

    
 '' PROGRAMA AVIVA GOSPEL - O Programa do Povo de Deus ''

''Não temas, pelo contrário, fala e não te cales, porquanto eu estou contigo e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade.''

''Assim a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente'' 
Atos 18.9-10 ; 19.20 

 Agora aos domingos ! 

Olá meus amados ! A partir do dia 19/08/12 o Programa Aviva Gospel será exibido todos os DOMINGOS às 21h na Rádio 93.3FM (RJ)

Convide toda sua família para participar ao vivo da nossa programação !   Não perca ! O SENHOR  te abençoe e até lá ! ''Em Deus faremos proezas....''   

Revista Impacto oferece recursos para download gratuito


O site da Revista Impacto disponibiliza diversos itens para download gratuito. São vídeos, pregações e estudos em áudio MP3,  além de 4 pequenos e-books: Defesa Contra o Desânimo, Você Tem Tempo Para Deus?, Um Chamado Para Oração Pessoal e Tempo Para Deus.

Acesse o site, e vá até 'Biblioteca': http://www.revistaimpacto.com.br

sábado, 4 de agosto de 2012

Blogosfera Cristã no Brasil - Pesquisa UBE para blogueiros evangélicos




Caro blogueiro cristão, estamos trabalhando para tornar o I ENBLOGUE realidade, e um de nossos esforços é justamente mapear o perfil da blogosfera cristã, especificamente os blogs evangélicos. Visando atingir esse ousado objetivo, formulamos uma pesquisa sobre o "Perfil da Blogosfera Cristã Brasileira", e queremos convidá-lo(a) a respondê-la.

Por meio de suas respostas, tentaremos mapear e entender o perfil da blogosfera cristã e de seus blogueiros. Assim, se você é blogueiro cristão*, queremos convidá-lo a participar da pesquisa. O tratamento dos dados será realizado pela Equipe UBE. Os resultados serão divulgados no ENBLOGUE.

IMPORTANTE: RESPONDA O QUESTIONÁRIO APENAS UMA VEZ.

Reserve breves 5 minutinhos de seu precioso tempo e contribua para melhorar a blogosfera cristã, para que esta possa, ainda mais, levar pessoas ao Reino e o Reino às pessoas. A maioria das respostas é apenas para marcar xis escolher uma opção. Mamão com açúcar (risos).

  • *Obs.: a pesquisa tem como foco os blogueiros evangélicos, todavia não estamos restringindo a participação de blogueiros católicos que dela queiram participar. Todavia, algumas perguntas são dirigidas a aquele grupo, não sendo aplicável aos católicos, por exemplo. 
De todo modo, agradecemos de antemão a todos os blogueiros cristãos que responderem, independentemente de filiação denominacional.

 Para responder, apenas escolha as respostas que considerar mais adequada e, no final, clique no botão ENVIAR. Pronto!

Caso deseje, deixe seus comentários com críticas e/ou sugestões.

Deus o abençoe.

Perfil da Blogosfera Cristã Brasileira


* Para responder à pesquisa, clique aqui.


União de Blogueiros Evangélicos




Ps. Ajude-nos divulgando esta pesquisa com seus amigos blogueiros.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

AS CONFISSÕES DO ÚLTIMO BANCO DE UMA IGREJA




Pr. Neucir Valentim


"Ora, numa grande casa, não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro; e uns, na verdade, para uso honroso, outros, porém, para uso desonroso."  -  II Timóteo 2.20

“AS CONFISSÕES DO ÚLTIMO BANCO DE UMA IGREJA"

Sou um banco de Igreja. Nasci numa floresta nativa do Amazonas. Quando ainda era árvore, jamais imaginei que teria um fim tão digno.
  Algumas amigas minhas não tiveram a mesma sorte que eu. Umas se transformaram em lenha ou em caixão. Outras, mesmo não tendo um fim tão nobre quanto ao meu, estão bem, agasalhadas do frio, dentro de um quarto, como guarda-roupas. A única importunação que têm, é aturar algumas madames reclamando das roupas que são guardadas ali, pois nunca estão satisfeitas.
Eu tenho muitas histórias para contar. Lembro-me, todavia, de um dia especial. Era a inauguração do templo. Todos estavam em festa. Recebi um tratamento de primeira. Estava limpo, lustrado, cheiroso e orgulhoso dos meus colegas. Fiquei empolgado quando soube que iria ser um dos primeiros no santuário, perto do púlpito. Mas um diácono me carregou e me colocou na última fileira, o que me causou grande tristeza. E já faz várias décadas que não saio de lá.
Com o tempo descobri que, se não era o mais importante, eu era, pelo menos, o mais procurado. Os meus colegas da frente começaram a me invejar. Afinal, uma grande parte das pessoas me dava preferência, e queria sentar lá no final do salão de cultos. Logo em mim.
Durante muito tempo, como um tolo, fiquei vaidoso, achando que as pessoas gostavam de mim, e por isso me procuravam. Até comecei a ouvir o que as levava a me procurar. Aí fiquei furioso e muito envergonhado por ser o último banco.
- Sabe por que eu sento aqui, dona Maria? É  que se o culto demorar muito, eu saio de fininho...
- João, senta aqui atrás, que se a gente conversar ninguém vai notar...
- Aqui é o melhor lugar quando se quer namorar...
- Hoje eu estou com muito sono, e como esse pregador fala muito, vou ficar por aqui mesmo porque se eu dormir, ninguém nota...
Assim, fiquei muito decepcionado, e com o tempo, deprimido, mas acabei me acostumando.
Um dia aconteceu algo muito diferente e emocionante. Eu estava ali, no meu canto como há muitos anos, até que entrou um indivíduo sisudo, de cara feia. Queria um lugar para sentar mais atrás, pois estava envergonhado ao entrar no templo. Eu, como sempre, estava quase todo ocupado e os meus colegas da frente vazios. O homem quase desistiu. Nesse momento, uma menina, que não parava de conversar, resolveu levantar para beber água, o que fazia umas quatro vezes por culto. Como o lugar ficou vazio, o sujeito sentou. A princípio não parava de se mexer. Torcia a cara e mostrava um profundo pesar por estar ali. Lembro-me, então, que o pregador começou a falar sobre perdão, e o homem fiou impávido, de repente.
Ao término da mensagem percebi que alguma coisa estava acontecendo. Comecei a tremer. Notei que era o tremor do indivíduo que estava também me fazendo tremer. Até que ouvi o apelo do pregador que dizia: "Se confessares o teu pecado, ele é fiel e justo..." Comecei a sentir algumas gotas caindo sobre mim. Vi, então, lágrimas em seus olhos. O mensageiro dizia: "Não deixe o banco te prender, venha à frente, pois quero orar por você... "Eu não estava prendendo ninguém! Aquilo era uma calúnia; estava até torcendo para que o homem atendesse ao apelo”.
  Todos ficaram de pé, conforme o pregador pedira, para que se cantasse um cântico durante o apelo. Mas aquele senhor continuava sentado, quando algo diferente aconteceu. Ele começou a falar sozinho, uma frase mais ou menos assim: "Ó Senhor, tem misericórdia de mim, pecador" De repente eu senti um calor especial. Não era algo normal.
Senti que alguém sentara, mas não conseguia ver quem era, era algo invisível...diferente...espiritual! Até que entendi de quem se tratava, pelas palavras que ouvi da boca daquele senhor, que ali chegara tão abatido: "Obrigado, Senhor Jesus, por me perdoares, obrigado, Jesus, por me tocares, obrigado Jesus, por estares aqui". Jesus estava ali! Sentado ao lado daquele homem quebrado e moído pelo pecado, todavia contrito e arrependido. Jesus estava sentado no último banco da igreja, e este banco era eu.
Naquele momento, eu me senti a mais importante madeira do mundo. Inferior apenas à madeira que recebeu um privilégio ainda maior: o de suportar os cravos do Senhor, a madeira da cruz. Mas eu não a invejo, porque, afinal, somos parte de um mesmo processo. A partir desse dia, a minha alegria voltou!
É bem verdade que ainda fico muito triste, quando muitos me ocupam, não deixando lugar para os que precisam que Jesus venha se assentar junto a eles, e assim perco a oportunidade de senti-lO de novo.
Mas, não importam as conversas frívolas que ouço, os dorminhocos que suporto ou até os chicletes que colocam em mim.
Aquele foi um momento tão especial que me encheu de orgulho por ser, apenas, o último banco da igreja.
* * * * * * * *

Extraido de Vida Cristã
3º Trimestre 2000