terça-feira, 19 de abril de 2016

A Beleza dos Quadrinhos Cristãos no Evangelismo


Nate Butler

Enquanto existem todos os tipos de desenhos animados ou formatos de 'narrativa visual' que chamamos de quadrinhos ou graphic novels (conhecidos como mangábandes dessinées, ou Histórias em Quadrinhos em outras culturas), o meu favorito é folhetos. Algumas pessoas dizem que 'folheto' é a terminologia velha escola (o cartunista e pastor cristão Rick Bundschuh no Havaí criativamente chama seus folhetos de "Grab & Go" comics), mas a verdade é que um folheto em estilo cartoon bem trabalhado é lido. O visual dos desenhos atrai o leitor.
Folhetos são acessíveis, portáteis e revisáveis: fácil de distribuir, fácil para os destinatários levarem no bolso, e fácil de ler novamente mais tarde, sozinho ou com amigos e familiares. Folhetos também são relativamente baratos para comprar, tornando mais fácil para dá-los em campanhas de evangelismo sem ir a falência.
Aqui nos EUA, onde há convenções de quadrinhos na maioria das grandes cidades, a ideia de usar folhetos em quadrinhos nestes eventos para alcançar geeks e 'otakus' (amantes de quadrinhos e animação japoneses) é natural. Mas há outros lugares menos óbvios onde folhetos em quadrinhos podem e estão sendo usados.
Anos atrás, eu fui abençoado por ouvir o lutador de luta livre cristão George South falar em uma palestra na Comic Con no sul. Ao invés de gabar-se de alguma grande vitória que ele tinha experimentado em seu mundo de "circuitos de luta livre rústicos", George contou de uma derrota pessoal embaraçosa. Durante sua palestra, ele mencionou que os folhetos caseiros que deu após seus jogos de luta livre não foram bem recebidos.
Eu entendi porque no minuto em que os vi; eles eram desagradáveis com fotos preto e branco na capa e com texto de canto a canto das páginas. George compartilhou que as crianças rasgavam seus folhetos e jogavam em seu rosto ou pisavam e cuspiam neles - e nele! Bem, desde que George reveleu seu coração humilde em sua história, eu sabia que ele era o verdadeiro ideal. Então, depois, eu disse a ele que estávamos indo lançar um folheto que nenhuma criança jamais iria rasgar ou jogar fora novamente.
Eventualmente, nós criamos três folhetos coloridos em papel brilhante, desenhados em um estilo de quadrinhos de super herói. Com certeza, as crianças em seus jogos ficaram instantaneamente ansiosas para receber, ler e até mesmo guardar seus folhetos. Recentemente, George escreveu: "Esses três folhetos em quadrinhos tem sido distribuídos em todo mundo, das maiores arenas de luta livre até os menores ginásios escolares! Muitas escolas não me deixam dizer uma palavra sobre meu Salvador, mas eu posso ter certeza de compartilhar meus folhetos - cerca de 100 por semana - o número total só Jesus sabe!."
Um ministério de literatura internacional no Texas desenvolveu um folheto em quadrinhos para meninos pré-adolescentes. Eles usam robôs transformers para ilustrar o sacrifício de Cristo através da sua morte voluntária por um amigo pecador. Nós sabemos de pelo menos um grupo de jovens de uma pequena igreja que distribuiu cópias nos cinemas locais durante a semana de lançamento de Transformers 2.
Pessoalmente, acho que os melhores folhetos são os que contêm testemunhos pessoais. O estúdio COMIX35 está trabalhando com ex-detentos, que agora são evangelistas na prisão para contar suas histórias em um formato de cartoon. Estes folhetos não são só para os presos, mas eles são produzidos por escritores e artistas atualmente encarcerados. Um desses missionários na prisão é o músico Bobby McGee da ChristSong na Carolina do Norte. Seu folheto, "U-Turn", foi distribuído nas prisões em todo os EUA, tanto quando Bobby se apresentava em instalações prisionais como também através do correio. Bobby escreve periodicamente para contar de presos que foram salvos e disse: "nós os passamos à frente, ou os deixamos para trás, e eles sempre encontram o seu caminho para as mãos de quem Deus planejou para eles. Nós descobrimos que é a nossa ferramenta mais poderosa no ministério."
Talvez você esteja pensando: Testemunhar durante uma convenção de quadrinhos ou depois de um ringue de luta? No estacionamento de um teatro ou atrás das grades? Esses locais parecem um pouco exóticos para aqueles de nós que querem apenas chegar a um amigo na escola, um membro da família, ou o cara ao lado! Talvez, mas o princípio permanece o mesmo: Palavras e imagens trabalhando juntas são poderosas, porque elas tornam mais fácil para o leitor pegar e reter informações.
A linha de fundo é que os quadrinhos são excelentes ferramentas de testemunho. Eles podem explicar as verdades do evangelho com uma franqueza compreensível. Sua mensagem tem o potencial para permanecer com o destinatário muito tempo depois de suas palavras faladas serem apenas memórias distantes."

Tradução de Erick Henrique

Nate Butler (@NButlercomix35) é um ex-escritor Henson/Marvel/DC/Archie e artista. Atua com treinamento e consultoria em maneiras criativas de usar o meio de narrativa visual dos quadrinhos como ferramenta de evangelismo e discipulado. Ele é o presidente / CEO da COMIX35.

Texto original: 

Nenhum comentário: