quinta-feira, 6 de junho de 2013

Listagem de folhetos e outros recursos para evangelização em eventos esportivos


Como é do conhecimento de todos, deste mês em diante, com a realização da Copa das Confederações, os maiores eventos esportivos de todo o planeta (Copa do Mundo e Olimpíadas) serão realizados, e em sequencia direta, no Brasil. Reunir-se-ão em nosso país pessoas de todos os quadrantes do globo, dos mais variados povos e culturas. Desta feita não iremos até os povos: Os povos virão até nós. A Igreja brasileira não pode deixar passar tais oportunidades evangelísticas em branco.

A Igreja conta com os esforços coordenados pelo Movimento Joga Limpo Brasil, que é uma iniciativa de diversos setores da igreja evangélica brasileira (SBB, AMME Evangelizar, Atletas de Cristo, Renas, Coalizão Brasileira de Esportes etc) em prol de uma grande ação evangelística durante os eventos esportivos que acontecerão no Brasil (através de treinamentos, coordenação de esforços e produção de material).
Você pode inscrever-se diretamente no site do Movimento Joga Limpo Brasil, receber informações e ainda baixar gratuitamente dois manuais que eles disponibilizam: O Manual de Ações Evangelísticas para a Copa das Confederações 2013 e Copado Mundo 2014, e o Manual Apito Inicial - A Igreja no contexto esportivo - manual de liderança.

Aproveitando o momento, elaboramos uma lista informal de materiais, notadamente literatura evangelística,  publicados por diversos ministérios do Brasil e do exterior, e que podem ser utilizados nos contextos de eventos esportivos.
O objetivo aqui não é estabelecer uma listagem exaustiva, mas apresentar um panorama das possibilidades atuais em termos de recursos disponíveis.

Aproveitamos para conclamar as editoras e ministérios brasileiros a produzirem material contextualizado, e não apenas em português, pois o tempo é agora. Caso não seja possível a criação, pode-se com a devida autorização traduzir materiais estrangeiros, pois com certeza nossos irmãos terão prazer em colaborar com nosso esforço missionário. 
A disponibilidade de literaturas em inglês também é de grande valia, visto ser esta a atual língua universal - mas também necessitamos de material em espanhol e em outras línguas. Afinal, além dos grandes eventos esportivos, o Brasil está tornando-se a cada dia mais atrativo como mercado de trabalho - ou refúgio político - para diversos estrangeiros, desde os povos latinoamericanos em quase todas as nossas fronteiras, até haitianos e bengaleses no Acre ou estrangeiros de todas as nacionalidades nos grandes centros econômicos. 
E por fim, lembramos que a cidade de São Paulo está na disputa para sediar a Exposição Universal de 2020, e é mesmo uma forte candidata. Então possivelmente teremos mais um evento global em nossas terras.


Materiais da Sociedade Bíblica do Brasil



Como pode ser visto na imagem acima, a SBB preparou diversos materiais contextualizados. São 10 modelos de folhetos, Bíblia e Novo Testamento com capas esportivas e suplemento ilustrado sobre esportes, o Evangelho de João com capa esportiva, e ainda os livretes com porções bíblicas O Segredo da Vitória e A Caminho da Vitória. Visite o site da SBB - http://www.sbb.com.br/



Missão Interlink



Entre dezenas de bons materiais disponíveis, a Missão Interlink oferece o folheto Vitória, com mensagem contextualizada para a temática do futebol. Visite o site da Interlink: http://www.interlink.org.br/pedidos/folhetos.html



Materiais Chamada da Meia Noite




A Missão Chamada produz diversos folhetos, alguns deles oportunos para a evangelização em eventos esportivos, como Serei Convocado? , Surpreendido Pela Morte e Corrida Para a Vitória. Também produzem o livro Futebol, o Jogo da Vida (112 pág.), muito bom recurso. Clique sobre os títulos ou acesse a página da livraria: http://www.chamada.com.br/livraria/categorias/?cod=FOL . A Editora também oferece alguns títulos de folhetos em espanhol. Caso queira conferir, clique AQUI.




Editora Batista Regular



A Editora Batista Regular produz o folheto Jogo de Vida ou Morte, com uma mensagem evangelística baseada no futebol. Veja aqui: http://www.editorabatistaregular.com.br/produtos.asp?codigo=290



Folhetos Impacto



O Ministério J3.16 Impacto oferece diversos modelos de folhetos para download gratuito, em preto-e-branco e também os mesmos modelos coloridos, para você imprimir e/ou xerocar, incluindo o folheto Bola Pra Frente, cuja mensagem aproveita-se do tema futebol. Esse e outros folhetos estão disponibilizados em outras línguas além do português, como inglês, francês e espanhol. 
Veja aqui os folhetos em preto-e-branco: http://j3-16.impacto.org/PortugPagFolhetos.html
E aqui os mesmos folhetos, mas em versão colorida: http://j3-16.impacto.org/index.html 



Jogada Perfeita - Ministérios RBC


Os Ministérios RBC (Recursos Bíblicos de Comunicação), dedicados à produção de recursos para evangelização e edificação cristã (são os editores do Devocional Nosso Andar Diário / Pão Diário, entre outros recursos) e presentes em diversos países, criaram o movimento Jogada Perfeita, que objetiva motivar e capacitar a igreja para a evangelização nos eventos esportivos, ou utilizando de diversas maneiras a temática dos esportes.  No site especial eles publicarão testemunhos de atletas, devocionais temáticos, recursos bíblicos, projetos esportivos e sociais, etc. Eles publicaram o livrete devocional Jogada Perfeita, com devocionais e reflexões usando o tema futebol. Eles enviam amostras gratuitas do livrete de 7 dias, e disponibilizam para venda o livrete de 30 dias do devocional, a preço de custo. Irão também publicar folhetos evangelísticos contextualizados.
Sobre a temática esportiva, eles publicam ainda o devocional Linha de Chegada (com foco em Olimpíadas) e o livro O Jogo da Vida (futebol).
Nota: A imagem acima refere-se aos materiais 'A Jogada Perfeita' preparados para a Copa de 2010, mas serve para que você tenha uma base.
Acesse o site e mantenha-se informado: http://www.jogadaperfeita.com.br/


Folhetos Trilíngues Editora Elim




Embora não possuindo temática diretamente relacionada aos Esportes, esses folhetos da Editora Elim possuem a mensagem evangelística em três línguas (português, inglês e espanhol) no mesmo folheto. Interessante iniciativa que poderia ser ampliada pela editora e replicada por outros produtores de literatura.
Para maiores informações, clique AQUI.



Folhetos Bilíngues Here's Life



O Ministério Here's Life disponibiliza folhetos bilíngues (como por exemplo português-inglês, português-chinês, português-coreano e português-espanhol), todos baseados no texto das 4 Leis Espirituais, de Bill Bright, já devidamente contextualizadas para cada língua/cultura. Você pode fazer o download em pdf, e imprimir. Há ainda folhetos bilíngues reunindo combinações de outras línguas que não o português, como por exemplo árabe-inglês, árabe-espanhol, turco-inglês, farsi-francês, e muito mais. Para que você tenha ideia,  os folhetos bilíngues envolvendo somente o inglês com uma outra língua, somam mais de 100. E há ainda folhetos com texto em uma língua apenas.

Visite a página dos recursos em português: http://hereslife.com/dev/tracts/brazilian

Visite a página geral, a partir de onde é possível baixar os materiais nas diversas línguas: http://hereslife.com/dev/tracts/

Caso queira, faça o download de um pequeno pacote que preparamos, contendo diversos dos folhetos: Para baixar CLIQUE AQUI.



Step Up To Life



O Ministério Step Up To Life produz e disponibiliza diversos tipos de folhetos, e em diversas línguas. Aqui você pode ver todos os modelos e línguas disponíveis, para download em pdf: http://www.stepuptolife.com/Pages/booklets.htm
Para nossos propósitos, cabe destacar principalmente três folhetos (disponíveis apenas em inglês): The Football Match of Your Life! (sobre Futebol); Where Are You in the Game of Life? (sobre esportes em geral); e Where Are You in the Race of Life? (sobre corridas). Caso queira, você pode solicitar por e-mail o envio dos arquivos em PDF de alta resolução, para impressão. Isso mesmo: eles enviam o arquivo pronto para você mandar imprimir em uma gráfica! Seria mesmo oportuno que este ministério ou mesmo algum outro pudesse traduzir tais folhetos com foco em esportes para outras línguas, para facilitar assim a evangelização em eventos esportivos em todo o mundo.


Difusão de Tratados Cristãos


A Difusão de Tratados Cristãos é uma outra missão, baseada na Suíça, que produz e distribui diversos modelos de folhetos e em diversas línguas, inclusive português, para todo o mundo. Eles enviam os folhetos impressos, muitas vezes gratuitamente. 
Para nossos propósitos, há por lá os folhetos What's the Score, sobre futebol, e Outstanding, sobre Jogos Olímpicos (ambos em inglês, alemão e algumas outras línguas, embora não seja discernível, através das informações no site, se tais folhetos estão traduzidos também para português).



Bible Truth Publishers



Este ministério publica em inglês o folheto Electrifying, com a mensagem baseada num acidente com raios acontecido durante uma partida de futebol. Mas o mais interessante sobre este ministério é que eles disponibilizam dezenas e dezenas de seus modelos de folhetos, em inglês e espanhol, para download gratuito, para que você possa imprimir em casa. Uma excelente oportunidade para quem tem dificuldade em conseguir materiais nessas línguas. Infelizmente o folheto Electrifying não consta da lista dos disponíveis para download. Mas visite a lista e confira os modelos disponíveis: http://bibletruthpublishers.com/printable-tracts/c861



The Barn Hayes Press



O ministério inglês The Barn Hayes produz diversos materiais, inclusive dezenas de modelos de folhetos evangelísticos. Dentre estes, temos três modelos focados em esportes: Substitutes, com foco em futebol/esportes coletivos; Going for Gold, sobre Jogos Olímpicos; e Why do They do It?, sobre atletas em geral, e o sacrifício que fazem para manter a forma. É possível ler as mensagens dos folhetos online. Infelizmente, creio que tais recursos não estão disponíveis em outras línguas...


*  *  *
* Confira AQUI a tabela de jogos da Copa das Confederações.
* Confira AQUI a tabela da Copa do Mundo (Apenas as sedes e as datas, pois o sorteio dos grupos da primeira fase do evento acontecerá apenas em 06 de dezembro de 2013).
*  *  *

Caso você tenha conhecimento de outros materiais e literaturas que possam ser oportunos para a evangelização em eventos esportivos, por favor envie a dica/informação para meu e-mail: sammisreachers@ig.com.br , para que a informação possa ser incluída neste post. E mobilize a sua igreja para aproveitar esta grande oportunidade evangelística que o Senhor nos apresenta!

Nenhum comentário: