quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Internet, sites, blogosfera - e a morte da informação

 

Talvez você não saiba, mas no tempo da explosão dos blogs, eu fui um dos maiores blogueiros evangélicos em volume de ação, mantendo bem mais que dez blogs ao mesmo tempo. Além do trabalho de mobilização, estando na equipe diretiva da União de Blogueiros Evangélicos, que chegou a ter coisa de 10.000 associados. A maioria dos meus blogs continua viva, com uns três ou quatro com trabalho prioritário. Mas, com a mudança de indexação do Google, a blogosfera ruiu, há coisa de uns 10, 12 anos.

Outra coisa que fui, foi me tornar eu mesmo um "indexador": Os meus blogs eram campeões em quantidades de links para outros sites e blogs. Vasculhei firme e forte a internet em nossa e em algumas outras línguas, e blogs como o Arsenal do Crente se tornaram meio que uma verdadeira biblioteca de links.
Tudo isso é para falar de uma matéria recentemente (04/02/2025) publicada pela Folha: "O cemitério da internet; 1/4 das páginas desapareceu em dez anos" (confira AQUI), fenômeno que eu já percebia e alertava há 15 anos atrás. De cem links numa barra aleatória de um meu blog aleatório, calculo isso daí: 25 a 40 % dos sites SAÍRAM DO AR. E levaram juntos toneladas de informação - algumas, por paradoxal que pareça em tempos de virtualidade - irrecuperáveis.
Lembro de pessoas que compravam "domínio próprio" para seus blogs, o que é pago, claro, e eu alertava pois via o resultado disso lá na frente. E resultou: O cara desanimava, ficava duro ou por qualquer motivo parava de pagar e "já era" o trabalho feito. Já os blogs em domínio gratuito Blogspot ou Wordpress continuam firmes, embora não fortes. Para completar, conheci pessoas que, não podendo ou querendo mais alimentar um blog ou site, MESMO GRATUITO, simplesmente o deletaram, levando junto informações que poderiam ser úteis a milhares de pessoas. Sim, passados os anos eu ainda não consigo explicar.
De prático, uma dica que posso dar aos amantes do conhecimento: Encontrou algo único, interessante? Copie, organize em seus arquivos e salve. Aquele site pode desaparecer literalmente amanhã, seja o blog da oficina mecânica de sua esquina ou um portal governamental que de repente é descontinuado. É assustador, mas não há garantias de infocontinuidade na internet, terra de todos e de um ninguém voraz; não há nada que garanta a manutenção e viabilidade a médio prazo da informação. A web (a Era do Conhecimento, na verdade) é mais possessão do caos do que gostaríamos.

P.S. - Ah, leu um poema em meu blog Poesia Evangélica no longínquo 2006 e guarda até hoje uma memória evanescente daqueles versos? Ele ainda está lá, é só pesquisar. Mas sabe-se lá até quando.

Sammis Reachers


sábado, 1 de fevereiro de 2025

A recente morte de um membro precioso do Reino de Deus



Nossa igreja está de luto, pois faleceu nesta semana um dos nossos membros mais valiosos, a nossa mui querida irmã Outra Pessoa.

A morte da irmã Outra Pessoa cria uma lacuna que será difícil de preencher. Outra Pessoa esteve conosco por muitos e muitos anos, e em todos esses anos ela fez mais do que qualquer pessoa normal poderia fazer.

Toda vez que tinha um trabalho precisando ser feito, como ensinar na classe de crianças, participar de uma reunião, discipular, visitar, uma voluntária logo estava na lista de todo mundo, e a primeira coisa que se dizia era: “Deixe Outra Pessoa fazer”.

Era Outra Pessoa quem limpava o chão, quem arrumava as cadeiras, quem recebia os visitantes na porta, quem ajudava a servir a Santa Ceia, etc.

Sempre que qualquer atividade de liderança era mencionada, esta mulher maravilhosa era procurada para inspiração, bem como para se responsabilizar pelos resultados: “Outra Pessoa pode trabalhar com esse grupo”. “Outra Pessoa pode cuidar desses detalhes”.

Todo mundo sabe que Outra Pessoa era a dizimista e ofertante mais fiel dessa igreja. Toda vez que um desafio financeiro era levantado, um projeto era lançado, um missionário enviado, todos já assumiam como certo que Outra Pessoa iria dar mais do que todos, fazer a diferença, completar o que faltava.

Outra Pessoa era uma criatura maravilhosa, algumas vezes parecendo sobre-humana. Mas a grande verdade é que todo mundo esperava demais de Outra Pessoa.

Agora, meus queridos, Outra Pessoa se foi! Contudo, a grande pergunta é: o que vamos fazer agora?

Outra Pessoa deixou um exemplo maravilhoso a ser seguido, mas, quem vai seguir o seu exemplo? Quem vai fazer as coisas que Outra Pessoa fazia? Quem vai assumir todas as suas funções?

Portanto, se você quer fazer alguma coisa em homenagem a Outra Pessoa, ainda está em tempo, mesmo que ela esteja morta e enterrada, no seu merecido descanso. Quando alguém lhe pedir para ajudar em alguma coisa na igreja, lembre-se -não podemos mais depender de Outra Pessoa.

Autor desconhecido / Ivanildo Gomes – Dinâmicas, quebra-gelos e ilustrações

 Disponível no livro Almanaque do Mobilizador Missionário. Baixe gratuitamente seu exemplar AQUI.