segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dicas para evangelizar a terceira idade



A AMME tem acompanhado, por meio da consultoria, inúmeras igrejas, conversando semanalmente com pastores e líderes, percebendo as dificuldades na área da evangelização, fazendo um intenso exame, verificando as causas e oferecendo receitas práticas com soluções. Um dos problemas detectados é a dificuldade no desenvolvimento de um ministério sólido com a terceira idade. Segundo a pesquisa realizada para o Ministério da Saúde, “O Brasil envelhece de forma mais rápida e itensa e já conta com mais de 14,5 milhões de idosos.” Como ajuda, eu gostaria de indicar a leitura sistemática desse interessante artigo que está em nossa Revista Evangelizar, edição 10, que é um excelente instrumento de trabalho para sua igreja ganhar muitas vidas para Cristo:
O autor Howard Hendricks cita em um livro: “Uma mulher de cem anos foi abordada com a pergunta sobre o que ela fizera de sua vida. Ela então respondeu: “Ainda não posso lhe dizer; estou viva e continuo a fazer minha vida”.
Nada mais encorajador do que alguém se sentir valorizado como instrumento útil até o final de sua vida. Com esta visão, a Igreja Batista Cidade Universitária em Campinas – SP tem desenvolvido um ministério voltado para os “seniores”, buscando alcançar homens e mulheres na sua melhor idade ( terceira idade). O propósito desse ministério é integrá-los à vida da igreja, ampará-los nas suas necessidades e conduzi-los ao compromisso pessoal com Deus e Sua obra. Queremos desenvolver um ministério que:
1 – Organize atividades que eficazmente aproximem e integrem os seniores;
2 – Capacite muitos seniores a influenciar muitos outros;
3 – Promova o alcance dessa faixa etária para Cristo;
4 – Seja competente para identificar as necessidades e definir a ajuda apropriada dentro da comunidade;
5 – Produza material próprio e específico para o ensino e aconselhamento dessa faixa etária;
6 – Sirva de apoio a outras lideranças e igrejas interessadas.
Iniciando um Ministério:
Se você deseja iniciar um ministério com a terceira idade, leve em consideração as necessidades dos mais velhos e os interesses que têm em comum, que são fatores bem importantes para encorajá-los e trazê-los para participar ativamente da vida da Igreja.
Pequenos Grupos:
Buscam atrair para o Evangelho aqueles que estão longe e engajar no ministério os que já fazem parte da comunidade da fé. Com esta perspectiva, envolvemos essas pessoas em pequenos grupos que se reúnem semanalmente nas casas. Um dos resultados é ver como os relacionamentos assim formados ajudam a afastar a solidão, um dos males que afligem este grupo.
Eventos:
Além daquelas reuniões regulares, são realizados alguns eventos que atendam aos interesses deste público. Um grupo assim deve realizar encontros sociais como: almoços, jantares, palestra ect. Ao fazer isso, buscamos um tempo de edificação, confraternização e evangelização. Esta costuma ser uma excelente oportunidade para trazer amigos e convidados. Nesses encontros se estabelecem novas amizades com o objetivo de apresentar o evangelho.
Relacionamentos:
Também temos um projeto que busca estimular a formação de duplas de encorajamento mútuo e prestação de contas. O objetivo é levar cada um a caminhar com alguém que seja instrumento de Deus para ministrar em sua vida. Estas duplas incluem pessoas com menos idade, já que os mais velhos têm muito a oferecer aos mais jovens. A Bíblia, atenta a isto, exorta as mulheres mais velhas a orientarem as mais jovens.
Artesanato:
Utilize o artesanato. Essa é uma estratégia que tem alcançado, estimulado e envolvido os mais velhos. Semanalmente, cerca de cem pessoas, seniores em sua maioria, são treinadas e realizam manuais em diversas áreas. Alguns são atraídos e permanecem na igreja.
USANDO UM FILME PARA EVANGELIZAR
Segundo as estatísticas do IBGE, a população de idosos representa um contigente de quase 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade (8,6% da população brasileira). A igreja tem uma rica oportunidade de alcançar esse público tão grande e ao mesmo tempo tão carente de uma evangelização criativa e dinâmica. Segue a orientação de um programa bem relevante, usando filme como uma excelente estratégia.
A escolha do filme é fundamental para a organização desse momento com os idosos, uma vez que será em torno dele que as atividades serão desenvolvidas. O filme que propomos é Chalie e eu, uma produção de 2008, que conta a história de uma menina e seu relacionamento com o pai a o avô. O filme promove uma reflexão a respeito da restauração entre as gerações, especialmente dentro do grupo familiar. Assista ao filme antes e procure providenciar todo o equipamento necessário, assim como local e equipe. Modifique o que achar necessário para que a reunião seja um sucesso e atenda às necessidades do seu grupo de idosos. Verifique, na igreja, as pessoas que gostariam de fazer alguma participação especial com música, coreografia, poema etc.
Primeiro Passo – Verifica se tudo no ambiente está em ordem. Prepare algumas pessoas para receber os idosos; o grupo de recepção deve ter um sorriso espontâneo e a prontidão para atender as solicitações dos convidados. Esses convidados devem sentir confortáveis no ambiente. Você pode passar o filme integral e depois lançar algumas perguntas para discussão ou pode dar algumas paradas para discutir alguns aspectos. Conhecendo o grupo para quem é destinado este encontro, você poderá decidir pela melhor opção. Elabore perguntas fáceis, que possam estar relacionadas com os problemas enfrentados pelos idosos que estarão presentes.
Segundo Passo – Ao final desse momento de discussão, faça quebra-gelo para interação do grupo. Para esta reunião pode ser feita a dinâmica ” Abra teu olho” do livro Dinâmicas Criativas, da autora Débora Ferreira da Costa, CPAD. A dinâmica consiste em pedir que os presentes olhem para a pessoa que está à direita, procurando ver como é essa pessoa. Depois de alguns minutos, cada pessoa vai falar sobre as observações feitas. Faça as seguintes perguntas: Qual o detalhe que mais lhe chamou a atenção na pessoa? Qual a cor de seus olhos? Como é a maneira da pessoa se expressar? Após as respostas comente sobre a importância de descobrirmos as pessoas maravilhosas que temos a nossa volta.
Terceiro Passo – Faça uma ligeira meditação no texto de I João 3:11, Fazendo a aplicação do propósito de Deus que sejamos cuidados com as pessoas que estão a nossa volta, porque Deus nos deixou para cuidar uns dos outros; sempre foi a vontade dEle que nos amássemos. Após essa meditação, pode haver o momento de apresentações especiais.
Finalização – O encontro pode finalizar com um lanche e uma oração pela vida daqueles que participaram. Podem ser preparadas, antecipadamente, fichas para pegar os pedidos de oração dos participantes e uma pequena lembrança. Agora que você aprendeu, defina o dia que colocará essa maravilhosa estratégia em prática. Sua igreja colherá muitos frutos.


Tantas atividades não devem desviar os líderes do que é mais importante: o alvo maior desse projeto é a proclamação do Evangelho de Cristo a toda criatura. Nossa alegria é que deve incluir a todo ser humano.
Artigo escrito por: Oswaldo Carreio, pastor junto ao ministério Cuidado do Rebanho na Igreja Batista Cidade Universitária em Campinas – SP.
IMPORTANTE: Faça agora mesmo a assinatura da REVISTA EVANGELIZAR pelo telefone 0800-7721232 – Contato: Missionária Tânia

Nenhum comentário: