quarta-feira, 30 de maio de 2012

A importância de se possuir uma Chave Bíblica



Jean Correa 

Eu sou fã de livraria evangélica. Tá, eu sou fã de qualquer livraria, mas tenho um carinho especial pelas evangélicas. Mesmo que eu não vá comprar nada, eu gosto de ficar alguns minutos olhando os livros, os lançamentos, os nhenhentos modelos de Bíblia, etc. É uma variedade muito grande de recursos para o crescimento espiritual. Um ótimo produto que eu comprei em uma livraria evangélica é a Chave Bíblica. Produto esse que acho que todo cristão deveria ter em casa.

Pra quem não conhece - como eu não conhecia - a Chave Bíblia é um livro que possui referência sobre todos os versículos em que aparecem determinadas palavras. Por exemplo, se eu quero versículos onde aparecem a palavra "esperança", eu vou até o verbete "esperança" e lá tem uma lista enorme de todos os versículos da Bíblia em que essa palavra ocorre. E não são só essas palavras abstratas, como "esperança", "amor", "fé", não. Você pode buscar os versos que têm a palavra "atrás", por exemplo, ou a palavra "cheiro". Enfim, todo tipo de palavra pode ser encontrado na Bíblia usando uma Chave Bíblica.

Ela ajuda muito no estudo bíblico, no preparo de estudos, até mesmo na construção de sermões. Ou até mesmo pra desfazer aquele branco que sempre acontece quando você quer mostrar um versículo pra alguém, lembra mais ou menos o que ele diz, mas não lembra de jeito nenhum a referência dele. Tipo, você sabe que tem um versículo que diz que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, mas não lembra onde ele fica. Então você pega a Chave Bíblica, escolhe uma das palavras da frase - "raiz", por exemplo - e procura a tal palavra. No verbete "raiz" tem uma lista de todos os versículos onde que possuem "raiz" e um pedacinho dos versículos. Aí você acha nessa lista um dos itens assim: "1 Tm 6.10 o amor do dinheiro é r de todos". Pronto, achou! Se procurar no verbete "dinheiro", você também vai achar o versículo.

A Chave Bíblica é uma ferramenta poderosa pra quem quer ler e estudar a Bíblia de forma mais completa e profunda. Usando a Chave, você tem acesso a vários textos bíblicos que tratam de um determinado tema, a partir dos quais você terá uma visão mais ampla e definida do que a Bíblia diz sobre o tema. Também é útil pra te prevenir de ser enganado por alguns camaradas que mudam um versículo ou outro pra criar uma doutrina que lhe atenda os interesses. Enfim, a Chave Bíblica é muito recomendada pra todo cristão; afinal de contas, nada mais importante pro cristão do que estudar a fundo a Palavra de Deus.

Um comentário:

Mateus Emilio Mazzochi disse...

Vou procurar uma chave Bíblica para mim, obrigado.