quarta-feira, 10 de novembro de 2010

DUNAMIS: O PODER DE DEUS EM AÇÃO

.


“Mas, recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” Atos 1.8

 “O Espírito Santo é a garantia do poder de Deus para cumprir o nosso chamado aqui na terra.” Dave Roberson

     Tenho tido a oportunidade e privilégio de ministrar ao Corpo de Cristo sobre a vontade de Deus em manifestar o Seu poder sobrenatural na vida de todo cristão. Sou uma testemunha ocular dessa  “força sobrenatural”  que opera a vontade Dele de forma maravilhosa, poderosa e miraculosa na vida daqueles que recebem de bom grado a mensagem do Evangelho. Creio que todo cristão necessita buscar a plenitude do Espírito Santo e a manifestação de Seus dons através de sua vida, pois “a manifestação do Espírito é concedida a cada um, visando a um fim proveitoso”. E ainda: “segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais...’’.(1 Co 12.7 ; 14.1). Paulo, o apóstolo, já advertia os crentes em Éfeso dizendo:  “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito’’(Ef 5.18). Creio fielmente que é desejo do nosso Deus que cada um de Seus filhos seja cheio do Espírito Santo e que o poder do Altíssimo opere em suas vidas e através delas. Esse “poder” é o segredo do sucesso da missão da Igreja. Pense nisso.

     Entendo que o propósito de todo cristão ser cheio do Espírito Santo é eminentemente prático. Aliás, os discípulos de Cristo no dia de Pentecostes “ficaram cheios do Espírito Santo...’’ (At 2.4), porque os mesmos enfrentavam uma tarefa sobrenatural, onde necessitavam também de um poder sobrenatural para dar testemunho Dele, pois “com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus...’’(At 4.33).  Aliás, há uma série de termos para "poder" no Novo Testamento(NT). O evangelista e médico amado, Lucas,  empregou a palavra grega dunamis em Atos 1.8, mas existe também exousia, thronos, bia, ischys, kratos e keras. Por que dunamis foi escolhido para revelar e registrar esse ‘’poder’’ do Espírito Santo na vida do cristão?  Vejamos: exousia é traduzida como "autoridade". Porém, geralmente era empregada num contexto político(Rm 13.1-3). Thronos  significava a pessoa que detinha semelhante posição de autoridade ou força.  Bia está relacionada ao emprego da força coerciva. Ischyskratos significavam força física. E keras, por sua vez, indicava força e, juntamente com kratos, formam as duas palavras do NT cujo significado fica mais próximo de exousia edunamis.

     Porém, dunamis tem um sentido todo especial. Lembre-se que a plenitude do Espírito concedia esse poder (dunamis) de que os apóstolos precisavam para a batalha sem tréguas em que se engajaram (Ef 6.10-18). Essa capacidade sobrenatural a que o texto de Atos 1.8 se refere, tem o sentido de habilidade, “uma força herdada que reside em alguém pela virtude de sua natureza”. É a palavra que revela o poder de Deus em ação. É a palavra que demonstra a virtude do Espírito em plena atividade  na vida do cristão. Aleluia! Assim, o evangelista Lucas escolheu dunamis, pois é a palavra por excelência para se referir ao poder do Espírito Santo em ação na vida dos que Nele crêem. O próprio Senhor Jesus disse aos discípulos "... permanecei, pois na cidade", aos quais  Ele havia comissionado para evangelizar o mundo, "até que do alto sejais revestidos de poder..." (Lc 24.49; At 1.8).  Por isso, a plenitude do Espírito é uma experiência essencial e indispensável para o sucesso no ministério cristão. É mandamento da Bíblia: ”...enchei-vos do Espírito.’’(Ef 5.18). E você, meu amigo(a)? Tem buscado verdadeiramente ser ‘’...cheio do Espírito Santo’’? Tem buscado ser cheio desse “poder” ?  Pense nisso.

      Querido(a), estar cheio do Espírito Santo e do Seu poder é um direito de todo cristão e também um dever. Ser cheio do Espírito Santo é deixar ser totalmente controlado por Ele. O seu intelecto, suas emoções, sua vontade, suas forças físicas, tudo fica a disposição do Espírito, para que sejam alcançados os desígnios de Deus. A minha oração é que cada cristão nessa cidade, nesse estado e em toda essa nação seja uma verdadeira voz profética e uma potência espiritual nas mãos do Altissímo, pois assim diz o Senhor nosso Deus: “ Filho do homem, come este rolo, vai e fala à casa de Israel’’ Ez 3.1. Aleluia! Ele espera isso de você!  “Em Deus faremos proezas...''

No amor de Cristo,  Pastor M. Price*-  www.mprice.com.br  /   www.mpriceg.blogspot.com



*Missionário e médico. Presidente do Diretório Estadual no RJ e Conselheiro Nacional da Sociedade Bíblica do Brasil. Membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Evangelista e radialista. Coordenador geral da C.E.U (Capelania Evangélica Universitária) na UERJ. Escritor e colunista de vários jornais e revistas cristãs no Brasil.
Ouça o programa Aviva Gospel, todos os sábados na 93 FM (RJ).



Um comentário:

Mauro castelo branco disse...

paz do Senhor,parabéns pelo blog muito bom e informativo,como é bom ver pessoas comprometidas em levar a palavra de Deus a todos já estou seguindo o seu blog fique na paz.
http://seguindoadeus.blogspot.com