sábado, 29 de setembro de 2012

LÍDERES DIGNOS DE AUTORIDADE ESPIRITUAL



LÍDERES DIGNOS DE AUTORIDADE ESPIRITUAL

‘’Não existe sucesso sem sucessor.’’ John C. Maxwell

"Acharíamos, porventura, homem como este em quem há o Espírito de Deus?"
 Gn 41.38.

“O Senhor buscou para si um homem que lhe agrada.’’  Atos 18.9-10

Pr. Maurício Price

     Recordo-me de um Simpósio de Escola Bíblica Dominical em que participei há alguns anos numa importante igreja local em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Fui convidado para ministrar a palestra de encerramento do evento, onde a temática proposta versava sobre a busca da excelência no exercício do ministério cristão. Lembro-me que compartilhei sobre um dos maiores e talvez o mais significativo atributo para o exercício do ministério cristão: o exemplo pessoal. Creio fielmente que o exemplo é uma qualidade na vida do cristão e insubstituível para a sua credibilidade. É impossível dissociar a liderança espiritual do exemplo pessoal. Aliás, a liderança espiritual na vida de um ministro do Evangelho jamais será notada, caso não seja conquistada através do exemplo de sua vida diante do mundo que o cerca. E você? Será que tem sido exemplo em sua família, em sua comunidade, em sua cidade, estado ou país? Pense nisso.
      É importante ressaltar que as Escrituras, a história de Israel e a da Igreja, testificam que quando Deus encontra um homem que esteja disposto a cumprir Suas exigências, estando decidido a pagar o preço integral do discipulado, Deus o usa ao limite máximo, a despeito de suas imperfeições. Moisés, Davi, Gideão, Jeremias, Ezequiel, Martinho Lutero, John Wesley, William Carey, Charles Finney, Charles Spurgeon  e muitos outros foram homens dessa envergadura. Creio que a maior necessidade da Igreja, para que ela cumpra sua missão nessa geração, é uma liderança espiritual, sacrificial e plena de autoridade vinda do alto. A Igreja sempre avançou e prosperou muito quando foi agraciada com líderes fortes, espirituais, que experimentaram em suas próprias vidas e em seus ministérios o sobrenatural de Deus. A carência de tais homens é um sintoma patológico que enfraquece a Igreja. Pense nisso.
      Um dos verdadeiros e grandes líderes do Exército da Salvação, Samuel Logan Brengle, homem erudito e de notável poder espiritual discorre com lucidez sobre o caminho que todo líder cristão deve seguir dizendo:

“ A liderança não se ganha mediante promoção, mas através de muita oração e lágrimas. É obtida pela confissão de pecados, pela sondagem cuidadosa do coração, pela humildade diante de Deus, pela auto-entrega, pelo corajoso sacrifício de cada ídolo, pela tomada audaciosa, decidida, incondicional, sem reclamações, da cruz, e pela contemplação incessante, eterna, de Jesus crucificado. A liderança não é ganha mediante o considerar daquilo que é ganho, para nós, como perda, por causa de Cristo. Eis o grande preço a ser pago, sem qualquer hesitação, por todo aquele que não deseja ser apenas um líder nominal, mas um verdadeiro líder espiritual de homens, líder cujo poder é reconhecido e sentido no céu, na terra, e até no inferno.’’

       Creio firmemente que líderes espirituais não são produzidos através de eleição ou nomeações ''políticas'' por homens ou grupos de homens sem temor a Deus. Aliás, a fétida e abominável “política’’ dos homens em certas comissões religiosas me causa até mal estar. Entendo que só Deus pode fazer líderes, pois só Ele confere autoridade espiritual para quem Ele quiser. Ele é o Senhor da Igreja. O simples fato de uma pessoa ocupar um cargo de importância ou de visibilidade não a torna um verdadeiro líder. Infelizmente, temos visto isso, e não são poucos ou escândalos que temos observado nessa geração, que mancham o ministério cristão. A Igreja precisa de líderes espirituais e não de mercenários hipócritas mais interessados em usar e abusar das ovelhas de Cristo, do que serví-las. Pense nisso.
     Portanto, precisamos compreender que Deus procura líderes que demonstrem que são dignos de autoridade espiritual delegada por Ele, pois conquistaram essa confiança através do exemplo transparente de suas vidas. As posições mais elevadas são reservadas para aqueles que se qualificaram em segredo. E você, meu irmão(ã)? Tem buscado a excelência em seu ministério? Seja exemplo! Ele espera por você !  ‘’ Em Deus faremos proezas...’’

No amor de Cristo,   Pastor Mauricio Price

Pastor Mauricio Price é Missionário e médico.  www.mauricioprice.com.br

2 comentários:

Alberto Couto Filho disse...

Abençoamado Sammy
Paz

Com mestria e autoridade, o pastor Mauricio escreve sobre a liderança espiritual - Esplêndido texto!
Escrevi em meu blog: A ESCADA, O SUCESSO E O FRACASSO.
Acesse albertocoutofilho.blogspot.com.br e constate no Blog do Alberto que, de outra forma, reproduzi, anos antes, o teor daquela brilhante mensagem.
È de Deus!
...Só loucos desprezam o conhecimento e o ensino.
O conservo
Alberto





Fábio Charles (Alimento do Alto) disse...

Tudo o que também penso e creio. Muitos de nós líderes precisamos por inúmeras vezes parar e analisar quem somos e como estamos diante do Eterno Yahweh