quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Que perguntas fazer aos missionários mórmons que batem na sua porta

 


PERGUNTAS A FAZER AOS MISSIONÁRIOS MÓRMON – Um guia passo a passo para cristãos tessobre como testemunhar aos mórmons que batem na sua porta

https://www.4mormon.org/

QUEM SÃO OS MISSIONÁRIOS MÓRMON?

Os missionários Mórmons são representantes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (SUD ou Igreja Mórmon). Embora os mórmons afirmem ser “cristãos”, sua negação das principais crenças cristãs, como Deus o Pai sendo um Espírito, não um homem exaltado, o Filho sendo um Deus eterno e incriado, não o irmão espiritual de Lúcifer, o objetivo do homem sendo adorar a Deus , não se tornar ele próprio um “deus”, e o inferno eterno para os incrédulos que rejeitam a Cristo sem segunda chance após a morte, fez com que muitos cristãos denunciassem este grupo como um movimento herético. 1. Além da versão King James da Bíblia, os mórmons consideram como “Escritura” três outros livros produzidos por Joseph Smith, o fundador do Mormonismo. Esses livros são: O Livro de Mórmon (uma tradução de placas de ouro que supostamente continham o registro dos antigos habitantes da América), Doutrina e Convênios (uma transcrição de profecias e revelações que Joseph Smith afirmou ter recebido de Deus) e A Pérola de Grande Valor< /span> (uma tradução de um antigo papiro egípcio do 'Livro das Respirações' que Smith afirmou conter os escritos do patriarca bíblico Abraão).Embora se espere que cada pessoa sirva a Igreja através de vários “chamados” na Igreja, existem dois tipos de missionários dentro da Igreja Mórmon: Missionários de Proselitismo e Missionários de Serviço na Igreja. A maioria dos missionários são missionários de proselitismo e geralmente são rapazes ou moças solteiros com idades entre 19 e 24 anos. Normalmente, os missionários mórmons visitam bairros urbanos de bicicleta e áreas rurais de carro. Os homens vestem ternos pretos e brancos e são chamados de “Anciãos”, enquanto as mulheres usam saias e vestidos de várias cores e são chamadas de “Irmãs”. Muitos vêm de lares SUD e são sustentados financeiramente por suas economias pessoais e presentes de amigos e familiares.

Quando um jovem SUD se compromete a servir uma “missão” para a Igreja Mórmon, ele ou ela é enviado para longe de casa para servir fora de seu estado natal, nos EUA ou em um país estrangeiro. Durante as primeiras semanas de treinamento em um “Centro de Treinamento Missionário” SUD, o jovem estuda as “lições missionárias” básicas que são usadas para fazer proselitismo de futuros convertidos à Igreja. Para aqueles que são chamados para países estrangeiros, também aprendem as competências linguísticas e culturais do país para o qual são enviados.  Cada missionário proselitista se compromete a servir uma missão de dois anos para a Igreja e recebe um parceiro “acompanhante” do mesmo sexo para servir juntos, dois a dois, em todos os momentos. Durante os primeiros dois a três meses da designação de um novo missionário, ele ou ela recebe um “treinador” para apoio no trabalho. Periodicamente, os missionários são transferidos para outras áreas dentro de sua missão e se juntam a novos companheiros para novas experiências.

A maioria dos missionários Mórmons são jovens dedicados que sabem apenas o que a Igreja Mórmon lhes permitiu saber sobre sua história e crenças.  As informações são altamente controladas na missão. Os missionários só podem telefonar para casa uma vez por ano e se corresponder por correio ou e-mail uma vez por semana. Em nenhum momento os missionários podem ficar longe de seus “companheiros”, e eles têm uma agenda diária apertada, das 6h30 às 22h30, que consiste em exercícios, estudo, oração, registro no diário, proselitismo de porta em porta, reuniões com potenciais convertidos e serviço comunitário.  Durante a missão, os jovens missionários aprendem pela primeira vez como ensinar e defender as doutrinas profundas da Igreja e aprendem maneiras criativas de encobrir as doutrinas mórmons profundas para evitar que possíveis conversos sejam rejeitados. de alguns dos estranhos ensinamentos do Mormonismo.

COMO TESTEMUNHAR AOS MISSIONÁRIOS SUD À PORTA:

Os missionários mórmons estão constantemente sob estresse para atender às expectativas de seus líderes. Se você estiver preparado e sensível à liderança do Espírito Santo, poderá ser usado de uma forma poderosa para trazer à luz o verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo em seus corações. Sugerimos três maneiras pelas quais você pode responder com amor e verdade aos missionários que batem à sua porta:

SE VOCÊ QUER DIALOGAR DE FORMA EFICAZ…

A melhor maneira de apresentar o Evangelho Bíblico de Jesus Cristo aos missionários Mórmons é convidá-los para sua casa para uma conversa amigável sobre as diferenças entre o Cristianismo Bíblico e o Mormonismo. Se quiser dialogar de forma eficaz, você desejará fazer-lhes perguntas difíceis que desafiarão suas crenças de uma forma gentil e amorosa enquanto eles apresentam suas ideias a você. Como não é incomum os missionários mórmons deixarem de comparecer a uma reunião depois de serem questionados sobre suas crenças em uma reunião anterior, é importante que você obtenha seus nomes e números de telefone em seu .para que você possa ligar para eles se eles não comparecerem nomeação subsequentereuniãoPRIMEIRA

Como iniciar uma conversa significativa com os missionários Mórmons:

Para ser eficaz no testemunho, você deve primeiro reconhecer que eles não estão interessados ​​em debater ou discutir com você sobre suas crenças.  Como eles acreditam que os cristãos convencionais não têm a plenitude do Evangelho nem a “autoridade” para agir em nome de Deus, eles acreditam que você não tem nada a oferecer-lhes . Eles são treinados para evitar pessoas que sabem muito sobre o Mormonismo e que tentam fazê-los deixar a Igreja Mórmon. Portanto, se você parecer muito experiente, eles rejeitarão imediatamente qualquer coisa que você tenha a dizer e marcarão seus registros para que você não receba mais visitas. Visto que discutir sobre crenças raramente é lucrativo, sugerimos que você faça perguntas para levá-los a pensar sobre a irracionalidade de suas crenças, em vez de dizer-lhes no que você acredita e argumentar com uma série de passagens bíblicas que eles estão errados. Seu objetivo é ajudá-los a chegar às suas próprias conclusões de que o Mormonismo está errado através das perguntas que você faz.

Não presuma que todos os mórmons que você conhece acreditam nas mesmas doutrinas do mormonismo. Na verdade, muitas das doutrinas estranhas da Igreja SUD (como expiação de sangueJesus tendo muitas esposas. Em vez disso, comece qualquer discussão sobre as diferenças entre o Cristianismo e o Mormonismo com uma pergunta como:não diga aos mórmons o que eles acreditamPortanto, , etc.) foram menos enfatizados recentemente anos. É possível encontrar um jovem missionário mórmon que nunca ouviu falar dessas doutrinas ou do fato de terem sido ensinadas por líderes SUD proeminentes no passado.  Jesus sendo produzido através de um ato procriativo entre Deus Pai e Maria,

Ouvi dizer que a Igreja Mórmon ensina... É nisso que você acredita?

O que dizer se os missionários Mórmons questionarem os seus motivos para falar com eles:

Quando os missionários mórmons sentem que você é forte em sua fé cristã e que não vai se converter às crenças deles, eles podem se opor a continuar a conversa com você, questionando seus motivos para falar com eles. Eles podem dizer algo assim:

Sinto um espírito de discórdia aqui. Você não está realmente interessado no Mormonismo, está? Por que você nos convidou para nos encontrarmos com você em primeiro lugar? Você está tentando nos converter às suas crenças?

Para responder a esta objeção, sugerimos que você responda algo como o seguinte:

Você está certo. Sinto-me confortável em minha fé e provavelmente não me filiarei à Igreja SUDNo entanto, convidei você para falar comigo porque quero saber mais sobre suas crenças. Eu descobri isso uma pessoa para de aprender a verdade no momento em que ela pensa que não consegue aprender alguma coisa com os outros. Nós dois estamos aprendendo um com o outro, não estamos?

Ao responder desta forma, você colocou o missionário SUD numa posição difícil. Se ele responder “não” à sua pergunta sobre aprender uns com os outros, ele acaba de admitir que não quer aprender mais verdades. Se ele responder “sim” à sua pergunta, ele deverá concordar em permitir que você também compartilhe sua posição sobre suas crenças.

PERGUNTAS A FAZER AOS MISSIONÁRIOS MÓRMON:

A Igreja Mórmon percebe que muitas das doutrinas profundas do Mormonismo (como a crença de que os homens podem se tornar deuses) são estranhas para a maioria não-mórmons e cristãos. A Igreja sabe que se estas doutrinas fossem reveladas imediatamente aos futuros convertidos, especialmente aqueles que vêm de uma formação cristã, seriam imediatamente rejeitadas. Assim, eles treinam os seus missionários com o princípio de “leite antes da carne”. Este princípio alerta os missionários para não discutirem doutrinas profundas com você até que você tenha aceitado as doutrinas básicas da Igreja SUD. Para evitar que os missionários mórmons revelem doutrinas muito cedo, a Igreja produziu um manual de treinamento sistemático chamado Pregue Meu Evangelho. No capítulo 3 deste guia, ele detalha as doutrinas essenciais que se espera que os missionários SUD ensinem aos futuros convertidos. Eles podem mudar a ordem dessas doutrinas para atender às necessidades de cada indivíduo, mas se você concordar em se reunir com eles, pode ter certeza de que pelo menos um dos tópicos a seguir será discutido.

Para prepará-lo para se tornar uma testemunha eficaz para eles, resumimos brevemente cada lição missionária abaixo e fornecemos uma série de perguntas que você pode fazer para plantar sementes da verdade ao se envolver em um diálogo significativo durante as lições. Após as perguntas sugeridas, também disponibilizamos links adicionais de artigos relevantes do site para você estudar e aprender mais sobre cada tema.

Cada vez que vocês se encontrarem, sugerimos que você faça apenas uma ou duas das séries de perguntas que sugerimos, porque você não quer que eles sintam que você está debatendo suas crenças com eles. . Se você fizer apenas uma ou duas séries de perguntas que eles não sejam capazes de responder, essas perguntas ficarão na mente deles para que o Espírito Santo as use no momento certo. No entanto, se você os bombardear com MUITAS perguntas, eles imediatamente fecharão suas capacidades de pensamento e considerarão você um antimórmon que se opõe às suas crenças e não está realmente interessado na verdade.

Lembre-se de que seu objetivo é conquistar a pessoa, não a discussão. Não espere que eles mudem suas crenças e aceitem as suas imediatamente. Eles são representantes da sua Igreja, por isso, mesmo que queiram mudar as suas crenças, não o podem fazer sem abandonar completamente a sua missão e a Igreja SUD. Seu objetivo é apenas plantar sementes. Se eles entenderem o que você argumentou (concordem ou não com você), você alcançou seu objetivo. Quando você faz algumas das perguntas difíceis que sugerimos abaixo, eles podem não ser capazes de responder imediatamente, mas você deve permitir que eles salvem sua aparência. Não os pressione, forçando-os a dizer que você está certo. Lembre-se de que eles não poderão fazer isso enquanto estiverem representando sua Igreja. Portanto, se eles não conseguirem responder à sua pergunta, reconheça humildemente a luta deles e deixe o assunto de lado. O mesmo se aplica à sua resposta se eles fizerem uma pergunta difícil que você não consiga responder imediatamente. Basta dizer: “Essa é uma boa pergunta. Nunca pensei nisso dessa forma antes. Eu gostaria de fazer algumas pesquisas sobre esse assunto esta semana e na próxima vez que nos encontrarmos, podemos conversar sobre isso?” Eles quase nunca dirão “Não” ao seu pedido. Ao dar um ao outro a oportunidade de salvar a aparência dessa forma, vocês conseguirão evitar que a discussão se transforme em um debate.

Uma palavra de cautela ao dialogar com os missionários SUDPermaneça no tópico que os missionários desejam discutir com você.< /span> e espere que eles discutam o assunto da poligamia Mórmon com você. Mudar o assunto que os missionários desejam discutir com você é a maneira mais rápida de convencê-los de que você não está realmente interessado em ouvi-los. Se você espera que os missionários SUD o ouçam sem interrupção, você deve dar-lhes a decência e o respeito para ouvi-los também.as 34 esposas de Joseph Smith  Não mude de assunto nem tente desviá-los para que eles não possam explicar o que querem dizer com você. Por exemplo, se eles estiverem falando sobre a “apostasia” e a “restauração”, não mencione

LIÇÃO 1: A MENSAGEM DA RESTAURAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS ​​CRISTO: 

  • Deus é nosso amoroso Pai Celestial e nós somos seus filhos. (“Ele tem um corpo de carne e osso… [e] nos proporcionou… uma maneira de… retornar viver em Sua presença.” —Pregar Meu Evangelho, p. 31)
      • PERGUNTE: “Se Deus tem um corpo de carne e ossos, por que Ele disse: ‘Façamos o homem à NOSSA imagem, conforme a NOSSA semelhança’ em Gênesis 1:26? Jesus e o Espírito Santo não eram então apenas Seres Espirituais?”

     

  • O Evangelho Abençoa as Famílias (“Como as famílias são ordenadas por Deus, elas são a unidade social mais importante neste tempo e na eternidade.” —Pregue Meu Evangelho, p. 32)
      • PERGUNTE: “Aprecio a ênfase que a Igreja SUD dá à família tradicional. À medida que a moralidade da nossa cultura está a desmoronar-se, este conceito precisa de ser protegido. Concordo convosco que a família é, de facto, o elemento básico e a força da vida terrena e da sociedade. No entanto, se as famílias são essenciais no Céu, como Jesus foi exaltado como Deus (João 1:1) ao nível mais alto do Céu sem ser casado? Ele não era casado quando Ele, como Deus, veio à terra, era (Filipenses 2:6-7)?”
        • Nota: Os Mórmons podem objetar à sua conclusão de que a família não é necessária no Céu (Mateus 22:28-30), dizendo que Jesus pode ter se casado na terra, mas se isso acontecer, você precisa enfatizar que Jesus era Deus ANTES. Ele veio à terra. Ele não era casado ANTES de ser exaltado à posição de Deus, então o casamento não deve ser uma “Lei Celestial” necessária para a exaltação completa ao nível mais alto do Céu. Caso contrário, se o casamento fosse de fato uma Lei Celestial de Deus, teríamos que dizer que Jesus era um “infrator da lei”, porque ele não guardou a Lei SUD do Casamento Eterno antes de se tornar Deus!

     

  • O Pai Celestial Revela Seu Evangelho em Cada Dispensação. (“Deus mostra Seu amor por nós…chamando profetas, aos quais é dado o sacerdócio — o poder e a autoridade…para agir em nome de Deus…” —Pregar Meu Evangelho, < ai=3>pág. 32)
      • PERGUNTE: “Você acredita que TODOS que afirmam ser Profetas de Deus são profetas verdadeiros? Como podemos distinguir um profeta verdadeiro de um falso (Mateus 24:11, 24; Deuteronômio 18:20-22)? Quais são algumas profecias verdadeiras que o seu atual Profeta SUD cumpriu? Como você sabe que ele é um verdadeiro profeta de Deus se ele não teve nenhuma profecia que se tornou realidade?”
        • Nota: Não deixe que os Mórmons afirmem que os ensinamentos morais do atual Profeta Mórmon são prova de profecias cumpridas. Uma profecia é uma previsão sobre um evento FUTURO que foi dado no PASSADO e cumprido no tempo profetizado. Não é uma proclamação que afirma um princípio moral ou bíblico.

     

  • O Ministério Terrestre e a Expiação do Salvador (Jesus “...chamou doze homens para serem Seus Apóstolos e...[deu]-lhes a autoridade do sacerdócio. Ele organizou Sua igreja... [e] completou a Expiação.” —Pregar Meu Evangelho, p. 34)
      • PERGUNTE: “Se a verdadeira igreja cristã deve ser organizada com a mesma estrutura que a igreja que Jesus estabeleceu foi organizada, por que a Igreja SUD tem apenas 12 apóstolos quando a igreja cristã primitiva tinha pelo menos 19 apóstolos?”
        • A seguir está uma lista de 8 apóstolos adicionais que foram adicionados aos 12 discípulos na igreja do Novo Testamento: Matias (Atos 1:26) substituindo Judas, Barnabé (Atos 14:14), Andrônico (Romanos 16:7), Júnia ( Romanos 16:7), Tiago, irmão de Jesus (Gálatas 1:19), Silvano e Timóteo (1 Tessalonicenses 1:1; 2:6) e Paulo (Romanos 11:13; 1 Coríntios 15:8-10) .

     

  • A Grande Apostasia (“Com a morte dos apóstolos, as chaves do sacerdócio e a autoridade presidente do sacerdócio foram tiradas da Terra… as doutrinas foram corrompidas e mudanças não autorizadas foram feitas… muitas das doutrinas e ordenanças do evangelho foram alteradas ou perdidas.” —Pregar Meu Evangelho, p. 35)
    • PERGUNTE: “Não está escrito em algum lugar de suas Escrituras que o Apóstolo João nunca morreu e que ele viveria até a volta de Cristo ( Doutrina e Convênios, seção 7)? Se o apóstolo João nunca morreu, isso não significa que ele ainda possui a autoridade original do sacerdócio que Cristo lhe deu? Onde ele está hoje? Como você sabe que ele não está em uma de nossas igrejas cristãs exercendo a autoridade do sacerdócio agora? Afinal, Jesus não prometeu em Mateus 16:18 que Sua igreja nunca seria destruída?”
    • A GRANDE APOSTASIA
  • A Restauração do Evangelho de Jesus Cristo por meio de Joseph Smith (“Disseram-me que não deveria me filiar a nenhuma delas [igrejas], pois estavam todas erradas; e o Personagem que se dirigiu a mim disse que todos seus credos eram uma abominação aos seus olhos; que aqueles professores eram todos corruptos…” — Joseph Smith – História 1:19)
      • PERGUNTE: “Se Deus disse a José que 'todos' os credos do Cristianismo eram uma 'abominação aos seus olhos', o que há de tão abominável no Credo dos Apóstolos (escrito no século II e formulado como um credo oficial por volta do século V) ? Se TODOS os credos não fossem uma abominação quando Joseph recebeu esta revelação, Deus mentiu para Joseph?” 
        • CREDO DOS APÓSTOLOS: “Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, sofreu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; ele desceu ao inferno [túmulo 2.3.] Igreja; a comunhão dos santos; o perdão dos pecados; a ressurreição do corpo; e a vida eterna. AMÉM."

     

  • O Livro de Mórmon – Outro Testamento de Jesus Cristo, Ore para conhecer a verdade por meio do Espírito Santo (“Para saber que o Livro de Mórmon é verdadeiro, uma pessoa devo ler, ponderar e orar sobre isso.” —Pregar Meu Evangelho, p. 38) 
      • PERGUNTE: “Não tenho nenhum problema em orar por 'sabedoria' (Tiago 1:5) ao ler o Livro de Mórmon, mas mesmo que o Livro de Mórmon seja verdadeiro, como isso prova que a Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias Santos é a verdadeira igreja? Visto que existem mais de 100 grupos que se separaram da Igreja Mórmon e todas essas igrejas acreditam que o Livro de Mórmon e Joseph Smith são de Deus, como posso saber se o seu está certo? Se o Livro de Mórmon é verdadeiro, como pode a Igreja SUD ser verdadeira quando ensina o oposto do que o Livro de Mórmon ensina sobre Deus? Por exemplo, a Igreja SUD ensina que Jesus é um “Deus” separado do Pai, mas o Livro de Mórmon ensina que Deus o Pai e Jesus Cristo são o MESMO Deus. Se a sua Igreja tem Deus errado, como pode ser a verdadeira Igreja de Cristo?”
        • JOSEPH SMITH: “Pregarei sobre a pluralidade dos Deuses… Eu sempre declarei < /span> a Jesus Cristo é um personagem distinto, Deus e distinto de Deus, o Pai, e que o Espírito Santo era um personagem distinto e um Espírito: e estes três constituem três personagens distintos etrês Deuses.” —Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 370
        • MOSIAS 15:1-4: “E agora Abinádi disse-lhes: Quisera que compreendêssemos que o próprio Deus descerá entre os filhos dos homense redimirá o seu povo. E porque habita na carne, será chamado Filho de Deus, e tendo sujeito a carne à vontade do Pai, sendo o Pai e o Filho—O Pai, porque foi concebido pelo poder de Deus; e o Filho, por causa da carne; assim tornando-se o Pai e o Filho— E eles são um só Deus, sim, o próprio Pai Eterno do céu e da terra.”
        • ALMA 11:28-29: “Agora Zeezrom disse: Existe mais de um Deus ? E ele respondeu: Não.”

     

LIÇÃO 2: O PLANO DE SALVAÇÃO:

    • Vida Pré-Terra: O Propósito e Plano de Deus para Nós (“Deus é o Pai de nossos espíritos. Somos literalmente Seus filhos e Ele nos ama. Vivíamos como espírito filhos de nosso Pai celestial antes de nascermos nesta terra.”—Pregar Meu Evangelho, p. 48) 
      • PERGUNTE: “Se todos os humanos são filhos de Deus, por que Jesus disse que algumas pessoas têm Satanás como seu ‘pai’ (João 8:44)? Se somos todos filhos de Deus, em primeiro lugar, por que precisamos ser adotados na família de Deus (João 1:12; Gálatas 4:5)?”

       

 

  • A Criação, o Arbítrio e a Queda de Adão e Eva (“Satanás tentou Adão e Eva a comerem o fruto proibido, e eles escolheram fazê-lo. < a i=2>Isso fazia parte do plano de Deus… Somente dessa maneira os filhos de Deus poderiam progredir e se tornar como Ele.”—Pregar Meu Evangelho,Pregar Meu Evangelho, pág. 49)
      • PERGUNTE: “Se Deus colocou Adão e Eva em uma posição que exigia que eles desobedecessem à Sua ordem de não comer o fruto proibido, essa crença não torna Deus responsável por tentá-los ao 'pecado', resultando em morte (Romanos 5:12). )? A Bíblia não diz que ‘Deus não pode ser tentado pelo mal, nem tenta a ninguém’ (Tiago 1:13)?”

     

  • Nossa Vida na Terra e a Expiação (“Por causa de nossos pecados, não podemos retornar à vida com o Pai Celestial, a menos que somos primeiro perdoados e purificados... somos responsáveis ​​por nossos próprios pecados. Deus não pode encarar o pecado com qualquer grau de tolerância, e o pecado nos impede de viver em Sua presença. Somente através da graça e misericórdia do Salvador podemos nos tornar limpos do pecado para que podemos viver com Deus novamente. Isso é possível exercendo fé em Jesus Cristo, arrependendo-nos, sendo batizados, recebendo o dom do Espírito Santo e perseverando até o fim.”— Pregar Meu Evangelho , pp. 50-51) 
      • PERGUNTE: “Visto que 'o Senhor não pode encarar o pecado com o mínimo grau de tolerância' (Alma 45:16; Doutrina e Convênios 1:31), em que ponto sei que exerci fé suficiente em Jesus Cristo e me arrependi de meus pecados são suficientes para que Deus me conceda a vida eterna? Como posso ‘perseverar até o fim’ se ainda estou pecando em meus pensamentos e ações até a minha morte? Se eu ainda sou um pecador quando estou no meu leito de morte, isso não significa que não me arrependi totalmente de todos os meus pecados? Como a graça de Cristo pode ser suficiente para cobrir meus pecados se Morôni 10:32 é verdade quando diz que devo primeiro ‘negar’ a mim mesmo ‘toda impiedade’ antes que a graça de Cristo seja ‘suficiente’ para mim? Como posso negar a mim mesmo “toda” impiedade? Você fez aquilo? Você conhece alguém que conseguiu parar de pecar?”

     

  • O Mundo Espiritual, Ressurreição, Julgamento, Imortalidade e Reinos de Glória (“Como Deus recompensa a todos de acordo com as ações praticadas no corpo, existem diferentes reinos de glória aos quais podemos ser designados após o Julgamento.” —Pregar Meu Evangelho, p. 53) 
    • PERGUNTE: “Se todos são designados para um dos três reinos de glória com base em suas ações, como posso esperar viver junto com minha família no Céu, se nem todos em minha família são mórmons ou fiéis? seguir todas as ordenanças do Evangelho na medida em que o faço? Se eu só puder visitar meus parentes em um reino inferior, como isso é o mesmo que viver JUNTOS para sempre?”
    •   AS FAMÍLIAS SÃO REALMENTE PARA SEMPRE?

LIÇÃO 3: O EVANGELHO DE JESUS ​​CRISTO:  

  • Por meio de Cristo podemos ser purificados do pecado (“O Salvador satisfez as exigências da justiça… quando Ele se colocou em nosso lugar e sofreu a punição por nossos pecados. …No entanto, /span>e obedecemos a Seus mandamentos< /span> nos tornamos dignos de entrar permanentemente na presença do Pai Celestial.” — p. 61) Pregar Meu Evangelho,e da vivência do evangelho. Por meio da Expiação .  Ele perdoa nossos pecados quando O aceitamos, nos arrependemos Jesus não eliminou nossa responsabilidade pessoal
      • PERGUNTE: “Jesus é suficiente ou Ele é apenas um passo necessário para a nossa salvação? Se Jesus é suficiente, por que precisamos acrescentar as nossas obras de justiça ao seu pagamento na cruz? Isso não significa que você acredita que Jesus é insuficiente para nos tornar dignos?”
        • Nota: Evite a tentação de entrar em uma longa discussão sobre a fé e as obras das Escrituras. Até que os Mórmons sejam quebrantados pela compreensão de que não podem ser bons o suficiente para serem salvos através do Evangelho SUD, uma discussão apenas sobre a fé geralmente não leva a lugar nenhum, pois eles vêem este Evangelho como “fácil demais”. Então, por enquanto, continue com esta questão sobre a suficiência de Cristo até que eles admitam que acreditam que Jesus é “insuficiente”. Eles vão realmente lutar com esta questão porque parece muito pouco cristão dizer: “Jesus é insuficiente”. No entanto, quando você finalmente conseguir que eles admitam que acreditam nisso, volte-se para eles e diga: “Obrigado por serem honestos comigo. Eu só queria ouvir você dizer isso. O impacto de exigir que digam fisicamente que acreditam que Jesus é insuficiente irá atingi-los com muita força e eles nunca esquecerão isso.

     

  • Fé em Jesus Cristo (“Ter fé em Cristo inclui ter uma firme crença de que Ele é o Filho Unigênito de Deus e o Salvador e Redentor do mundo.” —< /span> p. 61) Pregar Meu Evangelho,
      • PERGUNTE: “Você conhece John? Você conhece aquele com três filhos? Onde ele mora? …Mas você entende que mesmo que o seu John more em um lugar diferente do meu John, nós dois conhecemos o mesmo John, certo? Afinal, nossos dois Johns têm três filhos! …Você consegue ver como o fato de você e eu acreditarmos em alguns dos mesmos fatos relativos à identidade de Jesus não significa que acreditamos no MESMO Jesus? Afinal, o seu Jesus é o IRMÃO espiritual de Lúcifer, mas o meu Jesus é o CRIADOR de Lúcifer (Colossenses 1:16-17)!”



      • fatos relativos à identidade de Jesus não significa que acreditamos no MESMO Jesus? Afinal, o seu Jesus é o IRMÃO espiritual de Lúcifer, mas o meu Jesus é o CRIADOR de Lúcifer (Colossenses 1:16-17)!”

Jesus do Mormonismo

Irmão espiritual de Lúcifer

Filho de um “Homem Exaltado”

Não gerado pelo Espírito Santo

Alcançou sua “divindade”

Alguns pecados que seu sangue não pode cobrir


Jesus da Bíblia

Não seu irmão – mas seu Criador

Filho de Deus – Deus “não é um Homem”

Gerado do Espírito Santo

Sempre foi Deus

Seu sangue cobre “TODOS” os pecados


  • Arrependimento (“À medida que mudamos, reconhecemos... que não precisamos continuar cometendo os mesmos erros continuamente. Se nos arrependermos sinceramente, nos afastaremos de nossos pecados e cometemos não mais. Resistimos a qualquer desejo de cometer pecado.” —Pregar Meu Evangelho, p. 62) 
      • PERGUNTE: “Não está escrito em algum lugar de suas Escrituras que ‘à alma que pecar, os pecados anteriores retornarão’ (Doutrina e Convênios 82:7)? Então, se eu repetir um pecado, serei responsabilizado pelos meus pecados anteriores, certo (Princípios do Evangelho, p. 253)? Em que ponto tenho a certeza do perdão? Visto que devo parar com cada pecado para me “arrepender” totalmente de cada pecado e ser perdoado, isso não significa que não estou totalmente perdoado de todos os meus pecados, até que tenha parado de pecar? Você parou de pecar? Então, você não está realmente perdoado, está? Se você não pode me oferecer a garantia do perdão dos meus pecados, o que a sua Igreja tem a me oferecer?”

     

  • Batismo e o Dom do Espírito Santo (“O batismo é uma ordenança essencial de salvação. Nenhuma pessoa pode entrar no reino de Deus sem ser batizada... O batismo pela água deve ser seguido pelo batismo do Espírito ou ele é incompleto. Somente quando recebermos o batismo e o dom do Espírito Santo poderemos receber a remissão de nossos pecados e renascer completamente espiritualmente.” —Pregar Meu Evangelho , pp. 61-65) 
      • PERGUNTE: “Concordo que o batismo é o sinal de fé e deve ser feito em obediência a Cristo. No entanto, em Atos 10:44-48 lemos que: 'Enquanto Pedro ainda dizia estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviram a palavra... Pode alguém proibir a água, para que não sejam batizados estes que receberam a palavra? Espírito Santo, assim como nós? E ele ordenou que fossem batizados em nome do Senhor.’ Se o batismo físico é necessário antes que alguém possa receber o Espírito Santo, como esses cristãos receberam o Espírito Santo sem primeiro serem batizados?”
        • Nota: Evite a tentação de discutir se o batismo é ou não necessário para a salvação. Esta discussão não leva a lugar nenhum com os missionários mórmons, mas o exemplo que você fornece em Atos 10 plantará suficientemente uma semente de dúvida contra a crença deles na regeneração batismal.

     

  • Perseverar até o fim (“Depois que tivermos sido perdoados de nossos pecados, devemos tentar todos os dias permanecer livres do pecado p. 66) Pregar Meu Evangelho,… Prometemos fazer boas obras, servir aos outros e siga o exemplo do Salvador. Nas escrituras, esse compromisso vitalício costuma ser chamado de 'perseverar até o fim'”. —Se falharmos, devemos nos arrependerprometemos ao Pai Celestial que obedeceremos a Seus mandamentos pelo resto do ano. nossas vidas para que possamos sempre ter o Espírito Santo conosco.  No convênio do batismo,
      • PERGUNTE: “Eu estava lendo 1 Néfi 3:7 no Livro de Mórmon e notei que ele diz: 'que o Senhor não dá mandamentos aos filhos dos homens, sem antes preparar um caminho para aqueles que eles podem cumprir o que ele lhes ordena.' Você acredita que isso é verdade? Que Deus não lhe dá uma ordem que você não pode obedecer? Você obedeceu a todos os mandamentos de Deus? Por que não? Suas Escrituras também dizem em Doutrina e Convênios 25:15 que Deus nos ordena: 'Guardar meus mandamentos continuamente< /span>  Seria honesto admitir que você procrastinou o dia do seu arrependimento porque você não parou de pecar? O que Alma 34:33-35 diz que acontece com aqueles que ‘procrastinam’ o dia do seu arrependimento?”, e uma coroa de justiça receberás. E a menos que você faça isso, onde eu estou, você não poderá ir.’ Você guarda os mandamentos de Deus ‘continuamente’? Que parte da palavra “continuamente” permite uma desobediência ocasional aos mandamentos de Deus? Se você renovar seus convênios de obedecer aos mandamentos de Deus na reunião sacramental todas as semanas, o fato de você não estar obedecendo “continuamente” aos mandamentos de Deus não faz de você um rompedor de “convênios”? O fato de você se arrepender continuamente não prova que você não está verdadeiramente arrependido? Caso contrário, se você realmente se arrependesse e parasse de pecar, não teria necessidade de se arrepender novamente, certo?
        • ALMA 34:33-35: “…Rogo-te que não procrastines o dia do teu arrependimento até o final; pois depois deste dia de vida, que nos é dado para nos prepararmos para a eternidade, eis que se não melhorarmos o nosso tempo nesta vida, então virá a noite de escuridão onde não pode haver trabalho realizado. Vocês não podem dizer, quando forem levados a essa terrível crise, que me arrependerei, que retornarei ao meu Deus. Não, você não pode dizer isso; pois aquele mesmo espírito que possui seus corpos no momento em que vocês deixarem esta vida, esse mesmo espírito terá poder para possuir seu corpo naquele mundo eterno. Pois eis que, se vocês procrastinaram o dia do seu arrependimento até a morte, eis que vocês se tornaram sujeitos ao espírito do diabo, e dos ímpios.” —Alma 34:33-35estado final ; e este é o o diabo tem todo o poder sobre você; portanto, o Espírito do Senhor se retirou de você e não tem lugar em você, e ele te selará dele

         

        • Nota: Seu objetivo é fazer com que o Mórmon veja a impossibilidade de ser salvo através dos requisitos do Evangelho SUD, porque sua visão de “arrependimento” de acabar com o pecado torna o perdão impossível de receber. O missionário Mórmon deve perceber que não importa quantas vezes ele afirme “arrepender-se” dos seus pecados, se ele não parou de pecar, ele não se arrependeu verdadeiramente e, portanto, não foi perdoado. Como resultado, o mormonismo nunca pode prometer perdão, porque nenhuma pessoa (exceto Jesus Cristo) jamais foi capaz de alcançar um estado sem pecado de obediência contínua aos mandamentos de Deus. Uma vez que o Mórmon tenha quebrado a lei SUD, então ele estará aberto ao verdadeiro Evangelho da graça e do perdão no sangue suficiente de Cristo (Romanos 3:28; 4:4-5; Hebreus 7:25; Salmos 103:12). ). Ser paciente. Isto levará tempo e você pode não conseguir fazer com que o Mórmon admita que seus requisitos de “arrependimento” e os ensinamentos SUD de que você “não pode ser salvo em seus pecados” (Alma 11:37), tornam seu Evangelho impossível. Mas mantenha o foco e plante as sementes da lei até que ela quebre. Somente se ele quebrar é hora de compartilhar o verdadeiro Evangelho. Lembre-se, Jesus não compartilhou o Evangelho da graça com o homem rico (Marcos 10:17-27). Ele só lhe deu a lei porque não estava pronto para a graça. O mesmo acontece com os missionários mórmons. O seu orgulho pelas suas falsas “obras” evangélicas (Isaías 64:6) deve ser quebrado antes que possam receber e apreciar o simples Evangelho da graça (Romanos 11:6; Efésios 2:8-9).

     

LIÇÃO 4: OS MANDAMENTOS E LIÇÃO 5: LEIS E ORDENANÇAS

Estas duas últimas lições do manual de treinamento SUD detalham as várias “Leis” e “Mandamentos” do Evangelho SUD. Estes incluem: Oração, Estudo das Escrituras, Santificação do Dia do Senhor (descanso dominical), Batismo e Confirmação, Seguir o Profeta (O Profeta SUD nunca o desviará), Guardar os 10 Mandamentos, Viver a Lei da Castidade (moral pureza), Obedecer à Palavra de Sabedoria (proibição SUD de beber chá e café), Guardar a Lei do Dízimo (Dar 10% à Igreja SUD), Observar a Lei do Jejum (Jejuar duas refeições no primeiro domingo de cada mês ), Sacerdócio e Auxiliares (posições de autoridade SUD), Trabalho Missionário, Casamento Eterno, Templos e História da Família (realizar o Batismo pelos Mortos e várias outras práticas exclusivas do templo SUD) e Serviço (“chamados” ou deveres da Igreja).

Esses tópicos tratam mais da vida moral e dos requisitos para viver de acordo com o Evangelho Impossível do Mormonismo. Você pode usar esses tópicos para continuar sua discussão sobre as diferenças entre legalismo (viver de acordo com um conjunto de coisas que devemos e não devemos fazer) e graça (viver de acordo com uma consciência dirigida pelo espírito). Para mais informações sobre Graça e Legalismo, veja:

Se você chegar até aqui nas lições missionárias depois de fazer muitas das perguntas detalhadas acima, pode ter certeza de que plantou muitas sementes da verdade que não voltarão vazias.

Para obter mais informações sobre Mormonismo vs. Cristianismo e perguntas adicionais para fazer aos Mórmons, consulte:

balas COMO TESTEMUNHAR DE FORMA EFICAZ AOS MÓRMONS — Quebrando a Barreira da Autoridade SUD Passo a Passo

==============

1. Para documentação sobre as crenças mórmons listadas, consulte: QUEM SÃO MÓRMONS? – Sua História, Crenças e Práticas e Doutrina Mórmon Exposta.
2. O termo “inferno” usado neste credo é uma referência à palavra grega hadēs (usado para a sepultura comum) traduzido como “inferno” em Atos 2:27 na versão King James da Bíblia.
3. A Igreja Católica oficial como a conhecemos hoje não estava organizada quando este credo foi escrito.


Nenhum comentário: