quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Consulta WWSE - Sobre a leitura e a prática das Escrituras

*
O líder da AMME Evangelizar, pastor José Bernardo, representou o Brasil junto com outros dois missionários brasileiros (Quadrangular e ALEM) e três missionários estrangeiros atuando no país (SIL) na World-Wide Scriptures Engagement Consultation – uma consulta sobre envolvimento com as Escrituras – promovida pelo iFOBA – Forum of Bible Agencies* na Malásia.

A consulta foi convocada em função do fato de que a farta distribuição de literatura evangelística nem sempre significa que as pessoas estão lendo e praticando as Escrituras. Cresce um tipo de cristianismo não Bíblico baseado em interpretações humanas e em tradições – desvinculado da Palavra de Deus.

Uma história contada por um dos palestrantes reflete bem a nova religião que surge. Um tele-evangelista estadosunidense teria interpretado assim a analogia de Jesus sobre o camelho passar pelo furo da agulha: Se é difícil assim para um rico entrar no céu, imagine para um pobre; ele não teria dinheiro suficiente para pagar a propina ao porteiro celestial. Incontáveis histórias semelhantes poderiam ser contadas sobre líderes que usam a Bíblia apenas para confirmar suas idéias.

Durante quatro dias, quase duzentos participantes das mais diversas nações da terra discutiram os obstáculos, possibilidades e oportunidades para envolver as pessoas com a Bíblia. Definiu-se, para o Brasil, o desenvolvimento de um conjunto de conceitos transferíveis sobre o tema e a realização de duas consultas inicialmente marcadas para setembro de 2010: a primeira para tratar do envolvimento da Igreja Brasileira Indígena com as traduções já prontas para a sua língua; a segunda para tratar do envolvimento da Igreja Brasileira em geral com as Escrituras.

A consulta para uso das Escrituras em línguas indígenas será coordenada por missionários da SIL em cooperação com a AMTB. Pela AMME o missionário José Bernardo assumiu o compromisso de coordenar a realização da consulta geral. Acompanhe no portal da evangelização www.evangelizabrasil.com mais informações sobre este tema.

*Embora bastante forte internacionalmente, ainda não houve interesse suficiente dos ministérios que atuam na tradução, produção e distribuição das Escrituras para a formação do FOBA Brasil.

Um comentário:

EVANGELISMO ITAQUERÃO disse...

A PAz irmão Sammi! Este seminário é relacionado ao discípulado cristão? O irmão pode me indicar alçgum material sobre discipulado para meu tcc?
Um grande abraço homem de Deus.
Ev. Alan G. de Sá