segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O Evangelho e o Ciclo Olímpico: Oportunidades para a Igreja


Pr. Ulisses Souza Torres 
Capelão Esportivo da Convenção Batista Carioca Coordenador de Esporte da Juventude Batista Brasileira 

No dia 12 de agosto, encerraram-se as Olimpíadas em Londres. Um termo passará a fazer parte do nosso dia a dia, o “Ciclo Olímpico”. Mas o que significa isso? O Ciclo Olímpico inicia-se no encerramento de uma Olimpíada e vai até a cerimônia de encerramento da próxima Olimpíada. Envolve, a preparação do país receptor do evento, a descoberta e qualificação de atletas, construção e melhoria das dependências para prática de diversas modalidades esportivas. 
A próxima Olimpíada ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro em 2016. E os evangélicos poderão ter grande participação em todo esse período de Ciclo Olímpico, servindo ao propósito de Deus nesta geração (At. 13.36a). A grande pergunta que surge é: Qual é a relação entre o evangelho e o Ciclo Olímpico? 
Todo país que recebe as Olimpíadas necessita de uma estrutura determinada para realização dos jogos. Dessa necessidade, surge uns dos principais termos para que esse evento seja um sucesso: Voluntariado! Pessoas dispostas a participarem da organização dos eventos esportivos, sem receber remuneração alguma, com o único objetivo de fazer com que o evento seja um sucesso. 
Paulo afirma em sua carta aos Efésios 2.10: “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos”. Enquanto Igreja de Cristo, precisamos nos engajar nesse grande movimento e nos voluntariarmos para que a sociedade perceba o nosso desejo em servi-la. Como Pedro afirma em sua primeira carta, capítulo 4, verso 2: “Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas”. 
Enquanto servos de Jesus, a igreja brasileira precisa se preparar para poder compartilhar do amor de Jesus através do serviço. As igrejas podem se organizar, ensinando línguas estrangeiras para sua membresia e comunidades antes da realização do evento. Podem preparar suas estruturas para receberem missionários. Despertar e enviar líderes para capacitação em evangelização através dos ministérios esportivos. Nos dias de jogos, oferecer copos com água ou informa- ções através de missionários preparados para tais funções. Além disso, teremos dois grandes eventos no decorrer do Ciclo Olímpico onde poderemos começar um grande movimento de evangelização de nosso país: “a Copa das Confederações” em 2013, e a “Copa do Mundo” em 2014. Teremos a oportunidade de evangelizar o mundo, sem sair do nosso país. No nosso bairro, poderemos evangelizar pessoas da Europa, da Ásia, da Oceania, da África e das Américas. Deus está dando uma grande oportunidade para nossa geração. Precisamos nos preparar para compartilhar do amor do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo para aqueles “que aguardam com ardente expectativa a manifestação dos filhos de Deus” (Rom. 8.19). 
Eu quero participar de tudo que Deus está fazendo nesse Ciclo Olímpico, e você? Vamos buscar a capacitação da nossa igreja para participarmos desta ação divina em nosso país, cidade, bairro e igreja local. Estamos a disposição para auxiliar na capacitação e auxilio na estruturação deste ministério esportivo na sua igreja. 
Entre em contato conosco, vamos fazer parte desse time que vai mudar a história.


Nenhum comentário: