terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Evangelização e esporte no Brasil: Entrevista com o pastor José Bernanrdo


http://www.evangelizabrasil.com

Entrevista concedida pelo pastor José Bernardo à jornalista Katiuscia Dias e Shirley Ribeiro do departamento de Comunicação Social da Sociedade Bíblica do Brasil em 9/2.

1) – Como a AMME está se preparando para difundir a mensagem bíblica na Copa das Confederações?
JB. A AMME Evangelizar começou a trabalhar sobre o tema em 2011, a convite do idealizador do movimento Joga Limpo, pastor Marcos Grava. Naquele momento utilizamos nossa capacidade de planejamento tático estratégico para desenhar os contornos do movimento. Assim, estamos apoiando, desde o início, os esforços da Igreja para a evangelização durante os próximos eventos esportivos. Para a Copa das confederações a AMME Evangelizar definiu parcerias e desenvolveu programas estratégicos que funcionarão desde 2013 e até 2016.


2) – Quais estratégias serão adotadas, visando também a preparação para a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016?
JB. Desenvolvemos um esquema tático que denominamos Iniciativa 2-3-5, nome da tática mais agressiva na história do futebol. Essa iniciativa consiste em 10 programas estratégicos: dois de retaguarda, atendendo necessidades das igrejas; três intermediários, destinados a públicos distantes dos eventos; cinco de vanguarda, isto é, mais próximos do público envolvido dos eventos.


3) – Na sua visão, como o esporte pode ser uma importante ferramenta para a disseminação da mensagem bíblica?
JB. Uma das deformidades do pecado em nossa sociedade é a desvalorização do auto-controle. As pessoas cedem aos seus impulsos carnais facilmente e são levadas, sem resistência, a todo o tipo de delitos e pecados. O esporte é uma última fronteira onde se pode exemplificar o valor e a vantagem de subjugar a carne para obter melhor resultado, ou seja, viver no Espírito conforme a vontade de Deus. O esporte é um paralelo bíblico para a santificação. Além disso, o esporte é uma linguagem abrangente e tem um forte componente congregacional.


4) – Qual é o eixo de trabalho de sua organização? Qual tipo de atividade evangelística a organização está planejando fazer durante a Copa das Confederações?
JB. O propósito da AMME Evangelizar é ajudar as igrejas evangélicas a cumprirem sua missão bíblica de evangelizar todo mundo. Dessa forma, a AMME realiza sua missão através das igrejas que ajuda. Destaca-se nossa atuação junto ao público que denominamos SUPER20, crianças, adolescentes e jovens até 24 anos. Sendo uma missão nacional, atuamos em todo o Brasil e eventualmente em países com grande concentração de brasileiros. Durante a copa a AMME estará á disposição das igrejas envolvidas para apoiá-las nas estratégias e coordenará alguns esforços conjuntos de igrejas.


5) – O que o senhor acha dessa iniciativa da SBB em incentivar a difusão da Bíblia em grandes eventos internacionais?
Como  iniciadores do Joga Limpo Brasil e parceiros da SBB, só podemos concordar. Por outro lado sabemos sobejadamente que a difusão da Bíblia é apenas o começo, uma oportunidade que deve ser aproveitada para impulsionar pessoas ao arrependimento, à transformação de vida, pela pregação, pelo ensino, pelo testemunho e pela representação do Evangelho.

Nenhum comentário: