sábado, 29 de setembro de 2012

LÍDERES DIGNOS DE AUTORIDADE ESPIRITUAL



LÍDERES DIGNOS DE AUTORIDADE ESPIRITUAL

‘’Não existe sucesso sem sucessor.’’ John C. Maxwell

"Acharíamos, porventura, homem como este em quem há o Espírito de Deus?"
 Gn 41.38.

“O Senhor buscou para si um homem que lhe agrada.’’  Atos 18.9-10

Pr. Maurício Price

     Recordo-me de um Simpósio de Escola Bíblica Dominical em que participei há alguns anos numa importante igreja local em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Fui convidado para ministrar a palestra de encerramento do evento, onde a temática proposta versava sobre a busca da excelência no exercício do ministério cristão. Lembro-me que compartilhei sobre um dos maiores e talvez o mais significativo atributo para o exercício do ministério cristão: o exemplo pessoal. Creio fielmente que o exemplo é uma qualidade na vida do cristão e insubstituível para a sua credibilidade. É impossível dissociar a liderança espiritual do exemplo pessoal. Aliás, a liderança espiritual na vida de um ministro do Evangelho jamais será notada, caso não seja conquistada através do exemplo de sua vida diante do mundo que o cerca. E você? Será que tem sido exemplo em sua família, em sua comunidade, em sua cidade, estado ou país? Pense nisso.
      É importante ressaltar que as Escrituras, a história de Israel e a da Igreja, testificam que quando Deus encontra um homem que esteja disposto a cumprir Suas exigências, estando decidido a pagar o preço integral do discipulado, Deus o usa ao limite máximo, a despeito de suas imperfeições. Moisés, Davi, Gideão, Jeremias, Ezequiel, Martinho Lutero, John Wesley, William Carey, Charles Finney, Charles Spurgeon  e muitos outros foram homens dessa envergadura. Creio que a maior necessidade da Igreja, para que ela cumpra sua missão nessa geração, é uma liderança espiritual, sacrificial e plena de autoridade vinda do alto. A Igreja sempre avançou e prosperou muito quando foi agraciada com líderes fortes, espirituais, que experimentaram em suas próprias vidas e em seus ministérios o sobrenatural de Deus. A carência de tais homens é um sintoma patológico que enfraquece a Igreja. Pense nisso.
      Um dos verdadeiros e grandes líderes do Exército da Salvação, Samuel Logan Brengle, homem erudito e de notável poder espiritual discorre com lucidez sobre o caminho que todo líder cristão deve seguir dizendo:

“ A liderança não se ganha mediante promoção, mas através de muita oração e lágrimas. É obtida pela confissão de pecados, pela sondagem cuidadosa do coração, pela humildade diante de Deus, pela auto-entrega, pelo corajoso sacrifício de cada ídolo, pela tomada audaciosa, decidida, incondicional, sem reclamações, da cruz, e pela contemplação incessante, eterna, de Jesus crucificado. A liderança não é ganha mediante o considerar daquilo que é ganho, para nós, como perda, por causa de Cristo. Eis o grande preço a ser pago, sem qualquer hesitação, por todo aquele que não deseja ser apenas um líder nominal, mas um verdadeiro líder espiritual de homens, líder cujo poder é reconhecido e sentido no céu, na terra, e até no inferno.’’

       Creio firmemente que líderes espirituais não são produzidos através de eleição ou nomeações ''políticas'' por homens ou grupos de homens sem temor a Deus. Aliás, a fétida e abominável “política’’ dos homens em certas comissões religiosas me causa até mal estar. Entendo que só Deus pode fazer líderes, pois só Ele confere autoridade espiritual para quem Ele quiser. Ele é o Senhor da Igreja. O simples fato de uma pessoa ocupar um cargo de importância ou de visibilidade não a torna um verdadeiro líder. Infelizmente, temos visto isso, e não são poucos ou escândalos que temos observado nessa geração, que mancham o ministério cristão. A Igreja precisa de líderes espirituais e não de mercenários hipócritas mais interessados em usar e abusar das ovelhas de Cristo, do que serví-las. Pense nisso.
     Portanto, precisamos compreender que Deus procura líderes que demonstrem que são dignos de autoridade espiritual delegada por Ele, pois conquistaram essa confiança através do exemplo transparente de suas vidas. As posições mais elevadas são reservadas para aqueles que se qualificaram em segredo. E você, meu irmão(ã)? Tem buscado a excelência em seu ministério? Seja exemplo! Ele espera por você !  ‘’ Em Deus faremos proezas...’’

No amor de Cristo,   Pastor Mauricio Price

Pastor Mauricio Price é Missionário e médico.  www.mauricioprice.com.br

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Assim Cantaria Barrabás, poema de Myrtes Mathias



Assim Cantaria Barrabás

Desde criança venho perseguido 
por um destino sem contemplação:
para dormir eu encontrei a rua,
nada cobriu minha pele nua, 
para comer fui mendigar o pão.

Assim cresci em minha muda espera,
na obsessão de um dia me vingar
do sentimento que meus pais negaram,
do abandono a que me condenaram 
não tendo tempo nem para me amar. 

Tornei-me salteador... 

Parava, às vezes, mudo, pensativo, 
no ermo perdido, fraco, incapaz;
olhando o céu e desejando um fim:
- Por que Jeová, Tu me fizeste assim, 
porque nasci imundo Barrabás?

Até que um dia (pois há sempre um dia
no destino bom ou mau de cada um)
ouvi de um Homem vindo da Judéia,
que milagres houvera lá na Galiléia,
que mortos reviveram em Cafarnaum.

E a pergunta que havia em meu peito
fez maior. E, sem poder conter
o desejo de ver o tal Messias,
que mensagem nova nos trazia, 
saí, buscando-O, e me prender.

Dias depois, na solidão da ceia,
um soldado irônico me chama:
- Vem, Barrabás, que amanhã é Páscoa,
vem sentir como o povo te ama, te ama...
Sigo tremendo...
De Pilatos a voz estranha, horrível,
abafa a algazarra enlouquecida:
- A quem agora desejais soltar,
a vosso Rei, que vos quer libertar,
ou Barrabás, que tem roubado vidas?

E a multidão satânica delira:
- Ai falso Rei, Tu não escaparás!
Foi sacrilégio o que fizeste aqui:
dizer-te Rei do trono de Davi.
Na cruz o Cristo! Solta Barrabás!

E só então o Homem condenado
volta os olhos para me encarar.
Por que me olha assim com tal doçura?
Dessem-me a cruz, a forca e a tortura,
mas nunca a força e o amor dAquele olhar.

Levam-no ao Gólgata. Tomam os madeiros
e no maior passam a prender Jesus.
Amedrontado e cheio de aflição,
atravesso a imensa multidão
e oculto-me aos pés daquela cruz.

E vejo o Mestre receber vinagre,
em meio a revoltante zombaria;
Vejo sua carne pálida rasgada,
Sua cabeça de espinhos coroada e
“os soluços imensos de Maria”.

E eu, salteador que o povo inda temia
(que pelos meus altos merecia a cruz),
suplicando, dirijo-me a Maria:
-Responda-me: quem é este Jesus?

E Madalena, quase num soluço:
- É o Cristo. É Deus, portador da paz.
Por nosso amor abandonou o céu,
era um cordeiro, transformou-se em réu;
morre em lugar do imundo Barrabás.

E vi, então, a própria natureza
mergulhar em trevas, enquanto Jesus,
clamando: “Está consumado”,
morria, para que eu fosse libertado,
sobre uma cruz – minha própria cruz...

Assim cantaria Barrabás o seu poema,
Se a História o quisesse contar.
E tu, que tens ouvido há tanto tempo,
porém não tens crido,
que o próprio Deus morreu em seu lugar?

Chamas maus os que mataram o Cristo;
mas podes tu viver em paz?
Mataram a Cristo os teus desatinos.
És também um louco assassino: 
- Diante de Deus tu és Barrabás.

Via blog http://porcausadaflor.wordpress.com (acesse e leia muitos outros poemas).

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Entenda porque o filme sobre Maomé gerou revoltas entre os muçulmanos


Milhares de pessoas têm protestado em países da Ásia, da África e do Oriente Médio contra um filme feito nos Estados Unidos considerado anti-slâ, que retrata o profeta Maomé. A BBC explica por que a obra tem causado tanta indignação:

O que o filme mostra?

O vídeo, que é o trailer de um filme mais longo chamado Innocence of Muslims (“Inocência de Muçulmanos”, em tradução livre), parece retratar o islã como uma religião de violência e ódio, e Maomé, como um homem tolo e com sede de poder.

A primeira cena do vídeo mostra uma família cristã copta vivendo em um Egito em processo de radicalização e sofrendo ataques de muçulmanos. O pai diz às filhas que os muçulmanos estão matando os cristãos e que o Estado islâmico está escondendo seus crimes.

Em seguida, o filme mostra o profeta Maomé com sua família e seus seguidores no deserto. Maomé é mostrado em posições sexuais com a sua mulher e com outras. Uma das sequências que mais insultaram os muçulmanos inclui uma referência a Maomé sancionando o abuso de crianças, e em determinado momento o profeta revela ser homossexual.

Muitos dos personagens recitam versos supostamente tirados do Corão, mas claramente inventados, falando de matar e extorquir pessoas.

Por que o conteúdo é tão ofensivo?

Qualquer representação de Maomé já vai contra os ensinamentos islâmicos – imagine então uma representação satírica e crítica. A descrição pouco elogiosa da mulher de Maomé e de seus seguidores também é considerada uma blasfêmia.

O princípio fundador do islã é que o Corão é a palavra direta de Deus, revelada a Maomé para ser divulgada à humanidade. Sendo assim, o fato de o vídeo sugerir que o Corão é inspirado em versos do Antigo e do Novo Testamento também é uma afronta aos muçulmanos.

Outras referências aos casos de Maomé com mulheres, a sua ganância e sua tendência à violência também são ofensivas em qualquer contexto.

O que se sabe sobre o vídeo?

Acredita-se que o filme completo tenha cerca de uma hora, ainda que o vídeo mais visto seja um trailer de 14 minutos, amplamente divulgado em inglês e árabe.

O filme tem características amadoras, no que diz respeito a atores, cenário e produção. Foi filmado durante cinco dias em um estúdio da Califórnia em agosto do ano passado, com cerca de 50 atores e outras dezenas de produtores.

A maior parte do conteúdo ofensivo parece não estar presente no filme original, e sim ter sido dublada posteriormente.

Quem é Nakoula Basseley Nakoula?

O trailer foi colocado no YouTube por uma conta ligada ao usuário “sambacile” – inicialmente descrito como um judeu israelense que levantou US$ 5 milhões com israelenses nos EUA para fazer o filme. Mas essa pessoa não existe.

Autoridades dos EUA agora dizem ter identificado Nakoula Basseley Nakoula, um egípcio cristão copta que vive na Califórnia e pode ser o autor do filme. Basseley, condenado por fraude em 2010 e forçado a pagar mais de US$ 790 mil em restituições, é suspeito de ter usado o pseudônimo “Sam Bacile” para esconder sua identidade. Ele nega as acusações.

O que dizem os atores?

Eles alegam que foram enganados a respeito do filme, dizendo que o projeto original não tinha nenhuma relação com o islã ou com o profeta. Segundo eles, todas as referências a Maomé e os insultos religiosos foram adicionados depois, na fase de pós-produção.

Cindy Lee Garcia, que fez uma pequena participação no filme, disse ao site Gawker.com que ela e seus colegas receberam um roteiro de um filme chamado Desert Warriors (“Guerreiros do Deserto”, em tradução livre), que seria um drama histórico ambientado no Oriente Mèdio.

A atriz confirmou ter visto Nakoula durante as gravações.

Tem algo mais acontecendo nessa polêmica sobre o filme?

Como ficou evidente depois da publicação dos charges sobre Maomé em 2006, líderes políticos e religiosos na região se utilizam desses supostos insultos ao islã para provocar manifestações públicas.

Manifestações começaram a se espalhar do Egito para outros países – inflamado talvez pela mídia local – por causa da desconfiança em relação ao Ocidente, algo que muitos grupos vêm capitalizando sobre a polêmica.

Desilusão, falta de oportunidades e ódio contra o establishment podem causar protestos em qualquer contexto.

Informações: BBC

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Movimento Joga Limpo Brasil - Esforço interdenominacional da igreja brasileira para evangelização nos eventos esportivos




O Movimento
O que é
Joga Limpo Brasil (JLB) é um movimento coordenado pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) com o objetivo de criar uma gigantesca mobilização de atletas, igrejas e organizações cristãs para difundir a mensagem bíblica e seus princípios durante a Copa do Mundo de 2014 e também nos Jogos Olímpicos de 2016. Trata-se de um grande desafio e de uma oportunidade singular de semear a Palavra de Deus.
Fundamentação
Origem do nome
O nome escolhido para o programa é alusivo à expressão inglesa "fair play" (jogo limpo), muito usada no meio esportivo para tratar da questão da ética, do cumprimento das regras e da importância do respeito entre os competidores.
Inspiração
A criação do movimento foi inspirada na visão que levou o apóstolo Paulo a ir de Atenas para Corinto (Livro de Atos dos Apóstolos, Capítulo 18), uma das maiores e mais movimentadas cidades do Império Romano e sede de um dos maiores eventos esportivos periódicos, os Jogos Ístmicos. Ali, Paulo encontrou a oportunidade para anunciar o evangelho com liberdade e alcançar pessoas de todas as partes do mundo. O objetivo do movimento é inspirar as igrejas e organizações cristãs a seguir o exemplo de Paulo e aproveitar a oportunidade para disseminar a mensagem bíblica entre a população brasileira e os visitantes.
Metas:
  • Mobilizar igrejas e organizações cristãs em todo o País para orarem e atuarem, nas mais variadas áreas, em suas cidades e nas cidades-sede da Copa do Mundo.
  • Apoiar o desenvolvimento de atividades de impacto, em torno da Palavra de Deus, em todos os estados brasileiros, durante os 30 dias da Copa do Mundo.
  • Estimular a participação de jovens cristãos nas múltiplas atividades oficiais da Copa do Mundo e Olimpíadas, aproveitando as oportunidades de trabalho que serão criadas.
  • Motivar os voluntários que atuarão na Copa do Mundo e Olimpíada a manter um contato diário com a Palavra de Deus.
Metodologia
O movimento JLB vai apoiar as iniciativas de disseminação da mensagem bíblica durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Atletas, igrejas, denominações e organizações cristãs que aderirem ao JLB atuarão livremente, de acordo com seus projetos e objetivos definidos, sempre respeitando as características de cada organização.
A SBB promoverá ações para divulgar o movimento JLB e motivar os que aderirem a alcançar seus objetivos. A SBB será um polo difusor das ações dos parceiros do movimento JLB, cuja principal ferramenta será o site oficial do JLB.
As ações do JLB deverão ser promovidas durante três momentos distintos:
  • Copa das Confederações, que acontecerá de 15 a 30 de junho de 2013 e servirá de laboratório para as atividades seguintes;
  • Copa do Mundo, a ser realizada de 12 de junho a 13 de julho de 2014; e
  • Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que ocorrerão de 5 a 21 de agosto e de 7 a 18 de setembro de 2016, respectivamente.
Comitê de Referência
Atletas, igrejas, denominações, organizações e líderes cristãos serão convidados para formar o Comitê de Referência do JLB. Cada membro do Comitê receberá o certificado "Eu jogo neste time", atestando seu compromisso em participar do movimento Joga Limpo Brasil.
Comitê Gestor
O Joga Limpo Brasil conta com um comitê gestor formado por representantes das seguintes organizações:
  • Sociedade Bíblica do Brasil
  • Atletas de Cristo
  • Coalização Brasileira de Esportes
  • Amme Evangelizar
  • Rede Evangélica Nacional de Ação Social
VISITE O SITE,  PARA OBTER MAIORES INFORMAÇÕES E SABER COMO PARTICIPAR: http://www.jogalimpobrasil.org.br/

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Por que a evangelização é imperativa?



Hernandes Dias Lopez

A evangelização não é uma opção, mas um mandamento. A grande comissão foi repetida em todos os Evangelhos e também no livro de Atos. Todos aqueles que foram alcançados pelo evangelho são enviados a compartilhar o evangelho. A evangelização não deve ser apenas um programa da igreja, mas um estilo de vida de todos os crentes. Vamos, agora, analisar algumas razões pelas quais a igreja deve estar engajada na evangelização.

Em primeiro lugar, porque o homem sem Cristo está perdido. Nenhuma religião pode salvar o homem. Nenhum credo religioso pode reconciliar o homem com Deus. Nenhuma obra feita pelo homem pode atender as demandas da lei de Deus. Do religioso ao ateu e do doutor ao analfabeto, todos os homens estão irremediavelmente perdidos. A Bíblia diz que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Diz ainda que o salário do pecado é a morte. O homem está morto em seus delitos e pecados e assim como um morto não pode dar vida a si mesmo, um pecador não pode salvar a si mesmo. O nome de Jesus é o único nome dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos. Jesus é o único Caminho para Deus, a única Porta de entrada no céu, o único Mediador entre Deus e os homens. Jesus é o Salvador do mundo.

Em segundo lugar, porque o evangelho é a única boa nova de salvação. Há muitas religiões no mundo, cada uma com sua doutrina e sua prática. Todas elas, exceto o Cristianismo, ensinam que o homem deve abrir um caminho da terra para o céu. Mas, a salvação não é uma conquista do homem, mas uma oferta da graça. O céu não é conquistado pelo esforço das obras, mas recebido pela fé em Cristo. O evangelho é a boa nova de que Deus amou o homem não pelos seus méritos, mas apesar de seus deméritos. Amou-o a despeito de ser fraco, ímpio, pecador e inimigo. Amou-o e entregou seu único Filho para morrer pelos seus pecados. O evangelho está centrado não na obra que fazemos para Deus, mas na obra que Cristo fez por nós na cruz. O evangelho não aponta para o merecimento humano, mas para a cruz de Cristo, onde o Filho de Deus morreu por nós. O evangelho é o palco onde Deus revela seu amor e sua justiça. O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.

Em terceiro lugar, porque a evangelização é uma ordem expressa de Deus. A evangelização é uma obra imperativa, intransferível e impostergável. O Senhor Jesus morreu na cruz, ressuscitou dentre os mortos e comissionou a igreja a ir por todo o mundo, levando as boas novas do evangelho a toda criatura. O propósito de Deus é o evangelho todo, por toda a igreja, a todo o mundo. Não podemos nos calar. Não podemos sonegar aos povos o evangelho. Nenhuma outra entidade na terra tem competência e autoridade para pregar o evangelho. Essa é uma missão da igreja. Deus não tem outro método. Cabe-nos levar o evangelho por todos os meios legítimos, em todo o tempo, em todos os lugares, sob todas as circunstâncias. Devemos pregar o evangelho no púlpito e na página. Devemos pregar o evangelho pela mídia e através das redes sociais. Devemos pregar nos lares, nas escolas, nos hospitais, nas instituições públicas, nos templos, nas praças, proclamando que Cristo veio como Pão para a nossa fome, como Água viva para a nossa sede, como Luz para a nossa escuridão, como sacrifício cabal pelos nossos pecados.

Em quarto lugar, porque Deus é glorificado na salvação dos pecadores. O propósito maior da evangelização dos povos é que esses povos todos glorifiquem a Deus e exaltem seu nome. O centro da obra evangelizadora da igreja não é o homem, mas o próprio Deus. Devemos evangelizar para arrebatar os homens do fogo e também porque é ordem de Deus. Mas, sobretudo, devemos evangelizar porque a salvação do perdido traz glória ao nome de Deus. Há júbilo diante dos anjos de Deus, no céu, por um pecador que se arrepende. Os salvos serão, por toda a eternidade, verdadeiros troféus da graça de Deus e, nos salvos, Deus será glorificado para sempre e sempre!


Hernandes Dias Lopes, casado com Udemilta Pimentel Lopes e pai de Thiago e Mariana. Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas e Doutor em Ministério pelo Reformed Theological Seminary, Jackson, Mississippi, EUA. Pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória desde 1985, diretor executivo da LPC, conferencista com mais de 80 livros publicados.