sábado, 25 de abril de 2020

Três ilustrações sobre o Ide, por Sammis Reachers


DEUS MANDOU EVANGELIZAR, MAS HESITEI

No tempo em que eu era recém-convertido, andava já com folhetos evangelísticos no bolso, pois Deus plantara a necessidade de levar a boa nova ao próximo em meu coração, e eu aos trancos e barrancos me esforçava em luta contra minha timidez em evangelizar. Também procurava adquirir folhetos para “municiar” outros irmãos, motivo por que estava sempre "carregado". Certo dia, estando num ponto de ônibus, vi um conhecido, morador de meu bairro, a quem só cumprimentava à distância. De repente, senti um impulso de ir até ele e dar-lhe um folheto; acontece que nunca havia sentido aquele tipo de toque direto do Espírito, focado em uma pessoa em particular, e fiquei confuso e duvidoso sobre o que fazer; isso somado à minha timidez e de certa forma vergonha de confessar a Cristo, pois o rapaz nem sabia que eu me tornara crente, e talvez fosse até rir de mim, me fez hesitar, e entrei em meu ônibus assim que ele chegou. Cinco dias depois, apenas alguns metros adiante daquele mesmo ponto de ônibus, o rapaz foi atropelado e faleceu enquanto se dirigia para o trabalho, de bicicleta.


VOCÊ TEM UTILIZADO REALMENTE TODAS AS SUAS FORÇAS?

Trabalhando num campo hostil, determinado missionário tentava realizar uma espinhosa obra, sem obter sucesso. Cansado de pelejar, resolveu dedicar-se a um período de jejum e oração. Dizia em oração a Deus: “Senhor, estou esgotado. Por mais que eu faça, não vejo solução. Minhas mãos estão calejadas”. “Filho”, disse Deus, “está você utilizando realmente todas as suas forças?”. Espantado, o jovem semeador afirmou: “Sim, Senhor!”. “Tem certeza?”, replicou o Senhor, e em visão lhe estendeu suas mãos onipotentes. “Você não tem usado todas as suas forças, pois você não tem usado as minhas mãos”.


A FAMÍLIA DE LENHADORES E O REINO DE DEUS

Certa família de lenhadores foi contratada por um rico proprietário de terras para derrubar árvores de uma plantação de madeiras de lei que ele mantinha, com objetivos de lucro.
Uma comitiva daquela família instalou-se na propriedade, edificando pequenas habitações. Iniciaram logo os trabalhos, enquanto aguardavam a chegada do seu mestre, o chefe daquela família.
Ao chegar, o líder dos lenhadores percebeu uma situação constrangedora, e que explicava o motivo de o trabalho não estar seguindo o prazo estipulado pelo dono das terras:
Transportando um enorme tronco de madeira, havia em uma das pontas oito trabalhadores, enquanto na outra extremidade do tronco, apenas um suportava o fardo, e o pobre trabalhador perigava desfalecer em virtude do grande peso que sustentava. Movidos pela preguiça, os desavergonhados lenhadores juntavam-se na ponta onde viam mais trabalhadores, para não ter que suportar muito peso.
Amados, esta ilustração fala da igreja. O dono das terras é o nosso Deus; a família de lenhadores é a Igreja; o chefe da família de lenhadores é Jesus Cristo; a tora de madeira é a obra de Deus; o trabalhador que segura sozinho uma das pontas da imensa tora é um missionário transcultural, um daqueles que se doaram para levar o evangelho ATÉ ONDE ELE AINDA NÃO CHEGOU; e os oito madeireiros que seguram a outra ponta do tronco são os muitos cristãos que se encontram em suas zonas de conforto. São um grupo variado, indo de pastores a ovelhas, e nada ou pouco fazem pela obra missionária transcultural. Amontoam-se em suas igrejas, bairros, países já cristianizados, e seguem felizes, fazendo de conta que ajudam na obra. Mas a obra não anda na velocidade desejada por Deus, o dono das terras, pois aquele trabalhador solitário que segura a ponta sozinho não pode avançar com a velocidade que deveria.

Sammis Reachers
Do livro gratuito Ilustrações Missionárias - 777 Ilustrações sobre mordomia cristã e as obras de evangelização e missões. CLIQUE AQUI para baixar o seu exemplar.

Nenhum comentário: