terça-feira, 5 de abril de 2011

Através do telefone, ministério de evangelismo orienta desesperados




LPC FAZ TELERESGATE

Por: Vinícius Cintra - http://www.creio.com.br/


     Aquela expressão popular que diz ‘temos de ouvir mais e falar menos, por isso é que temos duas orelhas e uma boca’ é o dilema de trabalho da Luz Para o Caminho (LPC), com o ministério Disque-Paz há 30 anos em Campinas (SP), a pioneira, e em outras 229 cidades espalhadas pelo país.

     O serviço é feito basicamente com um equipamento digital que armazena 700 mensagens escritas e gravadas pelo apóstolo Hernandes Dias Lopez, com duração de um minuto e meio cada uma, fazendo com que elas não se repitam por um prazo de dois anos seguidos.

     O coordenador do projeto, o pastor Flávio Santana, diz ser um serviço prestado por 17 voluntários, que trabalham duas horas por semana e mais um em tempo integral, todos com treinamento específico. O Disque-Paz recebe em média 12 mil ligações por mês, sendo um trabalho interdenominacional e que atende a maioria de não evangélicos. “A maioria não é evangélica, porque a pessoa que é evangélica já conhece a igreja, tem um pastor e sabe onde buscar auxílio, já quem está de fora encontra ajuda através das mensagens e orações do Disque-Paz”.

     Além das mensagens gravadas, o Disque-Paz tem um meio de direcionar a pessoa para conversar com um dos atendentes e desabafar sobre os mais diversos tipos de problemas em uma época em que as pessoas são carentes e necessitadas de cuidados espirituais. Os problemas mais frequentes dentre as 800 ligações mensais para falar com os atendentes são tentativas de suicídio, problemas conjugais como separação e divórcio, problemas familiares, busca por auxílio e orientação espiritual, doenças e outros. Mas o mais comum são as crises existenciais e doenças psicológicas.

     Flávio conta também que a LPC mantém parcerias com médicos e psicólogos, e dependendo do grau do problema a pessoa pode ser encaminhada para um profissional ou até mesmo para uma igreja mais próxima, onde possa obter ajuda.
  
     “Um dia desses uma menina de nove anos ligou aqui pedindo oração e relatando que seus pais bebiam muito e estavam nus na sala da casa. Além disso, a menina disse que não comia há três dias”. Esse caso foi denunciado para o Conselho Tutelar de Campinas, que, junto do Disque-Paz foi até a casa para averiguar as condições reais do lugar e da família e na sequência, os pais foram encaminhados para tratar do vício e passaram a ser assistidos pela igreja mais próximo da sua casa, de acordo com Flávio.

     A divulgação do serviço do Disque-Paz é feita através de outdoor, folhetos e até mesmo dentro do devocional ‘Cada Dia’. Segundo Flávio, o número de igrejas querendo prestar a mesma assistência é de 300, mas o equipamento que grava as mensagens está em falta no momento.

     SERVIÇOS:

     Para falar com o Disque-Paz ligue para (19) 3741-3030 para mensagem e (19) 3741-3022 para pedido de oração.

     O Disque-Paz atua em todas as regiões do país, para saber quais cidades e os respectivos contatos telefônico acesse: http://www.lpc.org.br/cliquepazalta

Nenhum comentário: