segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Retrospectiva editorial 2017



Olá amigo(a)s! Há alguns anos não publico uma retrospectiva, o que costumava fazer, rememorando os livros e materiais escritos/editados/publicados durante o ano.
Este 2017 me pareceu ao princípio um ano de poucas atividades, em virtude de haver um TCC para ser escrito, o que me angustiava, como de resto ocorre a qualquer mortal. Mas tudo saiu ao contrário: de onde não havia tempo e forças, forças e tempo consegui, e foram diversas e significativas as publicações.
Um projeto que muito nos motivou, logo em fins de 2016 e início de 2017, foi a criação da página Citações Missionárias. A ideia era publicar, a cada dia e durante os 365 dias do ano, uma frase de reflexão/incentivo à obra de Missões. Deu trabalho criar as 365 imagens individuais, e ainda programar a publicação, no Facebook, de uma a uma. Mas valeu, o projeto foi concluído pela graça de Deus. Ah, caso você queira baixar todas as 365 imagens com as frases, para usar como quiser, Clique aqui.
Os trabalhos nos blogs seguiram avante. Novamente, num ano em que acreditei que teria dificuldades, pude manter a publicação constante nos principais blogs, Veredas, Poesia e Arsenal.
Agora sim, vamos aos livros editados.
Em poesia, iniciamos o ano com o livro Sou Lázaro e vou recomeçar, do insigne poeta português J. T. Parreira, de quem já temos editado uma série de e-books; em seguida editamos o livro inaugural de um excelente poeta que surgiu "como que de repente" (rs), o Newton Messias, de Pernambuco. Por sinal o livro, Passagem, ganhou edições impressas e ampliadas e tem sido um sucesso. Em meados do ano editamos desta vez um livro de contos, Contos Reunidos, enfeixando a produção do médico, pastor e missionário brasileiro Joed Venturini, atualmente radicado em Lisboa, onde pastoreia a Terceira Igreja Batista daquela cidade.
Editamos também um breve livrete sobre liderança, Liderança 2D: O que o Líder espera dos líderes, de autoria de um promissor autor angolano, Josué I.A.B. Quissindo. Assim, foi com orgulho e senso de dever cumprido que pudemos, na medida de nossas humílimas forças, servir à cristandade lusófona (como fazemos com a Antologia Águas Vivas, abaixo) em nosso serviço de edição e promoção da literatura cristã. É a globalização, amigos.
Este foi o ano também do quinto volume da bianual Antologia Águas Vivas. Mais uma vez, excelentes poetas evangélicos em atividade foram congregados numa única publicação, e uma vez mais a lusofonia foi um dos eixos norteadores: Além da tradição da antologia de congregar jovens talentos em revelação a poetas já experimentados, além de cinco autores brasileiros, contamos com a presença do pastor português Samuel Pinheiro e a jovem poeta moçambicana Ana Júlia.
Em comemoração aos dez anos do blog Veredas Missionárias, conseguimos pôr em prática ou dar realidade a um projeto que já vinha em gestação há uns três anos: um jogo de tabuleiro enfocando a caminhada missionária. Em Trilha Missionária, acompanhamos a saga de um missionário, do chamado, indo ao preparo e até o serviço no campo missionário transcultural, e terminando com sua aposentadoria. Uma forma lúdica de conhecer, pensar e inspirar a Missão que é de todos nós.
Em seguida deslanchamos um projeto de pequenas antologias de frases, a Coleção 200 Frases. Tal iniciativa foi um tipo de balão de ensaios, onde tentei avaliar a possibilidade de ganhar algum dinheiro editando livros de interesse geral, utilizando a plataforma da Amazon. Os temas iniciais Amor, Fé, Esperança (que já estavam em planos de serem enfeixadas num livro único, do qual falarei à frente), Amizade e Saindo da Zona de Conforto foram os filhotes desta experiência. Que não me agradou. O lucro é tão insignificante que achei por bem retomar o foco total nos livros gratuitos. Nesta perspectiva surgiu o livrete Reformadores em 200 Frases, reunindo frases de 13 reformadores e pré-reformadores, em comemoração aos 500 Anos de Reforma Protestante, celebrados neste 2017.
Em seguida foi a vez de priorizar a educação. Como professor, foi um grande prazer elaborar o livro A Educação em 365 Frases. Principalmente pela excelente acolhida que o trabalho encontrou entre estudantes de Pedagogia e licenciaturas, professores e leitores em geral.
A próxima publicação foi uma antologia que me deu bastante trabalho, mas também prazer, e que talvez seja o meu principal trabalho deste ano: Amor, Esperança e Fé - Uma Antologia de Citações. São 250 citações sobre cada uma das ditas virtudes teologais da fé cristã. Um livro idealizado igualmente em comemoração ao aniversário da Reforma.
Por fim, outro projeto que estava em gestação há pelo menos quatro anos (e dando trabalho rs), veio à luz: o terceiro volume da Antologia de Poesia Missionária. Uma singularidade desta coleção é reunir, ao lado de poemas que falem (d)a Missão, frases, citações igualmente sobre missões e evangelização. Buscando fazer um trabalho de honra para o Senhor, além dos poetas nacionais coligidos, traduzimos ou encomendamos a tradução de significativos poemas da lavra de almas tais como os grandes missionários Charles Studd e Sarah Judson, segunda esposa de Adoniran Judson, sobrenomes atrelados para sempre à história das missões protestantes. Traduzimos também frases de interesse, diretamente do inglês e espanhol, além das coligidas em livros, revistas e sites nacionais. Enfim, um trabalho lento e metódico, que encontrou termo e foi o último fruto deste humilde pomar que distribui sua produção gratuitamente, e não cobra ingresso, cadastro ou ficha de filiação para quantos queiram usufruí-lo. Tudo o que eu peço, o que sempre pedi, são as suas orações. Um preço foi pago para chegar até aqui, um preço todos os dias é pago, e dado tudo pelo que passei, estar ainda na fé, caminhando ainda que tropegamente e servindo idem, é com certeza à mercê de orações de conhecidos e desconhecidos, pois sei o quanto tenho sido por elas sustentado além de minhas forças, e sustentado há bastante tempo.
Ore por nós, ore por este ministério sem placa e sem conta bancária. Sim, há diversos livros e publicações já em andamento ou em projeto, em benefício da igreja, de educadores e da sociedade em geral, se o Senhor permitir a execução dos tais. Ore por direção e provisão de Deus para o novo foco profissional que pretendo dar à minha vida, a partir deste ano que se inicia. Ore pelo meu futuro casamento, que espero consumar neste novo ano que fez o Senhor.
Ah, já ia esquecendo: apesar de todas as publicações e atividades, ainda conseguimos, ao descer as cortinas de 2017, produzir os já tradicionais Calendários Missionários. Nesta edição de 2018, o tema são os seis países da Ásia Central.
No mais, obrigado por sua leitura, obrigado pela companhia. Avancemos até que Ele venha. Maranata!

Sammis Reachers

Nenhum comentário: