domingo, 27 de fevereiro de 2011

SEGUNDA-FEIRA DE CINZAS

Quarta-feira de cinzas, obra do pintoralemão Carl Spitzweg

Derli Machado


Às vésperas do carnaval, fantasias e alegorias de três escolas de samba viraram cinzas no incêndio que atingiu a Cidade do Samba no Rio. Esse episódio me fez lembrar Sodoma e Gomorra. Segundo a narrativa bíblica, um incêndio devastou essas duas cidades da antiguidade: “Disse mais o SENHOR: Com efeito, o clamor de Sodoma e Gomorra tem-se multiplicado, e o seu pecado se tem agravado muito” (Gênesis 19.20); “Então o Senhor, da sua parte, fez chover do céu enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra”(Gênesis 19.24). Como está bem claro no texto, ao contrário do primeiro, ocorrido na última segunda-feira 07/02, cuja causa ainda é desconhecida (provavelmente falta de prevenção), o incêndio histórico teria sido provocado pela depravação total dos habitantes daquelas cidades. Retificando: 99,99 %. Ló, aparentemente, era o único justo naquele meio. “e livrou o justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados” (2 Pedro 2.7).

Sodoma e Gomorra tornaram-se símbolos de vício e iniquidade (a palavra “sodomia” passou a ser usada para designar as perversões sexuais) e exemplo para os ímpios do futuro, inclusive os do século XXI: “e, reduzindo a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra, ordenou-as à ruína completa, tendo-as posto como exemplo a quantos venham a viver impiamente” (2 Pedro 2.6).

O Brasil é tradicionalmente conhecido como o país do carnaval, e muitos até se orgulham dessa “identidade nacional”, sob a alegação de que faz parte da cultura. No entanto, longe de ser apenas uma “festa cultural”, o carnaval é uma festa pagã que celebra as paixões carnais. Vincula-se historicamente à homenagem ao deus Baco, patrono da orgia, da embriaguês e dos excessos da carne. Atualmente o carnaval é sinônimo de toda espécie de orgia sexual, consumo de drogas, além de assassinatos e toda sorte de violência.

Durante a festa da “carne”, o Rio de Janeiro, fevereiro e março (e milhares de cidades desse país) se transforma em Sodoma e Gomorra moderna: “cidade maliciosa, cheia de enganos mil, cidade maliciosa, o insensato coração do meu Brasil”.

A Bíblia faz advertência contra a carne: “Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas , se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis” (Rm 8.13). A Palavra de Deus diz que "os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz" (Rm. 8.5-6).

Sodoma e Gomorra tornaram-se também exemplo de condenação eterna: “... o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia de Juízo, especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas paixões e menosprezam qualquer governo...” (2 Pedro 2.10).

E você? Vai ficar em Sodoma e Gomorra, em meio à imundície, ou vai deixá-las como fez o justo Ló? O ministério do Bem-Estar espiritual adverte: não faça como a mulher dele que olhou pra trás e se deu mal; virou estátua de sal.

Um comentário:

Pamela disse...

Obrigada,também ja postei seu banner,graça e paz ;)