sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Uma rede contra a dependência química

As estatísticas sobre o uso de drogas são cada vez mais alarmantes, desde a idade que se inicia o consumo até o reflexo que isto gera na população. A dependência química é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença multifatorial, orgânica, incurável, progressiva e fatal. E, neste cenário, não se encontra apenas o dependente, mas sua família, amigos e, em consequência, toda a sociedade.
A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), desde sua fundação, se dedica a levar a palavra de Deus como instrumento de transformação social e integral do ser humano. Ao longo dos anos, temos constatado que a disseminação da Bíblia tem ajudado muitas pessoas que sofrem com a dependência química e com as demais questões ligadas e geradas por este problema que afeta a humanidade.
Em 2006, a SBB passou por um período de reestruturação dos projetos sociais e percebeu que cerca de 60% das organizações que solicitavam a doação de materiais bíblicos eram comunidades terapêuticas. A partir deste momento, tivemos um direcionamento específico para a questão da dependência química. Com o levantamento, constatamos também que grande parte dessas organizações eram geridas por pessoas que tiveram experiência de vida com a dependência química e, após estarem libertas, tinham como missão ajudar outras pessoas que passavam pelo mesmo problema. E muitas organizações, em sua composição, não tinham as condições mínimas de estrutura para funcionamento, e pouco ou quase nenhum recurso financeiro para se manter. No entanto, traziam muito amor e dedicação em suas ações.
Deparamo-nos, então, com dois grandes desafios: o primeiro era o de disseminar a importância da utilização da Bíblia no processo de recuperação e tratamento da dependência química; e o segundo, de contribuir de alguma forma para que as comunidades terapêuticas tivessem o mínimo de informação e conhecimento para se manterem na legalidade e ampliassem o conhecimento sobre a dependência química e formas de tratamentos. Formamos assim, em 2007, a Comunidades Terapêuticas em Rede (COMTER), que tem como objetivo geral o de “contribuir na qualidade do desenvolvimento das atividades de Comunidades Terapêuticas e organizações sociais, que trabalham no processo de prevenção e tratamento da dependência química. Promovendo informações, trocas de experiências e facilitando o estudo da bíblia entre o público envolvido nesta temática”.
A rede foi formada com a participação de dirigentes de comunidades terapêuticas e de representantes de conselhos municipais de políticas sobre drogas, e permanece ativa até hoje. Não foi uma tarefa fácil e ainda temos vários desafios para se trabalhar em rede. Tivemos – e temos, a cada dia – de nos despir de nossos mitos, conceitos, metodologias e opiniões para, juntos, trabalharmos para um único propósito, o de resgatar vidas. Nessa caminhada, tivemos itens importantes na consolidação da rede. O de contar com a participação de um grupo gestor comprometido, que não mede esforços para trazer elementos que venham ao encontro da necessidade das comunidades terapêuticas; a participação de dirigentes dessas entidades que têm a visão de que, se trabalharmos juntos, teremos mais força; uma rede de profissionais voluntários que nos assiste dando palestras e orientações sobre a dependência química; e a Bíblia Despertar, baseada nos 12 passos dos alcoólicos anônimos, um forte instrumento que traz em seu conteúdo conceitos fundamentais para a recuperação.
Nos últimos cinco anos, a SBB beneficiou com materiais bíblicos cerca de 400 comunidades terapêuticas no Brasil, promoveu 17 seminários e realizou 20 grupos de estudos com temas diversos, de interesse dessas entidades. Ainda há muito para ser feito, ainda há muitas pessoas que morrem vítimas dessa doença, ainda há famílias desesperadas que esperam a recuperação. E trabalhar em rede é um grande desafio, mas temos a certeza de que toda e qualquer ação que promova a recuperação de vidas é válida. A recuperação é difícil, um verdadeiro milagre, que nem sempre vem na hora que imaginamos e, infelizmente, muitos morrem sem alcançá-la. E talvez por isso seja comum nos perguntarem se vale a pena investir nisso. Logo corremos para a Bíblia, que nos dá a certeza de que há esperança para a recuperação. “Para uma árvore há esperança; se for cortada, brota de novo e torna a viver. Mesmo que suas raízes envelheçam, e o seu toco morra na terra, basta um pouco de água, e ela brota, soltando galhos como uma planta nova” (Jó 14.7-9).
____________________
Emilene Oliveira Araujo é assistente social, pós-graduada em gestão de organizações do terceiro setor, mestre em Serviço Social pela PUC-SP. É gestora da COMTER (Comunidades Terapêuticas em Rede) e gerente de Projetos Sociais da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

Nenhum comentário: