terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Psicólogos querem direito de ter confissão de fé na identidade profissional




A Psicóloga Marisa Lobo, Presidente da ASSOCIAÇÃO DE PSICÓLOGO E PROFISSIONAL PRÓ FAMILIA (ACPPF), recém-criado pra defender direitos de profissionais, bem como proteger a família biológica natural tradicional, e orientar profissionais em sua liberdade de crença e de expressão, que é Cristã protestante (evangélica), e tem sido conhecida como a psicóloga que está sofrendo processo ético por negar retirar de suas redes sociais referencia que faz a DEUS, e sua fé; e o PSICÓLOGO de Brasília especialista em direitos Humanos Luciano Garrido Católico Apostólico Romano estão requerendo direitos de constar sua identidade religiosa na carteira PROFISISONAL de psicólogo, e Juntos divulgando e fazendo conhecer aos psicólogos que este é um direito legítimo.

Esta semana entregaram um requerimento formal junto ao conselho de psicologia de seus estados, Marisa Lobo que já havia questionado o Conselho regional sobre esta possibilidade e ainda não obtendo resposta esta semana seguindo o exemplo de Luciano Garrido entregou novamente o pedindo por meio de requerimento formal, e esperam resposta bem como represálias já que o conselho federal de psicologia tem se mostrado relutante em aceitar discutir direitos de religião aos profissionais de psicologia.

Para Luciano Garrido, que já vem denunciando os desmando do conselho de psicologia, e que recentemente foi chamado ao conselho para dar explicações por suas declarações contra atitudes que considera usurpação de poder,

Luciano foi um dos primeiros psicólogos a concordar com a posição da psicóloga Marisa Lobo e apesar de sua luta não ser religiosa dentro dos questionamentos que faz contra o conselho, após a perseguição contra Marisa Lobo resolveu manifestar sua fé e como profissional também quer ter direito de ter os mesmo direitos dado aos homossexuais, que tem em sua carteira de identidade seu nome social direito concedido pelo conselho de psicologia isonomia é o que defende, e liberdade religiosa..

Para a psicóloga Marisa Lobo, além desse direito, diz “meu paciente também tem o dele de escolher o profissional, sabendo de qual religião pertence se for da vontade do profissional deixar isso explícito”. Estamos inseridos em uma sociedade Cristã, e como clínica não posso negar que meus pacientes se sentem confortáveis ao saber que sou Cristã creio este ser um direito dele.

É impossível não ser influenciado pelo seu terapeuta 100%, e creio que o paciente, sabendo de minha fé, ainda que no setting terapêutico, não faça referência, será produtivo meu paciente se sentirá seguro, pois se ele me procura tem que saber quem sou eu, e minha fé é minha identidade. Se há uma seleção ai, talvez sim, mas não eu quem me procura o que é um direito do meu paciente.

Muitos pacientes procuram sim, seus terapeutas pela confissão de fé, até mesmo os sem religião, não podemos negar esta verdade, tanto que existe associação Brasileira de psicólogos espiritas, budista, parapsicólogos etc., só querem deixar de ser hipócritas e assumir de forma legal nosso direito para não sermos perseguidos, isso não quer dizer que induzirei quais quer convicções dentro do meu consultório, porém de certa forma protege o profissional de futuras armadilhas.

Abaixo segue o requerimento elaborado por Luciano Garrido e divulgado pela Psicóloga em seus sites e redes sociais. Marisa Lobo esclarece que este requerimento foi entregue ao deputado Marco Feliciano, que transformará em projeto de lei, e ou indicação legal para estender esse direito a todos os profissionais que assim desejarem.

Marco Feliciano, que está defendendo a psicóloga Marisa Lobo, juntamente com a frente parlamentar, acredita ser este um dos meios legais para se requerer direitos, “se”, foi dado direto civil ao travesti, de colocar em sua carteira profissional seu nome social, tem que ser dado igualmente direito àqueles que desejarem que conste sua confissão de fé e como parlamentar, tenho a obrigação de lutar legalmente para que esse direito seja legitimado ao profissional não somente ao psicólogo, mas a todo e qualquer profissional, pois não podemos esquecer que vivemos em um país laico e professar sua fé e expô-la é direito constitucional, argumenta deputado Feliciano.



AO PRESENTE CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO PARANÁ 8ª REGIÃO.

Eu, ........................, estado civil................, psicóloga(0), inscrita no CRP ...... sob o nº ........., CPF .......... Residente e domiciliado a Rua ......... bairro .......cidade ........ estado........ Respeitosamente venho requerer direitos civis de profissional como se segue.

Venho Através deste requerimento esclarecer e informar que:

CONSIDERANDO o direito a livre manifestação da crença religiosa, previsto na declaração universal de direitos humanos, no seu artigo XVIII.

CONSIDERANDO o direito à cidadania e o princípio da dignidade da pessoa humana, previstos no artigo 1º,inc.I e III da constituição Federal de 1988;

CONSIDERADO que ninguém pode ser privado de direitos por motivo de crença religiosa, conforme Art 5º, inciso VIII, da constituição Federal de 1988.

CONISDERANDO o dispositivo na lei nº 6.206/75, a qual dá valor de documento de identidade ás carteiras expeditas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional;

CONSIDERANDO que nos termos do artigo 14 da lei nº 5.766/71 e art 47 do decreto nº 79.822/77 e art 47 da resolução CFP nº 003 /2007, o documento de identificação do psicólogo é a carteira de identidade profissional;

CONSIDERANDO que o artigo 47 do Decreto nº 79.822/77 estabelece que deferida a inscrição será fornecida ao psicólogo carteira de identidade profissional, em que serão feitas anotações relativas á atividade do portador;

CONSIDERANDO decisão do plenário do Conselho Federal de Psicologia do dia 17 de Junho de 2011, e

CONSIDERANDO A resolução 14/2011, que dispõe sobre a inclusão do Nome Social no campo “observação” da carteira de identidade profissional do psicólogo e da outras providências .

Dessa forma , requer a este Conselho que assegure o direito á manifestação de minha crença religiosa, autorizando que a denominação “Cristã Protestante” conste no campo “observação” da minha Carteira de Identidade Profissional de Psicólogo , pois é desta maneira que sou reconhecida em minha comunidade e em minha inserção social. A identidade religiosa merece tratamento isonômico frente a outras formas de Identidade.

Termos em que

Pede deferimento

Cidade , data 2012

Assinatura

CRP. .......

http://www.guiame.com.br/

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Evangelização e esporte no Brasil: Entrevista com o pastor José Bernanrdo


http://www.evangelizabrasil.com

Entrevista concedida pelo pastor José Bernardo à jornalista Katiuscia Dias e Shirley Ribeiro do departamento de Comunicação Social da Sociedade Bíblica do Brasil em 9/2.

1) – Como a AMME está se preparando para difundir a mensagem bíblica na Copa das Confederações?
JB. A AMME Evangelizar começou a trabalhar sobre o tema em 2011, a convite do idealizador do movimento Joga Limpo, pastor Marcos Grava. Naquele momento utilizamos nossa capacidade de planejamento tático estratégico para desenhar os contornos do movimento. Assim, estamos apoiando, desde o início, os esforços da Igreja para a evangelização durante os próximos eventos esportivos. Para a Copa das confederações a AMME Evangelizar definiu parcerias e desenvolveu programas estratégicos que funcionarão desde 2013 e até 2016.


2) – Quais estratégias serão adotadas, visando também a preparação para a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016?
JB. Desenvolvemos um esquema tático que denominamos Iniciativa 2-3-5, nome da tática mais agressiva na história do futebol. Essa iniciativa consiste em 10 programas estratégicos: dois de retaguarda, atendendo necessidades das igrejas; três intermediários, destinados a públicos distantes dos eventos; cinco de vanguarda, isto é, mais próximos do público envolvido dos eventos.


3) – Na sua visão, como o esporte pode ser uma importante ferramenta para a disseminação da mensagem bíblica?
JB. Uma das deformidades do pecado em nossa sociedade é a desvalorização do auto-controle. As pessoas cedem aos seus impulsos carnais facilmente e são levadas, sem resistência, a todo o tipo de delitos e pecados. O esporte é uma última fronteira onde se pode exemplificar o valor e a vantagem de subjugar a carne para obter melhor resultado, ou seja, viver no Espírito conforme a vontade de Deus. O esporte é um paralelo bíblico para a santificação. Além disso, o esporte é uma linguagem abrangente e tem um forte componente congregacional.


4) – Qual é o eixo de trabalho de sua organização? Qual tipo de atividade evangelística a organização está planejando fazer durante a Copa das Confederações?
JB. O propósito da AMME Evangelizar é ajudar as igrejas evangélicas a cumprirem sua missão bíblica de evangelizar todo mundo. Dessa forma, a AMME realiza sua missão através das igrejas que ajuda. Destaca-se nossa atuação junto ao público que denominamos SUPER20, crianças, adolescentes e jovens até 24 anos. Sendo uma missão nacional, atuamos em todo o Brasil e eventualmente em países com grande concentração de brasileiros. Durante a copa a AMME estará á disposição das igrejas envolvidas para apoiá-las nas estratégias e coordenará alguns esforços conjuntos de igrejas.


5) – O que o senhor acha dessa iniciativa da SBB em incentivar a difusão da Bíblia em grandes eventos internacionais?
Como  iniciadores do Joga Limpo Brasil e parceiros da SBB, só podemos concordar. Por outro lado sabemos sobejadamente que a difusão da Bíblia é apenas o começo, uma oportunidade que deve ser aproveitada para impulsionar pessoas ao arrependimento, à transformação de vida, pela pregação, pelo ensino, pelo testemunho e pela representação do Evangelho.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Curso Online Prevenção ao Uso de Drogas - Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias - Inscrições abertas




Estão abertas as inscrições para a quinta edição do curso Prevenção do uso de drogas - Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias, que vai capacitar 40 mil conselheiros e lideranças comunitárias em todo o Brasil. A capacitação é parte do programa Crack, é possível vencer e é promovida pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD).


O objetivo da iniciativa é capacitar conselheiros municipais e líderes comunitários para atuar na prevenção do uso de crack, álcool e outras drogas, com foco na defesa e promoção dos Direitos Humanos e na articulação e fortalecimento das redes locais.

Para a secretária Nacional de Políticas sobre Drogas, Paulina Duarte, o curso permitirá o fortalecimento da atuação dos conselhos e outras lideranças na comunidade. “Os conselhos são inst âncias legítimas de participação e controle social e têm papel fundamental na implementação de todas as políticas públicas sobre drogas”.

O curso gratuito será realizado a distância e executado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As aulas iniciam em março, com duração de três meses. Tutores especializados vão acompanhar os alunos, que receberão o material didático em casa.

O programa Crack, é possível vencer, prevê, entre outras ações, a ampla capacitação de profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, justiça, segurança pública, conselheiros, lideranças comunitárias e religiosas, além da capacitação de profissionais e voluntários que atuam em comunidades terapêuticas.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de fevereiro pelo site: http://conselheiros.senad.gov.br/

Outras informações: conselheiros5@sead.ufsc.br ou (48) 3952-1900 com a Secretaria de Educação à Distância da UFSC
Fonte: Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - MJ / portal.mj.gov.br/senad/

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Proclamar Boas Novas - Bases Sólidas Para o Evangelismo - Livro de Timóteo Carriker para download gratuito



O missiólogo Timóteo Carriker disponibilizou para download gratuito o seu excelente livro, Proclamar Boas Novas - Bases Sólidas Para o Evangelismo. 

'Carricker está nos galardoando com um livro que vai além de uma recomendação para evangelizar mais e melhor (Russell Shedd PH.D). O mero esforço de encher a igreja visível de pecadores nem sempre convencidos do pecado, nem sempre agarrados à graça, torna-se um grande desafio, e Carricker nos apresenta mais do que fundamentações teológicas: ele nos ensina que a vida da igreja, dos membros e seus relacionamentos uns com os outros têm fortes reflexos na proclamação do evangelho - vidas atraentes na igreja convidam pessoas longe de Deus a buscar a comunhão que produz vida.'

Para baixar o e-book, CLIQUE AQUI.