sábado, 24 de janeiro de 2009

AS ÚLTIMAS FRONTEIRAS


Os missiólogos pesquisaram e identificaram aproximadamente 24.000 povos no mundo. Mais ou menos a metade da população do mundo vive em 12.000 povos “alcançados”. Isso não quer dizer que esses indivíduos são cristãos; significa simplesmente que eles vivem em povos onde é possível ter acesso a uma apresentação clara do evangelho dentro da sua própria cultura e da sua língua.
Portanto, a outra metade dos moradores do nosso planeta vive em mais ou menos 12.000 povos “não alcançados”. Isso também não quer dizer que não há cristãos morando nessas áreas. Significa que não há entre eles uma igreja viável, firmada na Bíblia, que se reproduz.
1.000 desses povos não alcançados estão espalhados pelas diversas culturas do mundo, mas 11.000 estão concentrados nos cinco maiores blocos culturais: muçulmanos, tribos animistas, hindus, chineses han, e budistas.
A maioria dos grupos não alcançados está localizada, em termos geográficos, no que veio a ser chamado de “Janela 10/40”: a região se estende do oeste da África até o leste da Ásia, entre as latitudes dez e quarenta a norte do Equador.

Dentro da Janela 10/40 estão:
- A maioria dos povos não alcançados do mundo.
- Dois terços da população mundial, apesar de ela representar apenas um terço da área da terra.
- O centro do islamismo, do hinduísmo e do budismo.
- Oito em cada dez dos mais pobres do mundo, na mais baixa qualidade de vida da terra.
O estadista missionário Luis Bush, que está chamando a atenção da cristandade para essa região, também enfatiza que a Janela 10/40 é “uma fortaleza de Satanás”.

A necessidade espiritual que nos encara da Janela 10/40 é impressionante. Contudo, depois de entendermos como ela é grave, a próxima pergunta que temos de fazer é: o que estamos fazendo quanto a isso?

Neal Pirolo, in A Missão de Enviar – Ed Descoberta – 2005 – Pg. 189/190
Via http://www.maeb.org.br/site/

Nenhum comentário: