segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O COMBATE À CORRUPÇÃO NO BRASIL: UMA QUESTÃO DE FÉ, HONRA E CIDADANIA


Pr. Maurício Price

‘’De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.’’ Rui Barbosa

Recentemente, o Brasil foi mobilizado ainda que superficialmente por um movimento de protesto civil contra a corrupção, sendo o maior deles em Brasília. Em outras cidades, como no Rio de Janeiro, a manifestação de protesto foi bem modesta. Apenas 2,5 mil pessoas compareceram no ato de protesto – a maioria motivada por outras questões – sem qualquer comparação com os manifestos populares já realizados no Chile, na Europa, nos Estados Unidos e até no mundo árabe, onde se vê uma mobilização muito maior e mais representativa da população envolvida nas questões políticas que definem os rumos de uma nação. Pense nisso.
Diferentemente, em terras brasileiras quando se fala em samba, rock, futebol, pagode e outras diversões e entretenimentos, vemos que os brasileiros são em sua maioria muito mais interessados. Por exemplo, shows musicais até mesmo do segmento ‘’gospel’’ conseguem mobilizar uma ‘’massa’’ muito mais significativa da população em torno de uma causa ou evento e seus ídolos. Na festa da passagem de ano entre 1994 e 1995, o roqueiro inglês Rod Stewart se apresentou para mais de 3,5 milhões de pessoas na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Entretanto, quando a população carioca é convocada para se manifestar publicamente contra a ‘’praga’’ da corrupção que assola o país, notamos que o povo da ‘’Cidade Maravilhosa’’, bem como o restante do país, anda desacreditado, descrente e por que não dizer ‘’acostumado’’ com toda ‘’malignidade sistêmica’’ que atualmente domina praticamente todas as esferas do Poder em nossa nação. O Executivo, o Legislativo e o Judiciário estão em ‘’crise’’. Isso mesmo! Essa ‘’crise’’ acima de tudo é moral.
Aliás, o mundo está em plena decadência moral, e no Brasil não é diferente. Apesar de sermos conhecidos mundialmente como um país de maioria “cristã”, o Brasil tem sido palco ultimamente de grandes conquistas, mas também de intensas crises, principalmente na esfera moral tanto do seu povo, quanto na vida de seus líderes e governantes. Os desvios morais e éticos são cada vez mais freqüentes principalmente na vida daqueles que deveriam ser exemplo para o povo do nosso imenso e amado Brasil. Inserido nesse cenário, nós cidadãos, religiosos e não religiosos, estamos acompanhando um momento crítico em nosso país: a institucionalização da corrupção no Brasil. Diariamente, acompanhamos diversas notícias na mídia que evidenciam que essa “praga” tem contaminado todas as esferas do Poder Público e Privado. A população anda descrente. A impunidade tem desanimado os mais esperançosos por um Brasil de todos e para todos. Pergunto-lhe: qual será o futuro moral da nossa nação?
Uma pesquisa feita por um economista da Fundação Getúlio Vargas, Marcos Fernandes da Silva, reunindo dados de investigações da Controladoria Geral da União, da Polícia Federal e do Tribunal de Contas da União, revelou que pelo menos o valor equivalente à economia da Bolívia foi desviada dos cofres do governo federal em sete anos, de 2002 à 2008. Cerca de R$ 40 bilhões foram perdidos com a corrupção, sendo este valor subestimado pois não foi considerado os desvios em Estados e municípios, que possuem orçamentos próprios. São R$ 6 bilhões por ano que deixam de serem aplicados na provisão de serviços públicos essenciais como saúde, saneamento e educação. Com esse volume de recursos seria possível aumentar em 23% o número de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família – hoje quase 13 milhões. Ou ainda reduzir à metade de casas sem saneamento – no total, cerca de 25 milhões de moradias. Creia, meu amigo(a), que a corrupção mata nesse país! Essa “praga” tem causado estragos inestimáveis em nossa população já tão sofrida. Pense nisso.
Segundo o sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, uma das razões que explicam a baixa adesão popular aos protestos anticorrupção no Brasil é o lugar que o tema ocupa na hierarquia dos problemas sociais. Em pesquisa realizada pela Vox Populi, foi pedido aos entrevistados que dissessem quais os três principais problemas do país( em pergunta espontânea, i.e. sem exibir lista). Como mais grave, a corrupção foi citada por 5% dos ouvidos e ficou em sexto lugar.Ou seja, não é uma preocupação central e atual para muita gente, inclusive para grande parte da Igreja Brasileira.
Meu amado(a), estamos às vésperas de um colapso moral em nosso país. E não adianta só orar; é preciso agir. Precisamos enquanto Igreja de Cristo nessa nação exercer a autoridade que nos foi confiada pelo Senhor Jesus, sendo uma voz profética denunciando todo mau e todo tipo de pecado que afronta ao próprio Deus e ameaça à vida e à dignidade humana. É hora de toda a Igreja de Cristo orar, agir e reagir contra essa “praga” da corrupção que contamina o país, pois é “....a Igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade”(1Tm3.15) é uma voz profética contra toda manifestação do pecado, inclusive contra a corrupção e seus agentes malignos. Desperta Igreja! Reage Brasil! Pois, assim diz o nosso Senhor:‘’ Sai dela, povo meu, para que não sejas participantes dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas, porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela.’’(Ap 18.4-5). Ele espera por você!

No amor de Cristo, Pastor Mauricio Price



*Missionário e médico. Presidente do Diretório Estadual no RJ e Conselheiro Nacional da Sociedade Bíblica do Brasil(SBB). Membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil(AELB). Coordenador Geral da Capelania Evangélica Universitária na UERJ. Oficial Médico da Marinha do Brasil. Escritor, radialista e apresentador do Programa Aviva Gospel todos os sábados às 21h na 93FM. www.mprice.com.br / mauricioprice@gmail.com

Nenhum comentário: