segunda-feira, 6 de julho de 2009

John Maxwell e os guias de montanhas

Há alguns anos tive o privilégio de falar sobre o mesmo palco como Jim Whittaker, o primeiro americano a escalar Monte Everest. Durante o almoço eu perguntei-lhe o que tinha lhe dado incentivo a mais como um alpinista. A resposta dele me surpreendeu.


"Eu ajudei a mais pessoas para chegar ao topo do monte Everest do que qualquer outra pessoa", ele respondeu. "Saber que as pessoas inicialmente achavam que nunca poderiam chegar lá sem a minha ajuda é a minha maior realização."

Evidentemente que esta é uma forma comum de pensamento para os guias da grande montanha. Anos atrás eu vi uma entrevista com um guia. Pessoas morreram ao tentar escalar Monte Everest, e um guia sobrevivente foi perguntado, "Será que os guias teriam morrido se não estivessem tendo outros com eles para guiar?"

"Não", ele respondeu, "mas o objetivo do guia é levar as pessoas para o topo."

Em seguida, o entrevistador perguntou: "Porque alpinistas arriscam as suas vidas para escalar montanhas?"

O guia respondeu: "É óbvio que voces nunca foram para o topo da montanha".

Lembro-me de pensar para mim mesmo que guias de montanha e líderes têm muito em comum. Existe uma grande diferença entre um chefe e um líder. O patrão diz: "Vai." Um líder diz, "vamos" O objetivo da liderança é a levar os outros para o topo. E quando você pode ter outros que não querem voltar para o início, não há outro sentimento como este no mundo. Para aqueles que nunca tiveram a experiência, você não pode explicar isso. Para aqueles que têm, você não precisa.

John Maxwell

Via blog do Pr. Márcio de Souza - http://marciodesouza.blogspot.com

2 comentários:

Márcio de Souza disse...

obrigado por postar o texto do maxwell da um confere lá em http://marciodesouza.blogspot.com/2009/07/excomunhao-gospel.html
acho que vc vai gostar...

Abração

Nilton Telles Frota® disse...

As pessoas se esquecem que o evangelho é vertical e também horizontal. Não há maior satisfação do que poder estender a mão para queles que precisam.

Blz de blog.

Abraços,

Nilton - http://talitgadol.blogspot.com/