sábado, 12 de setembro de 2009

Evangelização via Orkut / Facebook

orkutFacebook Conhecidos como “Redes Sociais” esses sites já algum tempo fazem parte da vida diária de milhões de pessoas. Já foram palco para muitas polêmicas sobre privacidade de informações e exposição excessiva. Tanto alarde pois estes sites tratam daquilo que as pessoas tem de mais precioso, suas vidas.
No Brasil o site mais conhecido é o Orkut, que em todo o restante do mundo não fez tanto sucesso como em nosso país, em outros países o Facebook é mais utilizado. Ambos são muito simples de se utilizar, com apenas um e-mail e preenchendo um formulário é possível formar um perfil e a partir de então, adicionar contatos para enviar recados, compartilhar fotografias, filmes, etc.
Ter um perfil em um destes sites dá ao usuário a possibilidade de partilhar parte da sua vida, suas experiências, rotinas e atividades assim como dá poder a outros usuários de comentarem quanto a isso, criando dessa forma um ambiente social, sendo de certa forma um espelho da vida das pessoas.
Maneiras não eficientes de evangelização
Quando o assunto é evangelizar através desta ferramenta muitas pessoas tem agido de maneira errada, simplesmente enviando mensagens bíblicas aos seus contatos sem uma devida atenção ou um devido planejamento. Essa forma de evangelização tem se tornado ineficaz conforme cresce o número de mensagens spam (não desejadas) e o comportamento dos usuários em relação a isso é de simplesmente ignorar ou apagar as mensagens, sem receber seu impacto. Da mesma forma que tem acontecido com o folheto, que por falta de uma abordagem criativa tem é muitas vezes ignorado (confira o artigo ‘Reinventando o Folheto’, na Revista Evangelizar 21). As pessoas tem procurado coisas novas, diferentes e criativas.
Uma maneira mais eficientes de evangelização
Sabendo que nestes sites as pessoas preenchem um perfil e se juntam a comunidades de comum interesse, podemos traçar seu perfil, saber por qual tipo de informações se interessa, coisas que gosta e o que não gosta e a partir daí encontrar uma mensagem mais relevante – sendo um vídeo, ou postagem em blog (veja o artigo Evangelização através de Blogs), imagem, etc. Sendo o Orkut e o Facebook sites de redes sociais você pode aproveitar esta possibilidade e levar uma mensagem que desperte interesses de maneira que possa não apenas pregar uma mensagem isolada, mas a ensinar mais a respeito do evangelho, realizando assim uma evangelização continuada.
Com a falta de tempo que a vida agitada pós moderna tem imposto as pessoas, a vida social é a que mais tem enfrentado dificuldades. Mas para isso a internet busca trazer solução através das redes sociais. E porque não levar uma solução real para as pessoas, através destas redes sociais?
Posts relacionados
Evangelização 2.0
Evangelização Através de Blogs
Evangelização pelo Twitter
FONTE: MISSÃO AMME EVANGELIZAR - http://www.evangelizabrasil.com

4 comentários:

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro Sammis,
Graça e Paz!

Parabéns pelo seu blog.
Já acompanho seu trabalho através da UBE, porém cheguei aqui, em virtude de passares a acompanhar meu singelo blog.
Muito obrigado.
Passei a acompanhar tanto o Arsenal do Crente, assim como o Confeitaria Cristã.
Parabéns pelo seu trabalho na blogosfera!
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto

Hermes C. Fernandes disse...

Parabéns pelo blog! Muito esclarecedor e inspirativo.
Já estou seguindo.

Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar segui-lo, será uma honra. Seus comentários também serão sempre bem-vindos.

www.hermesfernandes.blogspot.com

Fica na Paz!

HERIVELTON MARCULINO disse...

A paz do Senhor, gostei das postagens, queria saber se tenho permissão para postar em nosso blog Jovens ADA (http://jovensada.blogspot.com/).

Sammis Reachers disse...

Olá meu irmão Herivelton, graça e paz!

É claro que você pode reproduzir à vontade os artigos aqui encontrados. Mas não deixe de citar os nomes dos autores.

Deus lhe abençoe meu irmão!