terça-feira, 20 de setembro de 2011

Bispo Macedo: Destruindo o Protestantismo?





Quando a Igreja Universal surgiu, recordo-me que o Bispo Macedo, ainda pobre, mais com uma visão comercial forte,  afirmou certa vez, em um de seus programas que a Universal não seria mais uma igreja protestante o que dava a entender, pela exegese de sua doutrina, que o mesmo queria ser uma quarta via ao catolicismo, ao protestantismo e ao espiritismo. Quem parar pra analisar a doutrina e os cultos-correntes dessa Igreja perceberá que há elementos desses três grupos: nos cultos, elementos do protestantismo e espiritismo; na vida social o mesmo comportamento dúbio dos católicos, Deus e Mamon: cristanismo somente dentro da Igreja, fora dela, liberdade pra tudo.

Veja só as denominações de algumas correntes que a Igreja já utilizou ao longo de sua história em seus cultos-trabalhos espirituais:
  • Corrente da Mesa Branca;
  • Corrente do Sal Grosso e da Arruda;
  • Corrente com Círculo de Enxofre;
Observe as expressões utilizadas pela Universal, seu jargão em confronto com o que era comumente utilizada pelas demais igrejas protestantes:
  • Igrejas protestantes : "Sangue de Jesus Tem Poder!" ;
  • Igreja Universal: "Tá Amarrado".
Outras expressões  tais como, "Oração Forte", "Fechar o Corpo", "Mal Olhado", são expressões retiradas do baixo espiritismo. Acreditar e usar rosa ungida, perfumes, sal grosso e arruda, roupa branca, passar por debaixo de portas, amarrar e desamarrar, são frequentes ligadas ao baixo espiritismo.

O que a Universal é afinal? Sabemos que as expressões "universal" e "católico" significam a mesma coisa. Mas, no entanto, a Igreja Universal se propõem a ser diferente. A defesa do aborto, do homossexualismo, do petismo, do uso de bebidas álcolicas, da igreja-partido, do canal de televisão comercial/carnal é uma afronta ao catolicismo e ao protestantismo. As últimas afirmaçoes e comportamento do lider da Igreja Universal sobre esses temas mostram que ela não quer ser mais uma Igreja protestante, quer ser a Igreja dos inconformados com a doutrina católica e protestante. A igreja liberal, a igreja comercial, a igreja dos ricos e que não gostam de ler a bíblia, a igreja dos reality show onde tudo é liberado, a igreja que não estar preucupada com o arrebatamento, a igreja onde se peca voluntariamente e onde importa é ter a consciência livre. Essa é a Igreja Universal onde voce pode ficar rico da noite pra o dia em uma das correntes de empresário. Igreja das rosas sem espinho, da coroa sem os cravos, do Cristo que faz chover hamburgue, da igreja-empresária.

Nenhum comentário: