Como implantar Telecentros Comunitários em sua comunidade
- Oportunidade assistencial e evangelística
Computadores antigos, uma bênção para muitos...
Sabe aquele computador antigo, que durante muitos anos lhe serviu para digitação de textos, acesso à internet via linha discada, planilhas e até alguns jogos. Creio que lhe foi muito útil durante longa data, mas agora você adquiriu um computador novo, utiliza internet em banda larga, possui uma multifuncional, webcam, voip e realmente o computador não tem mais utilidade para você. O que fazer com ele agora? A história secular conta que na década de 50 os negros nos Estados Unidos sofriam com a segregação racial, não podiam frequentar muitos lugares, sofriam discriminação nos transportes públicos, restaurantes e etc.
Até que certo dia, uma mulher negra e costureira de nome Rosa Parks embarcou num ônibus e sentou, alguns
metros à frente um homem branco embarcou e não havia mais lugar disponível. Todos olharam para ela dando a entender "levante-se, você é negra e ele é branco. Deve dar o seu lugar a ele". E ela bravamente resistiu causando uma imensa confusão. Através dessa atitude o Pastor Martin Luther King Jr, mobilizou milhares de pessoas e mudou a história daquele país, sabe por quê? Por causa da atitude de uma mulher...
Saiba que uma simples atitude sua pode influenciar a vida de muitas pessoas espalhadas em nosso país e até mundo a fora. Um ato simples seu, pode livrar crianças de um possível contato com o tráfico, prostituição, bebidas e etc. Ou até mesmo qualificar profissionais para o mercado de trabalho.
Nossa proposta é criar Espaços Comunitários, também conhecidos como Telecentros muito comuns em ONGs, Associações de Moradores, Escolas, Bibliotecas ou Igrejas. Sendo assim estamos nos disponibilizando para ajudar na implantação, treinamento e divulgação de tais espaços. Caso você conheça algum espaço interessado em implantar o projeto fale conosco. Caso deseje visitar um Telecentro, consulte o mais próximo de sua casa nesse site: http://www.onid.org.br/lista/
Às vezes a uma confusão de que os Telecentros são uma espécie de “Lan House pública”, o que não é verdade. O objetivo dos Telecentros são promover cultura e educação, sendo assim podemos encontrar no mesmo espaço: Biblioteca, cursos (informática, idiomas, educação de jovens e adultos, aulas de canto e música), serviços de xerox, aluguel de projetores, salas de cinema e etc. As possibilidades são inúmeras, mas é óbvio que tudo depende do espaço físico. Não tem como fazer tudo isso numa sala apenas.
Um ponto importante a ser debatido numa reunião é justamente a sustentabilidade do Projeto, como manter tudo isso (luz, água, internet e etc) após a implantação? Iremos apresentar algumas soluções, mas aqui deixo claro que o propósito é treinar e orientar a comissão local, para gerir o Telecentro de forma participativa.
O que é necessário?
1) sala disponível com parte elétrica, mobiliário;
2) computadores doados por empresas, pessoas físicas ou instituições;
3) cabo de rede CAT5, switch 16 portas e conectores RJ45;
4) comissão local para receber treinamento e orientação do Projeto;
5) link de acesso à internet em banda larga;
6) passagem de ida/volta + hospedagem + alimentação (calcular esse tópico para um casal);
Obs.: Somos um casal casado e não há custo algum de implantação do Projeto além dos
descritos acima. Podemos ficar numa casa simples, desde que possamos nos alimentar,
dormir em segurança e tomar um belo banho é claro :)
7) muita disposição e boa vontade!
Introdução à parte técnica
Como é um Projeto de caráter social, visando alcançar um público geralmente esquecido pelo Estado, utilizamos tecnologias baseadas em Software Livre, basicamente GNU Linux + LTSP (Linux Terminal Server Project). Portanto não iremos utilizar cópias piratas de outros sistemas operacionais ou pacotes de escritório, economizando assim com licenças, aplicando esses valores na aquisição de outro item necessário ao telecentro.
Basicamente iremos instalar no servidor a distribuição Ubuntu 10.04 LTS, em seguida devemos atualizar todo o sistema operacional, criar as contas de usuário e instalar os pacotes desejados. E por último instalar e configurar o servidor LTSP. Agora basta dar boot a partir dos terminais (via rede, disquete, cd-rom ou hd). Na verdade o processamento é feito no servidor, então mesmo que você possua um AMD K6-2 500 Mhz com 128 MB de RAM, mas o seu servidor for um Intel i7 com 8 GB DDR3 por exemplo, você irá utilizar o terminal numa velocidade impressionante, como se estivesse no próprio servidor. Tranquilamente você vai poder “pendurar” entre 10 a 20 terminais em cada servidor (dependendo da configuração). Os programas instalados no servidor estarão disponíveis nos terminais.
(Sim, temos e-mail e telefone. Mas aceitamos apenas cartas, descreva o máximo possível o local)
Ronald e Aline Rosa
RONALD, 28 anos, Graduado em Pedagogia no Centro Universitário da Cidade (2008), trabalha há mais de 10 anos com Informática e atualmente trabalha numa empresa privada no Rio de Janeiro. ALINE, 24 anos, Graduando em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Gama Filho no Rio de Janeiro.
Av. Nilo Peçanha, n° 788.
Centro - Nova Iguaçu / RJ
CEP: 26215-512
A/c: Ronald Rosa e Aline Rosa
Links importantes:
http://www.onid.org.br/lista/
http://www.ltsp.org/
http://www.telecentros.pr.gov.br/modules/galeria/listaEventos.php
http://www.youtube.com/watch?v=DgONWsefJvw
“Quão formosos são os pés daqueles que anunciam boas novas” Isaías 52:7a
Nenhum comentário:
Postar um comentário