1. DESPERTANDO A VISÃO MISSIONÁRIA DO
PROFESSOR
Como Discípulos de Jesus o professor de criança também precisa ter a visão missionária e dar às crianças visão da urgência de fazer missões, mostrado-lhes o que podem fazer para serem pequenos missionários.
Por isso o professor deve questionar-se:
Como Discípulos de Jesus o professor de criança também precisa ter a visão missionária e dar às crianças visão da urgência de fazer missões, mostrado-lhes o que podem fazer para serem pequenos missionários.
Por isso o professor deve questionar-se:
• Sou consciente da responsabilidade de fazer missões?
• Estou consciente de que meus alunos podem cumprir o desafio missionário
mundial?
• Estou conscientizando e capacitando meus alunos para cumprir a tarefa
missionária?
O professor envolvido com a obra
missionária, facilmente transmitirá às crianças a visão desta obra de amor. Ao
terem esta visão elas procuraram cumprir o “Ide” de Jesus o mais cedo possível.
Pesquisas em biografias de missionários revelam que a maioria dos missionários fizeram sua decisão por missões antes dos 16 anos.
2. ENVOLVENDO A CRIANÇA NA OBRA MISSIONÁRIA
As crianças precisam e devem amar missões, para isto é necessário conhecer melhor missões e os missionários a fim de formar sua visão missionária.
a) Orando
Incentive a criança salva a orar:
• Pelas almas perdidas que elas conhecem ou não (I Tm 2: 1-4)
• Pelos missionários nos campos (Rm 15:30)
• Orar pelos planos e realização das atividades missionárias da igreja
(Dê a cada criança um cartão com motivos de oração para que leve para casa a fim de orarem fora da classe.)
b) Testemunhando
Incentive a criança salva a testemunhar:
• Através de suas boas obras (Mt 5:14-16)
• Compartilhar seu testemunho de salvação na classe
• Falar do amor de Deus para as pessoas.
(Ensine a criança salva versículos sobre a salvação e como encontrá-los na Bíblia.)
c) Contribuindo
Incentive as crianças a contribuírem:
• Para o sustento da obra missionária e dos missionários (Fl 4:15-19, I Tm 5:17-18).
• Oriente-os a orarem sobre o valor da oferta (II Co 9:6-15) e darem seu próprio dinheiro (Pv 3:9).
• Faça um projeto específico para a contribuição, prepare um cartaz tipo atinja o alvo, afim, de visualizar o valor arrecadado, providencie também um cofre para a classe.
3. COMO REALIZAR UMA CAMPANHA MISSIONÁRIA?
Uma campanha missionária deve ser planejada com três meses de antecedência. Poderá ser realizada uma vez por ano em qualquer período do ano, no mínimo por 30 dias. É importante que toda igreja participe da campanha. Para organizar uma campanha missionária é necessário desenvolver as seguintes orientações.
PRIMEIROS PASSOS:
Orar - Dependa totalmente do Senhor, Coloque-se diante de Deus e, com sinceridade, peça ao Senhor de Missões que o habilite, anime e fortaleça para o desempenho da tarefa.
Planejar – Faça o projeto da campanha: Tema, base Bíblica, Hino oficial, data, horário, local, objetivos, justificativa, país escolhido, Alvo em ofertas, toda a programação desde a abertura ao encerramento e apresente ao seu pastor.
Envolver – Um líder não trabalha sozinho! Organize equipes de Trabalho: , divulgação, secretaria, recepção, ornamentação, oração, finanças, cânticos e cantina. Envolva toda igreja inclusive os pais das crianças.
Criar – Analise a realidade do Departamento infantil de sua igreja e use a sua criatividade para confeccionar o material da campanha.
Desafiar – Estabeleça metas a serem cumpridas de acordo com a faixa etária.
Avaliar – Avaliar é tão importante quanto planejar. Após a campanha, reúna-se com sua equipe para avaliar tudo que foi realizado durante a campanha.
4. DESENVOLVENDO A CAMPANHA.
1 – Abertura: A abertura da campanha deve ser feita pelo pastor da igreja. Prepare um painel para expor durante toda a campanha, contendo: Tema, base Bíblica, logomarca da campanha, nome do país escolhido e alvo à alcançar. Convide um missionário para participar da abertura, e faça uma programação específica para o momento: entrada de bandeiras, globo e crianças caracterizadas com trajes típicos.
2 – Stand: Expor todo material da campanha. É importante que a própria criança faça a demonstração na exposição.
3 – Display: Com as seguintes informações:
• País: Informe localização geográfica, capital, área, economia, clima, trajes típicos, comidas típicas (receita), religiões, população, idioma, cultura, costumes, e outras peculiaridades como cartão postal, selo, bandeira, hino nacional, mapa, moeda, fotos etc.
• Missionários: Informe relato de sua chamada missionária, nome da esposa filhos, data de aniversário, fotos recentes, motivos de oração e louvor. Entre em contato com o missionário para obter as informações.
• Obra missionária: Informe a necessidade da obra missionária, relatório da obra missionária no campo citado, motivos de oração e louvor.
4 – Ensinamentos: Ensine missões através de histórias missionárias, que inspirem as crianças a testemunhar de Cristo.
5 – Atividades diversas: Desenvolva atividades diversas: Oficinas, evangelismo, entretenimento, intercessão e estratégias de contribuição.
6 – Encerramento: No encerramento, faça a saída das bandeiras, do globo e das crianças a Bíblia permanece no púlpito. A programação pode ser igual a da abertura, com apresentações diferentes.
7 – Relatório: Faça um relatório por escrito: dos trabalhos realizados, resultados obtidos e registro fotográficos da campanha missionária e entregue-o no departamento de missões juntamente com as ofertas afim, de serem entregues ao missionário, do país em foco.
SUGESTÃO DE HISTÓRIAS
Pesquisas em biografias de missionários revelam que a maioria dos missionários fizeram sua decisão por missões antes dos 16 anos.
2. ENVOLVENDO A CRIANÇA NA OBRA MISSIONÁRIA
As crianças precisam e devem amar missões, para isto é necessário conhecer melhor missões e os missionários a fim de formar sua visão missionária.
a) Orando
Incentive a criança salva a orar:
• Pelas almas perdidas que elas conhecem ou não (I Tm 2: 1-4)
• Pelos missionários nos campos (Rm 15:30)
• Orar pelos planos e realização das atividades missionárias da igreja
(Dê a cada criança um cartão com motivos de oração para que leve para casa a fim de orarem fora da classe.)
b) Testemunhando
Incentive a criança salva a testemunhar:
• Através de suas boas obras (Mt 5:14-16)
• Compartilhar seu testemunho de salvação na classe
• Falar do amor de Deus para as pessoas.
(Ensine a criança salva versículos sobre a salvação e como encontrá-los na Bíblia.)
c) Contribuindo
Incentive as crianças a contribuírem:
• Para o sustento da obra missionária e dos missionários (Fl 4:15-19, I Tm 5:17-18).
• Oriente-os a orarem sobre o valor da oferta (II Co 9:6-15) e darem seu próprio dinheiro (Pv 3:9).
• Faça um projeto específico para a contribuição, prepare um cartaz tipo atinja o alvo, afim, de visualizar o valor arrecadado, providencie também um cofre para a classe.
3. COMO REALIZAR UMA CAMPANHA MISSIONÁRIA?
Uma campanha missionária deve ser planejada com três meses de antecedência. Poderá ser realizada uma vez por ano em qualquer período do ano, no mínimo por 30 dias. É importante que toda igreja participe da campanha. Para organizar uma campanha missionária é necessário desenvolver as seguintes orientações.
PRIMEIROS PASSOS:
Orar - Dependa totalmente do Senhor, Coloque-se diante de Deus e, com sinceridade, peça ao Senhor de Missões que o habilite, anime e fortaleça para o desempenho da tarefa.
Planejar – Faça o projeto da campanha: Tema, base Bíblica, Hino oficial, data, horário, local, objetivos, justificativa, país escolhido, Alvo em ofertas, toda a programação desde a abertura ao encerramento e apresente ao seu pastor.
Envolver – Um líder não trabalha sozinho! Organize equipes de Trabalho: , divulgação, secretaria, recepção, ornamentação, oração, finanças, cânticos e cantina. Envolva toda igreja inclusive os pais das crianças.
Criar – Analise a realidade do Departamento infantil de sua igreja e use a sua criatividade para confeccionar o material da campanha.
Desafiar – Estabeleça metas a serem cumpridas de acordo com a faixa etária.
Avaliar – Avaliar é tão importante quanto planejar. Após a campanha, reúna-se com sua equipe para avaliar tudo que foi realizado durante a campanha.
4. DESENVOLVENDO A CAMPANHA.
1 – Abertura: A abertura da campanha deve ser feita pelo pastor da igreja. Prepare um painel para expor durante toda a campanha, contendo: Tema, base Bíblica, logomarca da campanha, nome do país escolhido e alvo à alcançar. Convide um missionário para participar da abertura, e faça uma programação específica para o momento: entrada de bandeiras, globo e crianças caracterizadas com trajes típicos.
2 – Stand: Expor todo material da campanha. É importante que a própria criança faça a demonstração na exposição.
3 – Display: Com as seguintes informações:
• País: Informe localização geográfica, capital, área, economia, clima, trajes típicos, comidas típicas (receita), religiões, população, idioma, cultura, costumes, e outras peculiaridades como cartão postal, selo, bandeira, hino nacional, mapa, moeda, fotos etc.
• Missionários: Informe relato de sua chamada missionária, nome da esposa filhos, data de aniversário, fotos recentes, motivos de oração e louvor. Entre em contato com o missionário para obter as informações.
• Obra missionária: Informe a necessidade da obra missionária, relatório da obra missionária no campo citado, motivos de oração e louvor.
4 – Ensinamentos: Ensine missões através de histórias missionárias, que inspirem as crianças a testemunhar de Cristo.
5 – Atividades diversas: Desenvolva atividades diversas: Oficinas, evangelismo, entretenimento, intercessão e estratégias de contribuição.
6 – Encerramento: No encerramento, faça a saída das bandeiras, do globo e das crianças a Bíblia permanece no púlpito. A programação pode ser igual a da abertura, com apresentações diferentes.
7 – Relatório: Faça um relatório por escrito: dos trabalhos realizados, resultados obtidos e registro fotográficos da campanha missionária e entregue-o no departamento de missões juntamente com as ofertas afim, de serem entregues ao missionário, do país em foco.
SUGESTÃO DE HISTÓRIAS
• Missionária - Pedrinho, um missionário
• Bíblica - Naamã e a criadinha
• Evangelística - Jaime e o ateu
• Bíblica - Naamã e a criadinha
• Evangelística - Jaime e o ateu
5. ATIVIDADES PARA ESCOLA DOMINICAL
O ensino sobre missões poderá ser transmitido às crianças na Escola Bíblica
Dominical, no Círculo de Oração Infantil e no Culto Infantil. Para que as
crianças compreendam melhor o ensino prepare VISUAIS para cada atividade
proposta.
Separe 10 minutos de cada aula e ensine algumas das seguintes atividades:
• Cante um corinho missionário,
• Conte um testemunho,
• Apresente correspondências dos missionários, incentive
as crianças a se corresponder com eles.
• Apresente motivos gerais de oração por missões para
que as crianças intercedam na classe e em casa.
• Apresente as necessidades da obra missionária, e
incentive seus alunos a contribuírem com suas economias, tenha na classe um
cofrinho para ofertas.
• Ensine o plano da salvação e incentive as crianças a
evangelizar.
6. ATIVIDADES PARA CIRCULO DE ORAÇÃO
Separe 20 minutos e ensine algumas das seguintes atividades:
• Bases bíblicas relacionadas a missões.
• História missionária em capítulos (um por semana).
• Apresente motivos de oração específicos que tenham
sido enviados por um missionário.
• Ore pela salvação das pessoas que estão ao nosso
redor, incluindo as autoridades governamentais.
• Incentive as crianças a consagrarem suas vidas ao
Senhor (Cl 1:10).
7. ATIVIDADES PARA CULTO MISSIONÁRIO
Separe 30 minutos e ensine algumas das seguintes atividades:
• Faça um pequeno relatório da obra missionária de um
determinado país.
• Conte uma história bíblica missionária ou
evangelística.
• Convide para participar do culto uma família
missionária;
• Separe um momento para Cânticos missionários e
Testemunhos;
• Entrega da contribuição e entrega missionária;
• Apresente um jogral ou coreografia.
• Desafie as crianças a trazerem convidados; dê um
prêmio para quem trouxer mais convidados.
Programa para o Culto de abertura e encerramento
Recepção
• Receber e acomodar os visitantes.
Abertura
• Oração inicial.
• Entrada das bandeiras (hino)*
• Cerimonial de abertura (pastor)
• Leitura da divisa / tema
• Hino Oficial
• Apresentação dos visitantes
• Cântico de boas vindas
• Cântico de adoração
Recordação da lição
• Apresentação do versículo
• Lição Bíblica
• Apresentação do cântico da lição
Atividade Especial
• Dramatização, fantoche
• Coreografia, cântico
Momento Missionário
• Interceda por missões
• História missionária
• Oferta missionária
Encerramento
• Avisos, recitação do tema e divisa.
• Entrega das lembrancinhas
• Oração final
Estas atividades acontecerão apenas no 1° dia da abertura e no último dia no
encerramento.
Faça a exposição do material usado na campanha com comidas típicas.
8. ATIVIDADES ESPECIAIS
As atividades especiais devem ser realizadas em horários diferentes dos cultos,
para desenvolvê-las é necessário planejar individualmente cada atividade:
• Festa Missionária: O objetivo desta atividade é ensinar as crianças enquanto brincam
de alguma coisa sobre missões, pode ser realizada a tarde ou à noite. Trilha
missionária; Corrida missionária; Pescaria;
• Acampamento Diurno: O objetivo desta atividade é informar e envolver as crianças da igreja
na realização da obra missionária mundial. A programação pode começar as 8:00
hs e terminar 17:00.
• Manhã de oração: o objetivo desta atividade é levar as crianças a intercederem pelos
povos e nações do mundo que não conhecem Jesus e levá-las a consagrar suas
vidas para Deus. Esta atividade deve ser realizada pela manhã com crianças de 8
a 12 anos e deverá encerrar com um almoço.
• Feira de Missões: O objetivo desta atividade é envolver toda igreja conscientizando da
necessidade da necessidade de contribuírem de alguma forma para a realização da
obra missionária mundial. Será necessário organizar oficinas para confecção de
materiais (promoções), convite, cartão, e atividades diferentes conforme os temas
das barracas. Poderá ser realizada das 9:00 as 16:00 hs.
• Sorvetada Missionária: O objetivo desta
atividade é levar as crianças à evangelizar as crianças da redondeza da igreja
e trazê-las para participar do devocional na igreja e tomar bastante sorvete.
Melhor horário para realizar é de tarde.
• Evangelismo Infantil: Providencie o
mapa do bairro, localize o quarteirão e as ruas próximos da igreja e faça uma
evangelização. Organize uma passeata pelo bairro. Forme pelotões com faixas,
Bíblias, bandinha, e faça uma concentração em um local apropriado apresentando
o plano da salvação e entregue literaturas (providencie um livrinho das cores
da salvação para cada criança). Retorne á igreja e sirva um lanche ás crianças.
O objetivo e envolver as crianças em Missões Urbanas.
• Manhã com Deus: É uma manhã de oração, onde as crianças serão incentivadas a interceder
em favor dos povos e nações do mundo, que ainda não conhecem Jesus. Prepare um
cartãozinho com motivos de oração variados, separe grupos de oração e interceda
por missões, providencie bandeiras para identificar os paises apresentados. No
final ofereça um lanche internacional.
• Escola Bíblica de Férias: É uma ótima oportunidade para ensinar missões, visto que, um dos
objetivos da EBF é evangelizar as crianças não salvas. Ensine corinhos,
versículos e histórias missionárias (em capítulos, um para cada dia.). O
momento missionário poderá ser antes da divisão das classes.
• Gincana missionária de conhecimentos
Bíblicos: Selecione acontecimentos Bíblicos relacionados
com os missionários, e informe os textos para estudo. Promova uma gincana com
os juniores. A equipe vencedora ganhará um sorvete e uma bandeirinha com o nome
vitória, a equipe que perder ganhará apenas o sorvete.
CONCLUSÃO
Professor, em suas mãos está uma geração de missionários que serão um canal de
bênçãos para salvação da humanidade. Transmita-lhes a visão desta obra de amor,
e certamente responderão como Isaías: “Eis me aqui, envia-me a mim” (Is 6:8b).
Portanto, seja firme e constante nesta obra e Deus lhe recompensará. (2 Tm. 4:7
e 8)
BIBLIOGRAFIA:
• Apostila de Seminário. Conferência Missionária para Crianças. São Paulo: APEC, 2006.
• COSTA, Débora Ferreira, Evangelização e Discipulado. Rio de Janeiro: CPAD, 2002.
• CPAD. Lições Bíblicas. Evangelismo e Missões. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
• MURRAY, Andrew, A chave para o problema missionário. Belo Horizonte, 2007.
• PAULA, Oséas Macedo, Manual de Missões. Rio de Janeiro: CPAD, 2000.
• Revista Crianças e Missões. Campanha Missionária. São Paulo: JMM, 2005.
Fonte: http://www.montesiao.pro.br/
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