domingo, 19 de janeiro de 2014

Uma Retrospectiva Editorial/Ministerial de 2013


Em inícios de 2013 tomei a iniciativa de escrever uma ‘retrospectiva’ de meu trabalho editorial/ministerial decorrido durante o ano de 2012.  Foi algo interessante tanto para mim, que sou tão ativo e esquecido, sempre pensando no próximo trabalho sem olhar muito para trás, e foi positivo também para os leitores, que puderam acompanhar o que foi feito, e conferir se deixaram passar alguma coisa, algum livro etc.
Pois eis que, com algum atraso, volto à carga e realizo aqui a retrospectiva do ano de 2013 (e deste comecinho de 2014).

Iniciei o ano criando aplicativos. Isso mesmo, foram três em sequência: o MissioBlogs, um aplicativo gratuito que reúne os conteúdos de 10 blogs evangélicos diferentes, todos eles blogs voltados para Missões.O app Veredas Missionárias, que além de reunir os conteúdos dos blogs Veredas, Arsenal do Crente e Equattoria, traz ainda o conteúdo da página Veredas no Facebook, meu perfil no Twitter, além dos links das bibliotecas virtuais que mantemos. E criei ainda o DecaBlog Gospel, um aplicativo também baseado na leitura de Feeds como o MissioBlogs, e que traz o conteúdo reunido de 10 blogs que mantenho, ou onde colaboro.

Entre os meses de março e abril veio à luz o terceiro volume da Antologia Poética Águas Vivas (que até aqui tem mantido uma periodicidade bianual), apresentando desta vez a obra de oito poetas: os brasileiros Francisco Carlos MachadoGeorge GonsalvesHeloísa ZachelloJohn Lennon da SilvaJulia LemosSilvino Netto e Sol Andreazza, e o lusitano Manuel Adriano Rodrigues.

Logo em seguida (maio), publiquei meu primeiro livro impresso (também disponível como e-book gratuito), DEUS AMANHECER.

Em agosto, mais um presente editorial para os amantes de Missões e para toda a igreja: o segundo volume daAntologia de Poesia Missionária (o primeiro saiu em 2010), reunindo poemas de nossos autores clássicos como Myrtes Mathias e Mário Barreto França, ao lado de novos valores, e ainda uma vasta seleta de frases e citações sobre Missões e Evangelização, como apêndice ao livro.

Em outubro veio a lume a Antologia Teatro Missionário, trabalho (muito árduo! rsrsrs) feito a quatro mãos com minha amiga Vilma Pires, onde atuamos como antologistas e também autores.

Em dezembro, mais por Missões: saímo-nos com a Revista Passatempos Missionários, reunindo cruzadas, caça palavras, quizzes e muito mais.

E agora em inícios de janeiro (embora organizada também em dezembro) publicamos a Revista Humorejo – Humor Gráfico Evangélico. Uma compilação inédita reunindo a arte humorística de 17 artistas cristãos, em charges, caricaturas e histórias em quadrinhos.

Também neste início de janeiro ficou pronta a segunda edição revista e ampliada de meu livro Poemas da Guerra de Inverno, cuja primeira edição veio a lume em 2012. Agora em versão impressa, com novos poemas, publicado pelo Clube de Autores.

Nos blogs, o trabalho continuou firme, com constância e qualidade, principalmente nos blogs principais: o Arsenal do Crente, com muitos recursos gratuitos e de utilidade para o cristão, para download gratuito; o Poesia Evangélica, sempre buscando dar voz a autores inéditos, para promover e incentivar a poesia evangélica, sem esquecer do resgate histórico; e o Veredas Missionárias e Equattoria, com a divulgação missionária, estudos, recursos para download e muito mais.
O trabalho continuou firme também nos blogs colaborativos, como o Imagens Cristãs, o Cidadania Evangélica (agora com nova colaboradora, Sara de Paula), o Confeitaria Cristã, o Liricoletivo e o literário Mar Ocidental. E também, claro,  no blog e redes da União de Blogueiros Evangélicos.
Embora eu precise admitir que no ano que findou diminuí o ritmo em alguns blogs (salvo nos já citados principais), em virtude mesmo de ter focado mais pesadamente nos trabalhos editoriais, que exigem-me sempre muito tempo e atenção (e neurônios operando à toda carga rsrs).

As Bibliotecas Virtuais Letras Santas (4Shared) e Veredas(Scribd) seguiram sendo supridas de bastante conteúdo, e no Scribd novas pequenas pastas foram criadas, comoTeatro Evangélico e Imagens Cristãs.


Bem, se você tem sido servido, auxiliado ou tem apenas se agradado do trabalho feito até aqui, continue orando por mim, para que o Senhor sempre supra minhas necessidades em todos os campos, e me dê criatividade, capacidades e perseverança para continuar militando. Minha vida tem sido mais difícil do que deixo transparecer, e olha que meus poemas tristes dizem muito de mim rsrsrs. Mas somos soldados e há uma guerra em andamento, que requisita o que cada um de nós tem de melhor. Avancemos, pois, em direção à consumação de todas as coisas, no seio de Cristo Jesus.

Sammis Reachers

Nenhum comentário: