segunda-feira, 7 de abril de 2008

Qual é a Facção Mais Poderosa?

(Texto para evangelismo estratégico)

Sammis Reachers

Durante alguns anos de meu trabalho como cobrador de ônibus, trabalhei numa linha que assistia a algumas favelas, aqui em Niterói, e tinha seu ponto final dentro de uma delas. Nessa realidade, convivi de perto com diversas pessoas envolvidas de uma forma ou outra com o crime - jovens do tráfico de drogas, em sua maioria, mas também assaltantes e mesmo homicidas. Quando me converti, trabalhava neste lugar. Logo no início o Senhor me incomodou profundamente para orar por aquelas vidas, e evangelizá-las sempre que possível. E também me inspirou a fazer algo mais. Escrevi na época um texto evangelístico, com uma mensagem direcionada especificamente para aqueles jovens (e demais pessoas) envolvidos no tráfico e no crime. Me esforcei por usar uma linguagem coloquial, quando possível, contextualizando a mensagem para abordar um tema que dominava o pensamento daqueles jovens: as guerras e disputas entre as facções criminosas, aqui do Rio de Janeiro (existe mesmo toda uma subcultura, com palavras e sinais específicos que identificam os membros ou simpatizantes desta ou daquela facção - mas só perceptíveis aos 'iniciados'). Sendo assim, produzi uma espécie de folheto, em xérox mesmo, e semeei onde pude. Quanto aos outros irmãos, as reações foram variadas: alguns se entusiasmaram com a mensagem, e começaram a xerocá-la e distribuí-la por sua própria conta; alguns outros ficaram receosos de usar tal material, por o mesmo abordar assuntos tão polêmicos, e de uma forma também um tanto polêmica.
Bem, com o passar do tempo e as outras atividades, eu acabei esquecendo este material. Mas hoje, ao comentar com um companheiro de curso, sobre a impressão de folhetos, me lembrei do mesmo. E acabei desenterrando o texto.
Estou publicando-o aqui. Caso você trabalhe com evangelismo, e conheça/tenha acesso a pessoas envolvidas neste contexto da criminalidade, quem sabe você não pode usar este material? Ore ao Senhor, e peça direção. Mas não use a mensagem com pessoas que não se enquadrem no perfil proposto, pois você pode escandalizá-las, ao invés de evangelizá-las. Caso resolva usar este recurso, você pode imprimí-lo e espalhá-lo à vontade, sem prévia autorização. Só não venda o material.
Deus lhe abençoe, e ajude a alcançar os despedaçados da terra. Pois é só para isso que ainda estamos aqui.

Abaixo, a mensagem:
___________________________________________________

A Facção mais poderosa

Meu camarada, diz aí: Qual será a facção mais poderosa? C.V.? 3C.? A.D.A.? P.C.C.? Se você pensou em qualquer uma dessas, errou feio. Pois eu quero te falar duma facção que é muito, mas muito mais poderosa do que todas essas juntas. Só para você ter uma idéia: Veja um país como os EUA, o mais rico e poderoso do mundo: Essa facção de que falo é muito mais poderosa que os EUA, com todas aquelas armas! E sabe por que essa facção é a mais poderosa? Por causa do Homem que a comanda. Esse Homem, ao contrário de muitos ‘patrões’, ama a cada um de seus soldados. Sua arma é o AMOR. E o poderio dEle não se restringe a um morro, ou um país: Ele tem todo o poder tanto na Terra quanto nos céus. Para Ele não existe o impossível. O nome desse cara é Jesus. Ele compartilha toda a sua força com seus amigos, a sua ‘facção’: A Igreja. Ele os ajuda de todas as formas, a todo momento, e os livra de todo o mal. E mais: Ele tem um Paraíso, onde espera seus soldados, para que vivam para sempre com Ele. Com Ele, o cara mais maneiro, mais responsa que existe. Mas o inimigo dEle e dos homens, o ‘patrão’ deste mundo, que é Satanás, tem um lugar terrível para cada um que o segue, que faz o mal: O Inferno. Ele quer de todo jeito levar o homem para o seu lado, para que o homem se afaste de Deus e receba também o castigo eterno que ele (o diabo) receberá. Ele te perturba dia e noite para que você faça coisas ruins. Ele quer que você viva no crime até que morra, e vá para junto dele.

Analise a vida do crime, amigo: Quantos você já viu morrerem por alguns reais, por uma‘merreca’? E quantos você já viu morrerem à toa? E quanta, quanta traição! Já não é hora de parar de viver em meio às traições? Jesus nunca te trairá. A Palavra dEle diz: “Se morremos com Cristo, também viveremos com Ele. ...Se não formos fiéis, Cristo continua sendo fiel, pois Ele não pode ser falso para si mesmo.” (2 Timóteo 2: 11,13). Ele não te trairá jamais, pois Ele é AMOR.

A vida do crime só ensina a odiar: Odiar os policiais, odiar os das outras facções... Mas Jesus manda a seus soldados: “Ame os outros como você ama a você mesmo” (Marcos 12: 31). No crime, sua vida não vale nada. Mas a vida humana é a coisa mais valiosa do Universo, e isso na opinião do próprio Deus! Por ela valer tanto foi que Ele enviou Seu próprio Filho, Jesus, para nos resgatar. Por que viver pela violência, se Jesus diz: “...Quem usa uma espada será morto por uma espada.” (Mateus 26: 52) Se você está envolvido de qualquer forma com o mundo do crime, saiba que há uma saída para você amigo, hoje, agora: Mude de facção! Venha para Jesus! No momento em que você se arrepender dos seus erros e crer em Jesus, Ele te perdoará e te aceitará na mesma hora! Não importa o que você já fez: O importante é o que Jesus já fez por todos nós! Ele, sendo o Filho de Deus, veio à Terra na forma de um simples homem, viveu uma vida inteira sem pecar, e morreu na cruz, para pagar de uma vez por todas pelos pecados de todos nós.

Mas esse perdão que Ele traz só é dado a quem nEle crer. Se você não crer, e não aceitá-lo como seu Senhor e Salvador, o sacrifício dEle terá sido em vão para você, e você será condenado. Pois Ele é o único caminho para se chegar a Deus. Jesus é a única porta.

Por isso eu te chamo: Venha meu amigo, para paz de Cristo, para a vida eterna e sem condenação! A palavra dEle vale mais que fuzis, bombas, mísseis, tanques de guerra: A Palavra de Jesus cura doenças e expulsa demônios. Ele e só Ele pode te curar, te salvar e te libertar de tudo isso que te aprisiona e destrói. De qualquer droga.

Dobre os teus joelhos e converse com Jesus. Peça perdão pelos teus pecados e entregue tua vida a Ele. Leia a Bíblia, e visite uma igreja evangélica. Converse com algum irmão ou irmã da igreja: Eles estarão prontos para te ajudar. E lembre-se sempre disto:

Quando não há mais saída,

Jesus ainda é saída.


S.R.

Nenhum comentário: