sexta-feira, 23 de abril de 2010

O cristão e as mídias sociais

*

Por: Ismênia Noleto

Como seres sociáveis necessitamos estar em constante processo de comunicação. Fomos criados para nos sociabilizarmos e vivermos em sociedade. Em pleno século XXI é muito raro encontrar um indivíduo que de alguma maneira não se comunique. Cabe ressaltar que essa comunicação não se restringe apenas a comunicação verbal; nos comunicamos também através de gestos, sinais, pela postura corporal, tonalidade da voz e por meio da escrita.
Na tentativa de aprofundar e desenvolver relacionamentos com pessoas do mundo inteiro temos ao nosso dispor diferentes mídias sociais e por mais que o individuo se considere restrito a relacionamentos – seja qual for a área emocional - com as avançadas ferramentas de comunicação, é quase impossível que este fique totalmente alheio aos Blogs, Orkut, Twitter, Youtube, Facebook, Flickr, Ning, Linkeding, My Space, entre outros.
E o que essas mídias sociais têm em comum? A título de informação, Mídia significa “meios” e Sociais significa relacionamentos, portanto, o intuito dessas mídias é justamente interagir com pessoas de diferentes opiniões, idiomas e culturas. Na época da ditadura, o Brasil vivia em um regime constante de censura e artistas como Caetano Veloso, Elis Regina, Chico Buarque, Gilberto Gil, Toquinho entre outros foram mantidos sob censura. Felizmente, não estamos mais sob as prisões da ditadura, temos a liberdade de nos comunicarmos, de nos expressarmos como bem desejamos e essa comunicação que outrora se baseava apenas através da música, jornais impressos, rádios e TV´s, criou asas e evoluiu. Hoje, ninguém pode ter a desculpa de que não há como manter-se informado. Temos ao nosso alcance (e muito facilmente), as TV´S, rádios, jornais impressos, revistas e ainda da maior rede de comunicação do mundo: a Internet.
Um agravante nesse bombardeio de informações, é que estas mídias sociais se não forem usadas corretamente, representam um grande perigo para a vida do cristão. É muito comum vermos cristãos usando esses meios de comunicação para manter diálogos indecorosos com pessoas que não compartilham da mesma fé, assistir ou ler conteúdos impróprios e nada edificantes, e, por isso, aquilo que pode ser bom socialmente falando, por outro lado, pode representar um perigo e uma poderosa arma do diabo para enfraquecer a fé e a vida dos cristãos.
A Internet se não usada prudentemente, pode influenciar à prática do adultério, do homossexualismo, da pedofilia, da prostituição, da feitiçaria, do misticismo e a lista não pára por aí. Não sou a favor de nos limitarmos apenas aos meios de comunicações convencionais. Devemos sim, conhecer uma dessas redes sociais, mas como cristãos, devemos estabelecer um limite daquilo que é correto ou não. O importante é usar essas ferramentas de comunicação com sabedoria e prudência. Que tal usar o MSN, E-mail, Twitter e Orkut para proclamar a Palavra de Deus? Podemos sim ser instrumentos de bênçãos através dessas modernas mídias sociais e assim, fazermos o que a Bíblia nos ensina: “E não vos conformeis com esse mundo, mas transformai-vos pela renovação de nossa mente, para que experimenteis qual seja a perfeita, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Nenhum comentário: