quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Internet, sites, blogosfera - e a morte da informação

 

Talvez você não saiba, mas no tempo da explosão dos blogs, eu fui um dos maiores blogueiros evangélicos em volume de ação, mantendo bem mais que dez blogs ao mesmo tempo. Além do trabalho de mobilização, estando na equipe diretiva da União de Blogueiros Evangélicos, que chegou a ter coisa de 10.000 associados. A maioria dos meus blogs continua viva, com uns três ou quatro com trabalho prioritário. Mas, com a mudança de indexação do Google, a blogosfera ruiu, há coisa de uns 10, 12 anos.

Outra coisa que fui, foi me tornar eu mesmo um "indexador": Os meus blogs eram campeões em quantidades de links para outros sites e blogs. Vasculhei firme e forte a internet em nossa e em algumas outras línguas, e blogs como o Arsenal do Crente se tornaram meio que uma verdadeira biblioteca de links.
Tudo isso é para falar de uma matéria recentemente (04/02/2025) publicada pela Folha: "O cemitério da internet; 1/4 das páginas desapareceu em dez anos" (confira AQUI), fenômeno que eu já percebia e alertava há 15 anos atrás. De cem links numa barra aleatória de um meu blog aleatório, calculo isso daí: 25 a 40 % dos sites SAÍRAM DO AR. E levaram juntos toneladas de informação - algumas, por paradoxal que pareça em tempos de virtualidade - irrecuperáveis.
Lembro de pessoas que compravam "domínio próprio" para seus blogs, o que é pago, claro, e eu alertava pois via o resultado disso lá na frente. E resultou: O cara desanimava, ficava duro ou por qualquer motivo parava de pagar e "já era" o trabalho feito. Já os blogs em domínio gratuito Blogspot ou Wordpress continuam firmes, embora não fortes. Para completar, conheci pessoas que, não podendo ou querendo mais alimentar um blog ou site, MESMO GRATUITO, simplesmente o deletaram, levando junto informações que poderiam ser úteis a milhares de pessoas. Sim, passados os anos eu ainda não consigo explicar.
De prático, uma dica que posso dar aos amantes do conhecimento: Encontrou algo único, interessante? Copie, organize em seus arquivos e salve. Aquele site pode desaparecer literalmente amanhã, seja o blog da oficina mecânica de sua esquina ou um portal governamental que de repente é descontinuado. É assustador, mas não há garantias de infocontinuidade na internet, terra de todos e de um ninguém voraz; não há nada que garanta a manutenção e viabilidade a médio prazo da informação. A web (a Era do Conhecimento, na verdade) é mais possessão do caos do que gostaríamos.

P.S. - Ah, leu um poema em meu blog Poesia Evangélica no longínquo 2006 e guarda até hoje uma memória evanescente daqueles versos? Ele ainda está lá, é só pesquisar. Mas sabe-se lá até quando.

Sammis Reachers


Nenhum comentário: