quinta-feira, 24 de março de 2011

Transforme seu blog em um canal de evangelização


Imagem de uso livre via Imagens Cristãs 
Não importa o assunto de seu blog, ele pode ser um canal de evangelização

Não importa o assunto de seu blog, ele pode ser um canal de evangelização, nas 24 horas do dia, e de alcance global. E isso de maneiras simples. Vamos propor e analisar aqui 3 métodos de evangelizar através de blogs.

O primeiro é através de banners e links evangelísticos. São dezenas os sites na internet totalmente dedicados à evangelização, ou que apresentam excelentes páginas evangelísticas em seu corpo. São mensagens dedicadas a transmitir de maneira clara o Evangelho de Cristo. Seu foco específico e planejado torna-os excelentes ferramentas a serem utilizadas por todos nós, blogueiros evangélicos.
Colocar um banner de um ou de vários destes sites em seu blog é oferecer de maneira simples a chance a qualquer visitante que 'cair em sua rede', de conhecer a Salvação que há em Cristo. Lembre-se: não importa o assunto de seu blog, ou se ele é só para crentes. Eu mantenho diversos blogs, alguns de interesse estritamente evangélico, como o Arsenal do Crente e o Veredas Missionárias. Mas os banners estão lá, pois quem sabe que peixes a (grande) rede içará até  o meu barquinho?
Exporemos aqui alguns links de sites brasileiros e estrangeiros dedicados a esta obra. Lembre-se de colocar o banner em local estratégico, de preferência no topo da página/barra lateral, ou nas primeiras posições.



As 4 Leis Espirituais - As Quatro Leis Espirituais é um texto/folheto desenvolvido pelo Dr. Bill Bright, fundador da Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo. O texto apresenta de maneira bastante simples e efetiva o plano da Salvação. Particularmente, gosto muito deste texto, e o utilizo em todos os meus blogs. Veja a página: http://www.greatcom.org/portugues/four.htm
Na mesma página há links evangelísticos para o Filme Jesus e muito mais. Como eles não possuem banner e não encontrei no site uma imagem legal que  possamos usar, tomei a liberdade de criar um banner/logotipo para usar em meus blogs (este acima). Caso queira, você pode copiá-lo, ou criar o seu próprio (uma dica para criar logos simples mas bonitos é o site Cool Texthttp://cooltext.com/).


E falando na Cruzada Estudantil, você já deve ter lido aqui mesmo no blog da UBE sobre a Global Media Outreach, ministério online de evangelismo, talvez o maior do mundo, e que por sua vez é um braço da Cruzada Estudantil. Se você não conhece, vale a pena ler sobre a obra e os métodos da GMO (há oportunidades para quem deseja tornar-se um missionário online). Veja aqui algumas páginas evangelísticas da GMO em português:
4 Passos para Deus
Quem é Jesus?


Chamada da Meia-Noite - O Ministério Chamada é profundamente comprometido com a evangelização online, sendo um dos pioneiros (e possivelmente o mais atuante) do Brasil. Além de diversos outros recursos, eles mantêm a página evangelística Conheça @ Jesus
Veja também o diretório com dezenas de mensagens evangelísticas, com os mais variados enfoques. Aqui: http://www.ajesus.com.br/mensagens/list/all
E mais: A CMN oferece excelentes e-books evangelísticos para download gratuito, como o livro Conheça Jesus, de Norberth Lieth, e Destino Final (este por sinal não apenas um livro, mas uma verdadeira e exemplar campanha de web-evangelismo, que oferece folhetos, mensagens, wallpapers, além do livro em si, para download gratuito). Veja o hot site Desafio Finalhttp://www.destinofinal.com.br/
E a poucos dias a Chamada graciosamente disponibilizou também para download o excelente livro O Último Herói do Titanic, uma belíssima e real história com forte apelo evangelístico. Você pode também disponibilizar estes livros a partir de seu blog!

Got Questions? - A Got Questions é um web-ministério interdenominacional, que mantém páginas evangelísticas em dezenas de línguas. O interessante é que eles ofercem uma gama de textos em cada língua, através do método de perguntas e respostas, do tipo: Como Passar a Eternidade com DeusQuem criou Deus? De onde veio Deus?O que acontece depois da morte?É a Bíblia verdadeiramente a Palavra de Deus?, . Úteis para evangelizar, e também para edificação dos já cristãos.
Veja aqui a página em português (o ideal é você escolher uma pergunta/texto específica para linkar e/ou republicar): http://www.gotquestions.org/portugues/index.html
E aqui o diretório com as páginas em todas as línguas disponíveis: http://www.gotquestions.org/international.html

Tudo Sobre Deus - O Ministério All About God (Tudo Sobre Deus) disponibiliza diversas páginas evangelísticas, também em váriadas línguas. No estilo semelhante ao de Got Questions, procura esclarecer ponto por ponto sobre o plano de salvação e as diversas doutrinas cristãs, além de dúvidas comuns aos descrentes. Veja as duas em português:
Junto às páginas evangelísticas, há ainda páginas específicas com diversos artigos sobre Adoração e Discipulado, entre outras.


Evangelização Blog (http://www.evangelizacao.blog.br/) - O blog evangelização é um projeto sem fins lucrativos, cuja finalidade é a evangelização das nações, tendo a Bíblia como regra de fé e prática e Jesus Cristo como Senhor e Salvador. O propósito do blog evangelização é ajudá-lo a compreender que Jesus te ama, ele morreu por você e quer te salvar.
O blog é  mantido pelo colaborador da UBE, o irmão Luiz Ribeiro, e reúne dezenas de textos e também vídeos com o foco evangelístico.

Isa Al Masih - Este é um interessante web-ministério dedicado a evangelizar especificamente muçulmanos. O estilo é semelhante ao do GotQuestions?, e o site oferece páginas em diversas línguas (também em português, mas no caso desta página, por destinar-se a muçulmanos, melhor é linkar a página em inglês mesmo). Veja aqui: http://isaalmasih.net/

Amor Scan (http://amorscan.blogspot.com/) - Este é um blog que criei destinado especificamente à evangelização. Nele estão reunidas dezenas de mensagens (que você pode republicar) evangelísticas, além de alguns links para sites evangelísticos. 
Em relação a este blog, uso a estratégia de divulgar seus posts no Twitter, sempre com hashtags (os textos precedidos de #, que no Twitter servem como tags ou etiquetas) relacionadas aos temas expostos, por exemplo: #dor, #solidao #depressao #vazio #morte #paz e etc. E divulgo também amplamente em redes sociais como Orkut e Facebook. Um outro método que utilizo para divulgalção é, ao comentar algo em um site/blog secular, dentre todos os blogs que mantenho, deixo como link sempre o endereço deste blog. Tudo isso buscando atrair o máximo de visitantes não-crentes para que leiam a mensagem.

Lembrando que há muitos outros sites que oferecem recursos semelhantes.

Outro método oportuno é intercalar, entre os diversos posts de seu blog, textos evangelísticos, e também vídeos evangelísticos, como já há muitos no Youtube. Mesmo que seu blog seja, como já disse, de interesse estritamente evangélico. Você pode e deve se esforçar por escrever suas próprias mensagens, e relatar seus testemunhos. Mas não se constranja por copiar os textos dos sites indicados: eles existem para isso mesmo, para serem propagados aos quatro ventos, a tempo e fora de tempo. Basta citar o nome do autor (quando houver) e a fonte (site/revista/livro, etc.), sempre.

De grande impacto é a leitura de testemunhos, testemunhos das maravilhas que Jesus fez e faz nas vidas, muitas vezes demolindo as fronteiras do impossível! Para recursos neste sentido (texto, áudio e vídeo) indico o site Testemunho Onlinehttp://testemunhe.com.br/testemunhoonline/

Oportunos também são os sites que publicam Devocionais. Você pode reutilizar os textos, publicando-os em seu blog. Mas note que a maioria dos textos destes devocionais são para aqueles que já são cristãos; por isso procure em busca de mensagens focadas em evangelizar. Veja aqui uma farta lista de sites que publicam devocionais:


Há ainda uma terceira dica. Você pode criar aquilo que eu denomino de 'Blog de Pesca'.  Mas como assim? Você tem algum hobby, ou área de interesse extra-religiosa? Por exemplo, digamos que você aprecie o futebol, ou surf, ou qualquer outro esporte. Que tal criar um blog sobre isso? Criado o blog, você o preenche com o máximo e o melhor conteúdo relacionado ao tema que conseguir, além de listar bons links relacionados ao tema. E no blog você utiliza os métodos acima propostos: banners e links evangelísticos, e mensagens evangelísticas intercaladas entre os posts (sugiro uma proporção de 7/1, mas isso vai de cada um). Blogs assim são os chamados 'Blogs de Nicho', por se dedicarem a assuntos específicos ou de interesse restrito. Mas espere aí: Restrito? Sim, e acredite: isso é muito bom. Provavelmente serão poucos os blogs a tratarem do tema, e quanto menos concorrência, maior será sua visibilidade e chance de obter boas classificações nos buscadores (Google, etc.). Mas lembre-se de pesquisar muito bem o tema proposto, antes de iniciar os trabalhos. Você informará as pessoas, poderá construir novas amizades com aqueles interessados no mesmo que você (excelente oportunidade de evangelizar, pois este é e sempre será o melhor método de evangelismo - através de relacionamentos), aprenderá mais sobre o tema, pois se verá obrigado a pesquisar mais profundamente o assunto, e seu blog será um canal de evangelização 24 horas por dia, de alcance global. E QUE ATRAIRÁ PESSOAS QUE DE OUTRA MANEIRA NUNCA ENTRARIAM NUM BLOG 'EVANGÉLICO'. Os temas podem ser os mais variados: Artesanato, Culinária, Numismática... e uma excelente dica é você explorar o que podemos chamar de 'nicho do nicho', tipo: No tema Culinária, um blog dedicado a publicar somente Receitas com Café, ou Receitas com Frutas Típicas Brasileiras, por exemplo. No Artesanato: MosaicosArtesanato Marajoara (da ilha de Marajó, PA); Na Numismática (estudo e colecionismo de moedas e medalhas): Moedas do Século XVIII. Entendeu? E você não precisa abandonar seu blog 'principal' para dedicar-se a isso. Basta ir alimentando o blog quando for possível, ou programar postagens (1 por semana, 1 por quinzena, etc.), caso não disponha de muito tempo.
Eu por exemplo tenho um interesse um tanto quanto romântico por Faróis marítimos (!). Isso mesmo. Veja o blog que criei: http://farol1.blogspot.com/ Note lá os links sobre o tema Faróis, os links evangelísticos, e os banners, no meu caso em várias línguas (pois ao divulgar o blog via agregadores, Twitter e de outras formas, utilizo os termos relacionados em diversas línguas, para atrair também interessados não-lusófonos). E ainda estão lá os livros da Chamada para download. Ah, e para você ter uma idéia de nicho, depois de muitas buscas só encontrei um (1) blog em Português sobre o tema Faróis, e ele é lá de Portugal. 
E no início não se incomode com a questão do número de visitantes. Lance e continue a lançar a sua semente.

Mantenha a visão de Jesus, mantenha a visão de Pescador. E ocupemos os espaços. Na Web, como no Mundo, não existe neutralidade: quem não é por nós é contra nós, quem não trabalha para Cristo, trabalha (consciente ou inconscientemente) para o Adversário, não importa o quão simpático seja o sorriso do outro lado do monitor, não importam quão boas sejam as intenções. Ocupemos pois os espaços, antes que outros o façam. As ferramentas estão em nossas mãos.  
  
Os campos estão brancos, e os ceifeiros são ainda muito poucos. 
Sammis Reachers 

Um comentário:

Geracao Santa disse...

Boa tarde gostei muito do blog , gostaria de uma ajuda para mulhorar esse meu blog pois sou novo na fe e ainda nao dei vomo melhorar ele ... obrigado