sábado, 18 de outubro de 2008

OS PERIGOS DA LÍNGUA


No livro “A Língua – Domando esta fera”, do Pr. Josué Gonçalves, o autor procura mostrar algumas razões por que a Bíblia insiste nas advertências quanto ao uso disciplinado da língua:

1° – A indisciplina no uso da língua destrói amizades e separa amigosPv 17.9: “Aquele que encobre a transgressão busca a amizade, mas o que revolve o assunto separa os maiores amigos.”

2° – A língua é uma influência maior quando usada para o mal do que para o bem;

3° – Através do mal uso da língua espalha-se o veneno no Corpo de Cristo (a Igreja); Tg 3.8: “Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. ”

4° – A qualidade da vida em família depende do que é falado no lar; 1 Pe 3.10: “Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano. ”

5° – O destino da alma de uma pessoa é determinado pelas suas palavras; Mt 12.36,37: “Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.”

6° – O estado da alma de uma pessoa depende do que sai da sua boca; Pv 21.23: “O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias.”

7° – A autenticidade da religião se manifesta através do que falamos; Tg 1.26: “Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.”

8° – Palavras podem contaminar como um vírus; Mt 15.11: “O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.”

9° – O que sai da boca revela o que está no coração; Mt 12.34: “Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.”

10° – O que sai da boca do cristão pode ser bênção ou maldição; Tg 3.10: “De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.”

FONTE: Revista Lições da Palavra de Deus (Ed. Central Gospel), n° 14

5 comentários:

carmen disse...

A língua é fogo consumidor...

Unknown disse...

Indiquei seu blog para receber alguns selos de reconhecimento pelo ótimo trabalho desenvolvido aqui. Passa no Cabeça de Crente pra ver.

Abraço

Anônimo disse...

Parabens Pelo Blog Muito bom Que Jesus continue Lhe Abençõe!!!
faculdade evangelica

Leandro Lourena disse...

A lingua é um pequeno membro mais pode fazer um estrago grandioso.

Fica na Paz!

Leandro Lourena
www.plantaogospel.info

ENOCH disse...

DIARIAMENTE O MESMO É UMA BENÇÃO EM NOSSAS VIDAS, FOI DEUS QUEM LEVANTOU ESTE MININSTÉRIO PARA CURAR E LEVANTAR A MUITOS SOLDADOS FERIDOS E BOMBARDEADOS PELAS TAIS TEOLOGIAS, EU CREIO E ORO A DEUS PARA QUE ESTA OBRA CRESÇA EM TODO BRASIL E TAMBEM NO MUNDO PARA LEVAR O EVANGELHO GENUINO DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. ENOCH LEMES UBERLANDIA MG.