quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Quando os mórmons batem à porta


Vivemos na mesma rua de uma grande congregação mórmon - ou de uma grande igreja, de qualquer modo. Não é de surpreender que recebamos visitas regulares dos missionários enviados para conquistar nosso bairro. Embora os indivíduos variem a cada vez, o padrão é consistente: dois jovens caucasianos de bom porte, com sotaque americano, amigáveis ​​e engajados, estão ansiosos para nos persuadir a aceitar um Livro de Mórmon e pedir a Deus que nos dê o testemunho interno de que ele é sua verdadeira revelação.
Esses missionários têm uma maneira de aparecer em momentos ruins, mas eu ainda tento passar alguns minutos conversando com eles. Eu gosto de perguntar de onde eles são e por quanto tempo eles estão indo de porta em porta. Eu gosto de perguntar se eles sentem falta de suas famílias, pois sei que eles são designados para cidades distantes das suas. Eu gosto de perguntar como eles sabem que estão nas boas graças de Deus. Nunca houve um tempo em que eles foram mal educados ou grossos comigo.
Esses missionários mórmons sempre parecem felizes e confiantes. Eles têm certeza de que têm respostas convincentes para as questões mais profundas e urgentes da vida - a fonte da verdade última, a identidade de Deus, o propósito da vida, a resposta para o que está além do túmulo. Eles parecem felizes e confiantes, mas eu sei melhor. Eu sei que eles são infelizes. Eles são infelizes porque estão sendo enviados em uma missão espiritualmente falida de um ano para cumprir uma lei feita pelo homem. Isso não pode gerar alegria verdadeira. Eles são infelizes porque precisam aderir a um padrão antibíblico de retidão. Isso diminui a alegria ou destrói-a completamente. Em última análise, eles são infelizes porque creem e ensinam um falso evangelho, não colocaram sua fé em Jesus Cristo, não foram restabelecidos no relacionamento com o Pai e não foram habitados pelo Espírito Santo. Eu sei que eles são infelizes. Como eles poderiam ser de outra forma?
Então essa é minha estratégia para quando os Mórmons visitam: Pregue o evangelho. O evangelho, afinal, é a fonte da verdadeira alegria. Essa é a mesma estratégia que uso quando as Testemunhas de Jeová, bem menos educadas e muito mais agressivas, vêm batendo. Eu posso tentar usar a Bíblia para mostrar onde suas crenças estão erradas. Eu posso tentar explicar como a Bíblia não pode ser apenas outra forma da revelação de Deus, mas que ela deve ser tudo ou nada, suprema ou totalmente fútil. Posso tentar convencer uma Testemunha de Jeová de que Jesus não é a primeira e maior criação de Deus, mas a segunda pessoa da Trindade divina com todos os atributos de Deus. Essas são todas as coisas boas para fazer. Mas eu não gostaria de dizer qualquer uma dessas coisas se eu também não pregasse o evangelho da graça somente através da fé em Jesus Cristo.
Existem muitas estratégias para se envolver com as Testemunhas de Jeová e os Mórmons e membros de outros cultos. Muitas dessas estratégias são sábias e úteis. Mas você tem que ter cuidado com eles - você pode vencer a discussão mesmo quando perder a oportunidade. Você pode ganhar a discussão sobre a autoridade da Bíblia, mas ainda perder a oportunidade de compartilhar o evangelho.  Em última análise, não queremos persuadi-los de sua teologia defeituosa, mas fazer com que o Espírito os persuada de seu evangelho defeituoso. Isso só acontecerá quando lhes dissermos o verdadeiro evangelho, o evangelho salvador, o evangelho da graça. Podemos ter total confiança nessa estratégia porque o evangelho é o poder de Deus para a salvação. O evangelho - o verdadeiro evangelho - é infinitamente melhor e mais forte do que o que eles oferecem. Eles oferecem a salvação pelas obras, mas Deus oferece a salvação pela graça. Essa é a diferença entre o céu e o inferno.
Então, quando os mórmons vieram à minha porta no outro dia, eu disse: "Terei prazer em ouvi-lo por um tempo, desde que você prometa me ouvir." Eles disseram que voltariam no sábado. Eu vou ouvi-los. Então lhes direi o evangelho e explicarei por que esse evangelho é uma notícia tão boa - notícias muito melhores do que as que eles estão oferecendo. E já estou orando para que isso crie raízes.

Nenhum comentário: