sexta-feira, 18 de junho de 2010

A PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO: SEU DIREITO E SEU DEVER

*

“Não temas; pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade.” Atos 18.9-10

“Minha maior ambição na vida é estar na lista de mais procurados pelo diabo”.
Leonard Ravenhill

     Lembro-me de uma experiência pessoal ocorrida numa incursão que realizei neste ano de 2009 em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Fui convidado para pregar numa conferência missionária de uma importante igreja local da região, onde também estavam preletores de outros países incluídos na programação do evento. Na ocasião, preguei sobre o direito e o dever do crente em buscar ser cheio do Espírito Santo. Isso mesmo! Devemos buscar a plenitude do Espírito Santo e a manifestação de Seus dons através de nós, pois “a manifestação do Espírito é concedida a cada um, visando a um fim proveitoso”. E ainda: “segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais...’’.(1 Co 12.7 ; 14.1). Paulo, o apóstolo, já advertia os crentes em Éfeso dizendo:  “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito’’(Ef 5.18). Creio fielmente que é desejo do nosso Deus que cada um de Seus filhos sejam cheios do Espírito Santo. Pense nisso.
      O propósito de todo cristão ser cheio do Espírito Santo é eminentemente prático. Aliás, os discípulos do Senhor Jesus no dia de Pentecostes “ficaram cheios do Espírito Santo...’’ (At 2.4), porque os mesmos enfrentavam uma tarefa sobrenatural, onde necessitavam também de um poder sobrenatural para o sucesso de suas missões. A plenitude do Espírito concedia o poder (no original grego “dunamis”) de que precisavam para a batalha sem tréguas em que se engajaram (Ef 6.10-18). Essa capacidade sobrenatural a que o texto de Atos 1.8 se refere, tem o sentido de habilidade, “uma força herdada que reside em alguém pela virtude de sua natureza”. Por isso, a plenitude do Espírito é uma experiência essencial e indispensável para o sucesso no ministério cristão. É mandamento da Palavra de Deus:”...enchei-vos do Espírito.’’(Ef 5.18). E você, meu amigo(a) ? Tem buscado verdadeiramente ser ‘’...cheio do Espírito Santo’’?
      Recordo-me da visita de Ananias à casa de Judas no episódio da conversão do apóstolo Paulo em Atos 9.17, quando disse: “Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo”. O resultado da plenitude do poder sobrenatural na vida de Paulo imediatamente se verificou, pois diz a Bíblia que ele “... pregava nas sinagogas a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus”.( At 9.20). Aleluia ! Sejamos também cheios do Espírito Santo !
      Todo crente que vive na superficialidade d
a vida cristã dificilmente experimentará a plenitude do Espírito, nem tão pouco terá condições de exercer funções de liderança espiritual na Igreja de Cristo. Aliás, A. W. Tozer, pregador avivalista,  instruindo sobre o assunto diz:  “qualquer pessoa, cujos sentidos foram treinados para detectar o bem e o mal, se entristecerá ao ver almas zelosas procurando encher-se do Espírito Santo, ao mesmo tempo em que vivem num estado de descuido moral, bem próximo do pecado. Todos quantos almejam ser cheios do Espírito Santo precisam expurgar de sua vida quaisquer iniqüidades ocultas. Devem expelir do coração qualquer coisa que esteja em desacordo com o caráter de Deus, conforme está revelado nas Sagradas Escrituras...Não pode haver tolerância para com o mal, nenhuma condescendência para com as coisas que Deus odeia.’’
      Portanto, estar cheio do Espírito Santo é um direito de todo cristão e também um dever. Ser cheio do Espírito Santo é deixar ser totalmente controlado por Ele. O seu intelecto, suas emoções, sua vontade, suas forças físicas, tudo fica a disposição do Espírito, para que sejam atingidos os desígnios de Deus. Minha oração é que venhamos expurgar diariamente de nossa vida todo mal e toda inclinação pecaminosa e assim sejamos cheios do Espírito! Ele espera isso de você! “Em Deus faremos proezas...”
No amor de Cristo,   Pastor M. Price 

Um comentário:

Ebenezer Moreira disse...

meu amigo,obrigado pela boa palavra,estava mesmo precisando ler algo edificante,obrigado mesmo. blogdodesviado.blogspot.com