sábado, 31 de agosto de 2013

Congressos da APEC pelo Brasil - Aliança Pró Evangelização de Crianças

CONGRESSO NACIONAL da APEC, nos dias 27 de novembro a 01 de dezembro em Águas de Lindóia - SP


SIMPÓSIO da APEC, no dia 26 de outubro, em Presidente Prudente - SP


SIMPÓSIO da APEC, nos dias 04 e 05 de outubro, em Manhuaçu - MG


SIMPÓSIO da APEC, no dia 14 de setembro, em Mogi das Cruzes - SP


SIMPÓSIO da APEC, nos dias 13 a 15 de setembro, em Fortaleza - CE


SIMPÓSIO da APEC , nos dias 6 a 8 de setembro, no Rio de Janeiro




terça-feira, 27 de agosto de 2013

A Primavera de Sara, novo livro de Wilma Rejane. Concorra a um exemplar!


Em seu mais novo livro, a escritora e jornalista Wilma Rejane convida-nos a caminhar. A seguirmos os passos de Sara e seu esposo Abraão. A sofrer suas vicissitudes, contemplar sua espera, aprender a crer através de sua fé. E em cada trecho do texto colhemos um aprendizado, uma pérola, aplicável à nossa própria peregrinação.
Um livro doce e profundo, pequenino para caber na bolsa ou no bolso, mas vasto em sapiência, cujos pequenos capítulos são daquela literatura devocional que, de tão 'concentrada', estimula-nos a uma releitura, e outras mais, para constantemente banharmo-nos em suas revigorantes águas.
Wilma Rejane tem há anos instruído, edificado e abençoado os seus leitores através dos artigos e reflexões que publica em seu blog A Tenda na Rocha, e também através de seu primeiro livro, Às Margens do Quebar, do qual tivemos a honra e a alegria de ter escrito o prefácio.
É pois com renovada alegria que saúdo a chegada deste doce A Primavera de Sara. Um livro para ser lido e presenteado, pois há de ensinar e agradar a pessoas de qualquer credo e religião.

O livro já está disponível em diversos locais, dentre eles a livraria Saraiva. Mas adquirindo o livro diretamente junto à autora, o valor sai bem mais em conta: http://www.atendanarocha.com/p/comprar-livro.html


E mais: Realizaremos para os leitores do blog Arsenal do Crente o sorteio de um exemplar do livro A Primavera de Sara. Para concorrer, basta postar qualquer comentário AQUI NESTE POST (deixando seu nome e endereço de e-mail), e COMPARTILHAR em sua timeline no Facebook, a imagem da promoção. Para visualizar e poder compartilhar a imagem no Facebook, acesse ESTE LINK: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=504879752932454&set=a.350374385049659.89077.350369595050138&type=1&theater
No dia 06/09/2013, após conferir aqueles participantes que cumpriram os dois requisitos, faremos o sorteio, e o vencedor será contatado por e-mail.

sábado, 24 de agosto de 2013

Entrevista com a missionária Kelem Gaspar






Entrevista sobre a obra missionária

 1 - Temos certeza que muitas vezes já foi perguntado sobre como iniciou sua caminhada neste campo e não podemos deixar de perguntar–lhe. Conte–nos como foi que você “descobriu” que tinha um chamado missionário e se possui alguma impressão diferente daquela que tinha no inicio do chamado?

> Não aconteceu nada de sobrenatural no início da minha chamada, não vi um anjo, não ouvi uma voz, não recebi uma profecia, nada disso. Eu estava assistindo um culto, em que uma missionária pregou e falou sobre os desafios da obra de missões, essa palavra entrou no meu coração e eu tomei uma decisão: sacrifiquei meus projetos pessoais aos pés de Cristo e ofereci a Ele minha vida para seu serviço. Foi a melhor decisão que tomei em minha vida, Deus é absolutamente digno de confiança. Como a missionária trabalhava com índios, naturalmente foi o povo que me interessou também e, a partir desse momento, passei a me preparar para servir a esse povo.

2-Fale-nos da sensação de estar pela primeira vez no campo missionário e da sensação que foi “voltar à sua realidade”, o que muda nessa primeira vez? E essa mudança é passageira ou ficou marcada para a caminhada de missões?

> É uma mistura de sentimentos muito grande: medo do desconhecido, alegria em estar finalmente no lugar que Deus havia preparado para mim, saudades de casa, desejo de colher logo os primeiros frutos, enfim, não é fácil lidar com esse turbilhão de sentimentos. Tudo era diferente do que eu conhecia, tudo era novo, mas eu tinha uma certeza: eu estava ali para servir, não para ser servida. Eu não era a grande mãe branca que havia chegado com todas as respostas. Eu desenvolvi um grande respeito pelo povo e por sua maneira de viver, trabalhávamos juntos, comíamos juntos, tínhamos comunhão, tentei me adaptar ao máximo a essa nova maneira de viver. Readaptar-se à nova realidade depois da volta pra casa também não foi fácil. O que tornou a situação mais suportável foi a íntima compreensão de que nossa motivação está calcada no compromisso com Cristo e no amor às almas perdidas, e, diante disso,nenhum sacrifício deve ser considerado grande demais.

3- Sabemos que o missionário vai se deparar com muitas situações adversas, onde com certeza mexerão com suas emoções. Neste momento, como é lidar com esses extremos e seguir com a missão dada por Deus?

> Realmente são muitas as situações adversas. As crises emocionais são constantes. O missionário precisa entender acima de tudo que é um servidor e que não está na missão porque foi forçado; a decisão de servir foi tomada livre e conscientemente e, agora, espera-se dele que faça todo o possível por amor a Cristo e ao povo. Deus não prometeu conforto, não prometeu sucesso e nem ofereceu garantia de retorno, mas Ele assegurou estar conosco sempre, até o fim. Essa certeza nos sustenta e nos faz seguir adiante.

4 - Muitas pessoas sentem o chamado missionário, porém não sabem como proceder, muitos pensam que é pegar um avião e ir para África, outros, irem para Nordeste, Norte, Sudeste, enfim... Mas como você define missões? São lugares específicos ou são formas específicas, como: O sopão na madrugada, visita a hospitais e etc?

> Deus precisa de pessoas em todas as posições, e para Deus missões e evangelização são a mesmíssima coisa, ambos tem como objetivo levar as almas a Cristo. O cristão não pode ser apático ao ponto de não fazer nada diante da grande necessidade mundial. Sou favorável à ideia de que todos tem uma chamada tripla: todos devem orar por missões, todos devem investir financeiramente de alguma forma e todos devem ser testemunhas vivas de um Cristo vivo, ou seja, compartilhar o evangelho em todas as oportunidades possíveis. As almas têm o mesmo valor em qualquer lugar do mundo.Conheço pessoas que estão aguardando para ser uma bênção quando finalmente chegarem ao campo transcultural, porém enquanto esperam não produzem nada. Não acredite nesse tipo de chamada. Você quer ser missionário? Ótimo, agora vá ler biografias de missionários, vá estudar línguas, vá fazer um curso que lhe ajude no campo, tire seu passaporte, levante um trabalho na igreja local, ganhe almas, discipule, crie um novo projeto, dê frutos, enfim, faça a sua parte. Lembre-se, Deus faz o impossível, o absurdo, não.

5 – Missões, um lindo chamado, o qual precisa de compreensão, preparação e muita força de vontade. Por isso, gostaríamos de saber qual a maior decepção que o missionário pode ter no campo? E o que já a deixou surpreendida no campo missionário, segundo sua visão e experiência?

> Ser abandonado é um medo constante, tanto financeiramente, quanto espiritualmente ou emocionalmente. Existem muitos pastores não alcançados, que não têm responsabilidade, compromisso e amor pela obra e pelos obreiros. Esses pastores veem os missionários como pessoas de segunda classe e passam essa visão para a igreja; é por isso que muitos missionários recebem de oferta ventilador sem hélice, geladeira sem motor, ferro elétrico sem resistência e a “clássica” sacola com roupas usadas. Precisamos mudar a nossa visão e ver o missionário como ele realmente é: um embaixador do Reino.

6 – Como os índios, os quais você já evangelizou, assimilam a vida cristã em sua cultura? Como foi este choque cultural para quem queria levar Jesus para um povo que luta por sua própria cultura, que é diferente em quase 80% (ou até mais) da cultura vigente em seu país?

> Precisamos de atenção e de muita dependência de Deus para entender o que implica em salvação e o que não implica. O trabalho missionário não é criar uma filial de sua igreja no campo; a cultura deve ser respeitada ao máximo e devemos adaptar o que for possível à cultura local e aquelas questões que implicam de fato em condenação devem ser trabalhadas com cautela, sempre buscando soluções em oração.

7 - Compartilhe sobre o projeto que vocês desenvolvem hoje e como as pessoas que querem participar, de alguma forma, devem proceder?

> Estamos há oito anos no município de Maracanã, interior do Estado do Pará,na região amazônica. Aqui temos uma creche escola missionária que atende setenta crianças carentes da comunidade, onde elas são alfabetizadas, discipuladas, alimentadas e orientadas diariamente; não é um trabalho fácil, não temos ajuda da prefeitura e nem de nenhuma outra organização, mas Deus tem cuidado de nós. Vivemos exclusivamente na dependência de Deus, e Ele tem despertado pessoas para nos ajudar, sem que precisemos sair para pedir nada. Funciona assim: nós oramos e Ele desperta alguém para que a necessidade seja suprida. O dinheiro de Deus está no bolso dos crentes. É uma verdadeira parceria, uma sociedade. A única obra que Deus fez sozinho foi a da criação; para todas as outras, Ele opera no homem e através do homem. Desenvolvemos também um curso de missões transculturais que prepara jovens missionários para alcançarem indígenas, ribeirinhos, quilombolas e povos minoritários. Os alunos aprendem disciplinas missiológicas, ministradas por excelentes professores, mas não nos esquecemos de também treiná-los para o dia a dia do campo missionário: eles moram em casas de barro, carregam água, comem comidas típicas, enfim procuramos antecipar o cenário que ele encontrará no campo. Se o aluno não tiver chamada divina e disponibilidade para sofrer as privações que esse tipo de obra acarreta, é melhor que ele descubra isso aqui do que depois de ter sido enviado. Não é fácil manter esse curso, mas Deus tem cuidado de nós. Além desses dois trabalhos, desenvolvemos algumas obras missionárias paralelas, como na “Ilha do Derrubado” e no "Bacabal" (localidades isoladas dentro do Município de Maracanã), também mantemos um casal de missionários no Peru, entre os índios kulinas e kashinauás. Todas essas obras são em áreas carentes e de difícil acesso, e para todas elas precisamos de apoio espiritual, emocional e financeiro. 
Para aqueles que se sentirem tocados por Deus, podem ajudar de muitas maneiras, como mandar qualquer encomenda para: PA 127, km 39, Ramal Caiacá, 05, Maracanã-Pa. CEP 68.710-000. (podem ser livros, brinquedos, material escolar, objetos de uso pessoal, material de escritório, enfim, qualquer coisa que Deus tocar no seu coração) ou se comprometer com uma oferta mensal de qualquer valor, que pode ser depositada no: Banco do Brasil, Ag. 1436-2, conta corrente nº 6993-0 ou Bradesco Ag. 0697, conta corrente nº 523.164-7. Também podem vir nos visitar ou nos adotar em oração, afinal a obra missionária nasce de joelhos e é de joelhos que ela se sustenta.
Kelem Gaspar


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Jogada Perfeita - Envolva e capacite sua igreja para a evangelização durante a Copa 2014


Em 2014, seremos o palco de um dos maiores eventos esportivos do planeta, a Copa do Mundo de Futebol. O mundo inteiro estará aqui e essa produção é uma grande oportunidade de contagiarmos pessoas de todos os lugares com o que temos de melhor, a nossa alegria, o amor pelo Senhor e o espírito cristão!

Com o objetivo de utilizar o esporte como ferramenta para compartilhar o amor de Deus, Ministérios RBC — publicadora do Pão Diário — lança Jogada Per- feita, um projeto que traz uma série de ferramentas para ser bênção e suporte neste período a organizações, empresas e igrejas.

Web


No site www.jogadaperfeita.com.br é possível ler diariamente uma mensagem devocional que traz experiências e reflexões de atletas. 

Eles contam como determinadas atitudes mudaram e marcaram suas vidas. Esta é uma ótima oportunidade para aproveitar os vários recursos que contribuem para o crescimento pessoal e que permitem conhecer a história de muitos atletas do mundo. O app Jogada Perfeita dá acesso a todo o conteúdo do site e contribui para que mais pessoas conheçam a Palavra de Deus.

Um novo devocional é oferecido diariamente!

Materiais impressos


Por meio do projeto, RBC preparou conteúdos pensados especialmente para o período dos jogos da Copa: livretos devocionais para 7 e 30 dias; folhetos temáticos e materiais para o público infantil.

“O objetivo do projeto Jogada Perfeita é distribuir mais de dez milhões de livretos e livros em mais de 15 idiomas. No Brasil, serão distribuídos 4 milhões em português, sem deixar de fora os materiais em inglês e espanhol, para alcançarmos turistas", relatou Edilson Freitas, diretor de Ministérios RBC.

 CD Brasil: Alegria e Louvor


Outra iniciativa empolgante é o CD Brasil: Alegria e Louvor, que traz hinos clássicos da música cristã em ritmos do nosso país, como bossa-nova, samba e baião.

Cantores da música cristãl como Leonardo Gonçalves, Paulo Baruk, Eduardo e Silvana, Queila Martins entre outros toparam o desafio e cederam suas vozes para o projeto. Serão 400 mil cópias distribuídas sem custo em 34 países nos cinco continentes com o objetivo de promover a cultura, os ritmos e a alegria brasileira.

Você pode baixar hoje mesmo e gratuitamente uma cópia oficial de todas as músicas do CD no link a seguir. Vale a pena! 


Conferências

A RBC também realizará conferências com o tema relacionado ao futebol, em cidades como Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte e Recife no período de 17 de julho a 4 de agosto. O preletor Jaime Fernández Garrido vem da Espanha e já foi capelão de jogadores de renome duran- te quatro Olimpíadas. Ele é formado em Teologia e é autor de diversos livros. As conferências contam ainda com a parti- cipação de atletas, ex-jogadores cristãos e profissionais que compartilharão suas vitórias dentro e fora do campo.

Freitas conclui: “Queremos que todos se envolvam nesta grande celebração! Seja distribuindo folhetos em ações nos estádios durante os jogos, orando por este projeto, lendo ou compartilhando uma mensagem dos livretos do Jogada Perfeita, ouvindo as músicas do CD ou ainda, aces- sando o aplicativo do Jogada Perfeita pelo celular. Que todos juntos possam fazer a diferença dentro e fora dos estádios para que mais pessoas conheçam Jesus!”

Várias organizações e ministérios já confirmaram a participação neste grande projeto, entre eles: Mocidade para Cristo, Jocum, Atletas de Cristo, Coalisão Brasileira de Esportes, Atletas em Ação, Fusion, Mais que Ouro, Samaritan’s Feet, mocida- de metodista, Joga Limpo da SBB e muitas igrejas.

Saiba mais e confira no site a agenda completa das conferências.

Engaje a sua igreja no projeto!

www.jogadaperfeita.com.br


terça-feira, 13 de agosto de 2013

Antologia de Poesia Missionária, volume 2 - Seleção de poemas e citações para avivar seu espírito missionário


Em 2010 publicamos a Antologia de Poesia Missionária – uma rica seleta de poemas missionários, e também frases temáticas, para edificação e deleite dos leitores. Tendo colhido uma muito boa recepção, vimo-nos estimulados a encetar agora este segundo volume da Antologia, reunindo desta vez as obras de alguns de nossos maiores poetas evangélicos de ontem, como Myrtes Mathias (1933 – 1996) e Mário Barreto França (1909 – 1983), ao lado de novas e pulsantes vozes.

       Esta antologia cumpre um duplo papel. Podemos dizer que ela é um devocional e uma ferramenta. Devocional em seu objetivo de despertar, reforçar ou reavivar no indivíduo e na igreja o amor e o ardor missionários, sem os quais ambos, o indivíduo e a coletividade de indivíduos comungantes, não são igreja. E também uma ferramenta, por seu conteúdo útil para promotores de Missões, missionários, pregadores, escritores...

       Mesmo que particularmente você não aprecie poesia, lembre-se que esta é uma antologia também de frases. São 28 páginas de citações de teólogos, missiólogos, missionários e outros servos de Cristo cuja opinião e conhecimento são dignos de nota – autores do Brasil e do mundo, de ontem e de hoje.

       Este é um livro gratuito, e lhe convidamos a compartilhá-lo com quantos irmãos você puder. O livro não pode ser comercializado de nenhuma forma, mas você pode copiá-lo, republicá-lo, imprimi-lo para seu uso ou para ofertar a outros - e nós lhe incentivamos a fazer isso!

       Enquanto cristãos, avancemos em nossa colaboração e serviço à igreja e ao mundo, levando cada vez mais longe a chama do Evangelho - e o Evangelho é a pessoa de Jesus Cristo -, salvação gratuita para todo aquele que nele crer.

       Que esses versos e pensamentos possam ser usados pelo Santo Espírito para servir-nos de inspiração e motivação, pois o tempo de Deus é agora. Militemos sem embaraços até que Ele venha!

Sammis Reachers

Para ler o livro online, ou baixá-lo pelo site Scribd,CLIQUE AQUI.

Para baixar o livro pelo site 4Shared, CLIQUE AQUI.

*Caso tenha dificuldades em fazer o download, por favor, solicite-me o envio por e-mail: sammisreachers@ig.com.br

**Você pode redistribuir (sempre gratuitamente) este livro entre seus amigos e contatos, bem como reproduzir este post/livro em seu site, blog ou outra mídia, sem necessidade de prévia autorização.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Dicas para o Departamento de Missões de sua igreja


O ministério Wolrd Assemblies of God Fellowship disponibiliza gratuitamente o pequeno manual CHECKLIST PARA CONSTRUIR AS MISSÕES NA IGREJA LOCAL, de Paul Brannan. Trata-se de "Um resumo da série de Planos de Missões, produzido pelo time de conscientização de missões, para ser usado como texto nos workshops de missões, assistindo os líderes da igreja na construção do Dept. de Missões nas suas congregações."
Uma oportuna ferramenta para despertar ou fortalecer as iniciativas missionárias em sua igreja local.

Para baixar ou ler online o livrete, CLIQUE AQUI.


Aproveitando o tema, publicamos também a dica sobre o e-book Missões Sem Fronteiras: Como iniciar um Departamento Missionário em sua Igrejaescrito por Wal Cordeiro, da JOCUM. Em 39 páginas, o autor nos brinda com um verdadeiro curso sobre Missões, apresentando os variados aspectos teóricos e práticos para se entender o tema e também iniciar uma obra missionária em sua igreja local.

Para baixar ou ler online o e-book, CLIQUE AQUI.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Livros evangélicos grátis? Conheça algumas bibliotecas evangélicas virtuais


Atualmente são muitos os recursos (livros, apostilas, áudios, vídeos etc) gratuitos na rede, materiais disponibilizados pelos seus próprios criadores para a evangelização, edificação e capacitação de tantos leitores quanto possível. Vamos listar aqui uma série de bibliotecas virtuais que reúnem recursos evangélicos, com a condição de que são todos liberados pelos próprios autores para download gratuito.

Biblioteca Virtual Letras Santas Esta biblioteca reúne centenas de materiais (livros, apostilas, folhetos, apresentações etc) de interesse evangélico ou de utilidade pública, em português, inglês e espanhol, sendo farta a literatura missionária. Todos os materiais foram disponibilizados gratuitamente pelos seus autores/editores.

Biblioteca Missionária Veredas - Nesta biblioteca no site Scribd, reunimos dezenas e dezenas de materiais (livros, apostilas, revistas, folhetos evangelísticos etc) que podem ser lidos online, e também baixados gratuitamente. Como o nome diz, o foco aqui é apenas em Missões e Evangelização.

Biblioteca Missions and Evangelism - Seguindo o mesmo princípio da Biblioteca Missionária Veredas, nesta pasta no Scribd reunimos materiais sobre Missões e Evangelização, mas apenas na língua inglesa. Folhetos, livros, revistas e muito mais!

Biblioteca Virtual da Igreja Metodista de Vila Izabel - Esta biblioteca reúne dezenas de livros, teses e estudos de autores metodistas, e outros. Uma excelente iniciativa esta, a de disponibilizar muito da literatura metodista gratuitamente. Que outras denominações sigam este nobre exemplo de mordomia cristã.

Biblioteca Virtual da Igreja da Lagoinha - A igreja Lagoinha disponibiliza dezenas de livros do Pr. Márcio Valadão e muitos outros autores. São mais de 250 (!!!) e-books com excelente projeto gráfico e variado conteúdo cristão.

Três projetos de certa maneira interligados, e que publicam constantemente e-books gratuitos, são o Projeto Spurgeon, o Projeto Ryle e o Projeto Castelo Forte. São muitos os e-books, e você pode navegar pelos sites e baixar gratuitamente muita coisa boa.


Caso você possua dicas de bibliotecas virtuais semelhantes (e que trabalhem com material liberado pelos autores), por favor envie-me a dica para que eu a insira por aqui: sammisreachers@ig.com.br